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Fiz a emissão e pagamento da GRU de devolução do auxílio há 48h, porém ela não consta como paga e meu auxílio não consta como bloqueado. E agora?

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Olá, fiz a emissão e pagamento da GRU de devolução do auxílio faz 48h já, porém ela não consta como paga e meu auxílio não consta como bloqueado. Escolhi a opção de pagar por outros bancos e paguei pelo nubank. Por um acaso isso seria questão de tempo ou o que?

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2 Respostas

  1. Bom dia!

    Caso a GRU que você pagou possua alguma restrição ao pagamento do documento em instituição financeira que não o Banco do Brasil, você tem de esperar que o pagamento seja estornado para fazer no banco determinado pela GRU.

    Mas se a GRU pude ser paga em qualquer banco, você deve aguardar o processamento  nos sistemas do Governo, prazo que pode ser de até 45 dias após o pagamento do documento.

    Importante: caso seja depositada qualquer parcela para você, após ter efetuado o pagamento da GRU, simplesmente desconsidere e NÃO mexa nesse dinheiro, pois o depósito será estornado posteriormente, se estiver na conta social da Caixa. Se o valor for depositado em sua conta particular, deverá ser gerada outra GRU e devolvido o valor.

  2. Boa tarde!

    Provavelmente, dentro de uns 15 dias, essa sétima parcela esteja aparecendo para devolução. caso não esteja, sugiro fazer o seguinte:

    Faça um registro junto à Ouvidoria do Governo, relatando essa situação e pedindo maiores esclarecimentos sobre como devolver a parcela.

    Veja como proceder:

     I – Clique no link abaixo:

     https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

     II – Escolha a opção “Reclamação”

     III – Marque a opção desejada:  “continuar sem me identificar” ou fazer um login. Eu faria por essa segunda opção. Tem de fazer um cadastro simples.

     IV – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

     V – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    VI – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação:

    Observe que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

     VII – Selecione a opção “avançar”