Pedro Bueno
  • 0
Boas respostas

O que é o ensaio de rigidez dielétrica?

  • 0

O ensaio de rigidez dielétrica, também conhecido como teste de tensão aplicada HIPOT ou ensaio de tensão suportável, é um procedimento realizado para garantir que a resistência ôhmica de isolação elétrica esteja em conformidade e com isso garantir segurança na energização de cabos de média tensão, componentes e equipamentos elétricos. De maneira geral, isso se trata de um ensaio destrutivo realizado em cabos de média tensão e componentes elétricos por meio da aplicação de alta tensão.

 

De acordo com o resultado deste tipo de procedimento, é possível determinar os níveis máximos de tensão elétrica que um polímero é capaz de suportar, atuando como isolante, antes de que sua rigidez dielétrica seja atingida.

 

Vale ressaltar que diversos fatores podem afetar diretamente e de forma bastante contundente os valores de rigidez dielétrica do material. Como por exemplo: a umidade, pressão, espessura do corpo de prova, temperatura, tempo de aplicação da tensão, dentre outros.

 

Ao se realizar o ensaio é possível se obter um valor de rigidez dielétrica do material, fornecida em Volts por unidade de espessura. Os resultados são obtidos em Quilovolts por milímetro (KV/mm) ou Volts por milímetro (V/mm).

 

Portanto é fundamental que você faça este tipo de procedimento, pois ele possui a capacidade de verificar a eficácia de materiais que necessitam de propriedades isolantes durante sua aplicação, principalmente para os setores de eletrodomésticos, equipamentos médicos e de equipamentos de proteção individual (EPI), garantindo o bom funcionamento e segurança durante o uso destes produtos.

Perguntas relacionadas

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder