A análise termográfica é uma técnica de inspeção não invasiva — ou seja: que não interfere na produção do seu equipamento — que toma como base a detecção de radiação infravermelha emitida por corpos que possuam intensidade proporcional à temperatura deles. Isso ajuda, por exemplo, a identificar e mensurar alterações de temperatura no seu maquinário, o que permite um diagnóstico mais preciso e sob o seu controle a respeito da eficácia dos elementos do seu equipamento, além disso, ela também é usada com o propósito de observar algum tipo de padrão na distribuição de calor dos seus equipamentos, permitindo observar atentamente as condições operacionais dos aparelhos e seus principais componentes.
A análise funciona como uma amplificação de nossa visão, permitindo que observemos o espectro infravermelho, que é conhecido como termograma.
Trata-se, em resumo, de uma frequência eletromagnética que é naturalmente emitida. Na indústria ou em qualquer tipo de negócio onde se faça necessária a manutenção preditiva, a termografia é idealizada para averiguar as condições de aparelhos eletroeletrônicos, por exemplo, para aferir as condições de circuitos e quadros de energias (de média ou de baixa tensão) e outros ambientes produtivos, como linhas de alta tensão, nobreaks, subestações, cabines e instalações elétricas.