bruno thiago de carvalho
  • 0

Opções para produção de derivado de cana-de-açúcar?

  • 0

Estou com uma área de 19 hectares na região de Bambuí (MG) com cana de açúcar.
Gostaria de levantar custos para produzir rapadura ou cachaça e utilizar o bagaço triturado para alimentação de bovinos.
Grato pela atenção.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Bruno.

    1- Aguardente

    A aguardente é uma das bebidas mais antigas e tradicionais dos brasileiros. Feito a partir da cana, a planta deve estar madura, fresca e limpa para ser espremida. Após ser colhida, ela é moída e seu caldo (cerca de 70% da cana) segue para a fermentação. Em tanques conhecidos como dornas, alguns produtos para acelerar a levedura são acrescentados ao caldo, que ao fim do processo transforma o açúcar em álcool. Em seguida, o extrato passa pela destilação que separa o álcool do caldo, sendo reservado para envelhecer em barris.

    2- Melado

    O melado é indicado para auxiliar em casos de anemia e prisão do ventre, por ser rico em ferro e zinco. Geralmente produzido na região de Minas Gerais, a cana-de-açúcar é colhida e levada para processo de limpeza, a fim de tirar as impurezas do extrato. Esse caldo é levado para aquecimento em altas temperaturas, a fim de evitar a cristalização da sacarose. Após esse procedimento, o extrato é colocado em tachos para ser aquecido até o ponto desejado.

    3- Vinhaça

    A vinhaça corresponde ao resíduo pastoso e com forte odor resultante do processo de destilação fracionada da cana-de-açúcar. Exemplificada no item de Aguardente, o processo é capaz de gerar 12 litros de vinhaça por litro de aguardente. O produto é utilizado como adubo na área de plantio, diminuindo o gasto em adubos e diminuindo o uso de fertilizante no cultivo. Além disso, a vinhaça tem como vantagens a não poluição do meio ambiente, uma vez que mesmo contendo elementos pesados, os teores dos mesmo são muito baixos.

    4- Rapadura

    A rapadura é um alimento energético e muito ingerido no Nordeste brasileiro. Sua produção se dá igualmente ao melaço, entretanto, ao fim da produção ela é resfriada, modelada e acrescida de produtos como  amendoim, coco, mamão, abóbora, leite, dentre outros.

    5- Óleo Fúsel

    O chamado óleo fúsel é um subproduto da fermentação alcoólica a partir da cana-de-açúcar. Ele é o único derivado não usado na agricultura e sim, para diversas utilidades. Esse óleo pode ser usado em alimentos, fragrâncias, cosméticos ou até solvente para tintas e vernizes.

     

    Fonte: https://www.sergomel.com.br/conteudo/confira-quais-sao-os-principais-derivados-da-cana-de-acucar-.html