Heloisa Helena de Oliveira
  • 0
Novo na comunidade

Existem muitas opções de micro franquias de conserto de roupas?

  • 0

Boa noite.

1) Existem muitas opções de franquia de conserto de roupas?

2) Quais são e como posso me informar melhor sobre elas?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Olá, Heloisa! Obrigada pela sua mensagem!

    O sistema de franquias atrai diversos tipos de empreendedores, que vão desde os inexperientes que estão em busca de um negócio com menos risco. Até empresários arrojados e com vivência de mercado que querem diversificar a sua atuação e até mesmo tornar a sua empresa uma franqueadora.

    1- Escolha o segmento certo para você

    Não escolha a franquia no impulso, ou por que determinado segmento está em alta. Ter afinidade com o segmento que vai atuar facilita o aprendizado e aumenta a motivação. Além disso, tomar decisões conhecendo a preferência do público pode trazer mais chances de acerto na estratégia comercial.

    2- Converse com os franqueadores

    Pesquise, mande e-mails, ligue e saiba tudo sobre a franquia que você pretende escolher. Uma dica importante é conversar com outros franqueados e também conhecer todos os custos como: taxa de franquia, taxa de royalties e de publicidade.

    3- Conheça o mercado

    Faça uma análise do mercado que pretende atuar, conheça o público-alvo, qual a melhor localização e, principalmente, seus concorrentes.

    4- Avalie os riscos

    Por menor que seja, investir em franquias tem seus riscos, então esteja preparado para caso algo não saia como esperado. Avalie muito bem todas as clausulas do contrato, faça uma análise financeira profunda e veja se terá fôlego para fazer o investimento necessário para iniciar a operação, e também para se manter caso tenha algum problema.

    5- Dedique-se ao máximo

    Aquela velha máxima ainda persiste: “O olho do dono que engorda o gado”. Dedique-se integralmente ao seu negócio, esteja à frente das decisões e mantenha sua equipe motivada. Comporte-se como um líder.

     

    Especificamente sobre redes de consertos de roupas, elas são uma opção de franquia de baixo custo, mas é importante avaliar outros itens, além do custo da franquia, antes de iniciar seu empreendimento. Veja nosso conteúdo sobre quais passos seguir antes de abrir uma franquia: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-analisar-e-avaliar-antes-de-adquirir-uma-franquia,41cdf925817b3410VgnVCM2000003c74010aRCRD

    Essas redes normalmente oferecem serviços que contemplam desde a feitura de uma barra de calça até a transformação completa de uma peça em outra. Com a ajuda desses profissionais, é possível transformar calças em bolsas, camisetas em tops, short em saias e muito mais. Muitas franquias ainda recebem também encomendas de roupas sob medida ou trabalham com entregas expressas para quem precisa do serviço e não pode esperar.

    É importante que você faça um estudo sobre as franquias de costura disponíveis no mercado e avalie seus principais diferenciais e faixas de investimento. Nosso parceiro ABF (Associação Brasileira de Franchising) é a entidade setorial que congrega mais de 80% das franquias nacionais. Por meio de seu portal, você poderá conhecer franquias interessantes do segmento: https://www.abf.com.br

    A maioria dessas franquias exige o aluguel de um espaço físico para o que o cliente possa ir até a loja solicitar o serviço e, depois, fazer a retirada da sua peça, e isso deve ser considerado na hora de avaliar as despesas geradas pela franquia.

    O ideal nesse caso é que esse ponto comercial para uma franquia de costura seja em um local de grande circulação de pessoas e fácil de ser encontrado, como dentro de um shopping ou em uma grande avenida.

    Há também franquias que oferecem a possibilidade do franqueado trabalhar em regime home office. Nessa modalidade, ele realiza o trabalho em um pequeno espaço em casa e pode receber e despachar as peças por correio ou pessoalmente com o consumidor. Aqui, o investimento em estrutura pode ser menor, mas, por outro lado, o franqueado pode enfrentar mais dificuldade em divulgar seus serviços e ser encontrado pelo consumidor.

    O maquinário para operação é bem específico, e a maioria das franquias já oferecem a estrutura básica dentro do preço pago pelo franqueado. É muito importante saber quais são esses equipamentos e em que tipo de trabalhos eles podem ser empregados.

    Por fim, caso ainda tenha outras dúvidas, entre em contato conosco pelo Fale com Sebrae (chat pelo portal) ou pelo nossa Central de Relacionamento em 0800-570-0800 e saiba quais são as iniciativas disponíveis em sua localidade, que podem atender melhor seus desafios como empreendedora.

    Conte com o Sebrae na sua caminhada. Estamos disponíveis em redes sociais, portal e telefone, para acompanhar sua jornada de empreendedorismo!

    Abraços!