Fabiano Genicolo
  • 0
Novo na comunidade

O que deve compor minhas despesas, custos e gastos na formação do preço de venda?

  • 0

Tenho diversas atividades na empresa. Setores que prestam serviços como Cursos, Oficinas e um setor comercial que vende materiais que desenvolvemos o projeto internamente e produção externa. As despesas para formação do preço deverá ser feita com a folha de pagamento de todos os setores da empresa, ou apenas os setores envolvidos no desenvolvimento e produção do material apenas?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Resposta foi editada

    A formação de preços deve levar em conta todos os setores (e despesas fixas) da empresa desde que estejam hierarquicamente envolvidos no processo.

    Por exemplo: dois produtos um treinamento e uma consultoria. Para ambos o custo do setor financeiro (que serve a ambos) deve ser rateado** assim como a energia (desde que não seja especificamente como parte da produção como no uso de máquinas, que consumam muita energia durante o processo de produção) , aluguel do local, etc., porém o pessoal e material envolvido diretamente em um produto não deve influenciar o outro.

    ** pode ser feito de forma simples ou pela proporção do produto na receita.

  2. Esse manual explica bem o que deve entrar na composição dos custos https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/MT/BIS/como%20formar%20o%20pre%C3%A7o%20de%20venda.pdf

    O segredo está no rateio mesmo. E o preço deve em resumo assumir todos os custos e despesas relacionadas a produção e venda e ainda ser competitivo frente aos concorrentes.