Pedro Bueno
  • 0
Boas respostas

O que são os bancos de capacitores?

  • 0

Os bancos de capacitores são painéis elétricos utilizados principalmente em fábricas, indústrias e comércios de pequeno, médio e grande porte para corrigir o fator de potência das instalações elétricas. Eles são responsáveis por minimizar os custos com energia elétrica, multas e garantem mais segurança para o sistema elétrico. Este tipo de equipamento tem a função de fazer o monitoramento em paralelo ao sistema elétrico, identificar a potência reativa da instalação e insere os capacitores necessários para correção do fator de potência do sistema elétrico em questão.

 

Estes tipos de equipamento têm a oportunidade de serem instalados diretamente nos painéis elétricos de máquinas, paralelos a painéis QGBT´s ou em algum outro ponto estratégico, como na saída dos transformadores de potência ou até mesmo na média tensão ou primário dos transformadores.

 

Porém, existem diferenças entre potências, pois existe a potência ativa e a reativa. A potência ativa é responsável pela potência responsável pelo funcionamento das máquinas, também conhecida como kilowatts ou KW. Já a potência reativa está dentro de um sistema elétrico, mas não é reaproveitada. Essa energia é responsável por formar os campos eletromagnéticos necessários para o funcionamento dos componentes elétricos.

 

Entretanto, caso a potência reativa esteja em excesso e a correção não seja feita através do maquinário em questão, a instalação ou sistema elétrico fabril em questão pode ter prejuízos, como cobrança em fatura de energia elétrica com multa por baixo fator de potência, aquecimento de cabos elétricos, ou em muitos casos a queima do transformador de média tensão.

Perguntas relacionadas

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder