Do Carmo Costa Ferreira
  • 0
Novo na comunidade

Financeiro

  • 0

Perguntas relacionadas

1 Resposta

  1. Olá Do Carmo e demais empreendedores!
    Sua pergunta é muito oportuna e vou tentar lhe ajudar com 10 dicas:

    1 – Faça uma revisão de TODOS os seus custos e veja o que é possível reduzir/eliminar/postergar. Neste período é mais fácil cortar R$ 1 do que faturar R$ 10.

    2 – Tente antecipar receita dos seus clientes. Chegou a hora de usar seu cadastro para vender pacotes que poderāo ser utilizados em um período de até 6 ou 12 meses. Aproveite e divulgue para amigos e família, peça para que eles compartilhem.

    3 – Renegocie contratos que represente uma grande parcela dos custos fixos. Exemplo: contrato de locação, contrato com contador e outros.

    4 – Fique atento as normas e decretos federais e estaduais. Essas medidas podem ajudar você nas negociações e decisões que precisará tomar com os credores (item 3)

    5 – Tente antecipar férias e/ou banco de horas dos funcionários durante o período que está com baixo fluxo.

    6 – Aproveite esse tempo para pensar no negócio (estratégias) e colocar assuntos pendentes em dia. Ex: novas formas de faturar, novas parcerias, arrumar e organizar o salão, criar novos produtos e serviços.

    7 – Converse com o seu contador sobre o adiamento dos tributos e peça orientações, ele é pago para isso.

    8 – Busque oportunidades de crédito, se necessário. Vários bancos estāo ampliando os serviços e disponibilizando crédito para pagamento de funcionários com carência, prazo amplo para pagamento e juros baixos.

    9 – Mantenha a atençāo com os funcionários e recomende que façam cursos para aperfeiçoar as habilidades técnicas e comportamentais.

    10 – Mesmo nāo sendo fácil, aproveite esse momento para avaliar as oportunidades que estão no negócio ou no entorno.

    Para complementar, acesse o portal do Sebrae e obtenha informações atualizadas de como os pequenos negócios podem enfrentar a crise.

    Espero que tenha ajudado, desejo sucesso na empreitada!

    Thiago Cunha

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder