Valéria França Wiltemburg
  • 0
Novo na comunidade

Fluxo de caixa – Como sair do vermelho?

  • 0

Atuo em Estética em situação informal, pretendo abrir minha MEI, porém ainda estou presa em CNPJ de outro seguimento. Entendi pelo curso como fazer a margem de contribuição, porém não tenho capital de giro, pois desde que iniciei trabalho para sempre ampliar meu negócio e não consigo ter um fluxo de caixa. Como poderei sair do vermelho?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Boa tarde Valéria. A gestão financeira é fundamental para o negócio que quer virar o jogo. A redução de custos deve ser uma constante na vida da empresa, especialmente em momentos de crise, quando a concorrência é mais acirrada e as margens de lucro, mais apertadas. Uma gestão competitiva requer o controle correto das entradas de receitas e das saídas de recursos, com a compreensão clara de quais são os custos (fixos e variáveis) e quais são as despesas mensais da empresa.

    Renegocie suas dívidas

    1- Débitos Tributários

    Impostos atrasados impedem a emissão de certidões negativas e limita a competitividade da empresa. Se for esse o seu caso, você poderá se beneficiar da Lei 155/2016, sancionada em 27/10/2016, que permite o parcelamento de débitos tributários em até 120 meses, caso a renegociação seja solicitada dentro do prazo estabelecido pela legislação. Fique atento para não perder essa oportunidade e verifique com seu contador alternativas para renegociar débitos tributários.

    2- Fornecedores 

    Os fornecedores são fundamentais para que uma empresa consiga manter os estoques no limite ideal e possa oferecer serviços com qualidade. Quando um elo da cadeia produtiva não vai bem, isso acaba afetando todos os demais. Por isso, o seu fornecedor tem interesse que a sua empresa continue competitiva. Numa boa conversa com ele, você pode negociar mais prazos para pagamento, conseguir eliminar a cobrança de multas e reduzir juros, além de assegurar a possibilidade de efetuar novas compras de insumos/matéria-prima ou produtos para repor o estoque.

    3- Aluguel 

    Se a empresa funciona em imóvel de terceiros e o aluguel está atraso, a melhor alternativa é abrir o diálogo com o locador. Lembre-se que é importante para ele que o imóvel esteja alugado. Você pode pedir um prazo maior sem multas, um período de carência ou um desconto temporário no valor do valor contratado, pelo menos no período de maior sufoco.

    4- Dívidas Bancárias 

    Dívidas bancárias em atraso provocam altos juros e travam o crédito da empresa. Numa situação dessa, a empresa precisa falar com o gerente do banco para renegociar os empréstimos atrasados ou encontrar uma forma de capitalizar a empresa com recursos menos onerosos, como acontece com o uso de cheque especial, por exemplo.

    Adotar ações sustentáveis pode fazer grande diferença. Nesse contexto, o uso racional da energia e da água tem um papel de destaque, pois esses recursos são insumos básicos para qualquer atividade. A empresa que tem uma gestão estratégica voltada para a eficiência energética e hídrica adquire um diferencial competitivo. Além de reduzir os custos e os desperdícios, essas empresas também reduzem os impactos ambientais. E o melhor: é possível implantar uma gestão eficiente de água e energia com baixos custos.

    O uso eficiente de água e energia são uma das dimensões da sustentabilidade. Embora a água seja um recurso fundamental, é também o que enfrenta maior escassez, impactando diretamente a competitividade das empresas.

    Sair do vermelho. Esse é o jogo!

  2. Valéria, esse é o momento de fazer sacrifícios pessoais para poder juntar um pouco mais de dinheiro. Se precisar, peça ajuda a um familiar para esse momento. Invista em marketing pra tentar aumentar suas vendas, divulgue para todos, use sua rede de familiares e amigos.