Dúvidas sobre beneficiamento de morangos?

I> Denunciar
Pergunta

Por favor explique as razões pelas quais esse conteúdo merece ser revisto pela moderação do site.

I> Denunciar
Cancelar

Bom dia!

A região qual resíduo possui um grande número de pequenos produtores de morangos, que na maioria das vezes vendem seus produtos em feiras ou em rodovias. Tive a ideia de abrir uma empresa de beneficiamento desses morangos, dessa maneira, ajudo o pequeno produtor comprando seu produto e distribuindo em cidades maiores da proximidade (existe essa demanda, principalmente dessas grandes cidades próximas pois mesmo que produzido em grande quantidade e vendido de maneira artesanal (digamos assim) para os moradores da própria cidade, esse produto (morango) se esgota devido a fama do mesmo na região e como todos produtores produzem pequenas quantidades, fica inviável que cada um se desloque para fazer a venda de pequenas quantidades nas cidades próximas (60-90 Km)).

Além de fazer essa compra do morango do produtor, beneficiá-lo (limpeza e embalagem) para vendê-lo em cidades da região, tenho interesse em produzir outros produtos a partir do morango, tendo em vista que não seria possível a comercialização de todos os morangos comprados devido a estética (acredito que um dos grandes motivos que leva o consumidor a adquirir o produto), o que não torna o produto inconsumível e com um baixo custo, por exemplo, a produção de geleia.
Seguem minhas dúvidas:

Quais outros produtos poderia produzir com o morango além da geleia?
Quais espaços e materiais seriam necessários para iniciar uma microempresa de beneficiamento de morangos?
Quais autorizações e qual preço aproximado dessas licenças seriam necessárias para poder vender o produto para mercados e outros centros de vendas de produtos (Sou morador do Rio Grande do Sul)?
Todas ideias, sugestões e ajuda é bem vinda! Desde já, agradeço.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!
Resposta escolhida 0
, , Eduardo Friedrich 6 dias 1 Resposta 29 visualizações Novo na comunidade 0

Resposta ( 1 )

  1. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Boa tarde, Eduardo!

    Em atenção sua pergunta, selecionei alguns links com informações que poderão ser úteis para você. Para  qualquer negócio que a pessoa queira iniciar, faz-se imperativo que ela tenha um plano de negócios bem estruturado, pois ele funcionará como uma bússula para que sua empresa se mantenha no caminho certo ou que mude de curso, quando as condições de mercado assim determinar. Abaixo, insiro um link para que você possa acessar às orientações e esclarecimentos sobre o assunto:

    a) Plano de negócios:

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/solucoes_online/software-plano-de-negocio-30,2bc0fec6ffae5510VgnVCM1000004c00210aRCRD

    b) Como montar uma empresa de procesamento

    Embora não trate especificamente do tema Morango, o Sebrae Minas produziu um documento que pode ajudá-lo com sua ideia de fábrica de processamento:

    https://atendimento.sebraemg.com.br/biblioteca-digital/content/como-montar-empresa-de-processamento-frutas-legumes-hortalicas

    c) Produtos advindos do Morango

    SORVETES, SUCOS, BOLOS, TORTAS, bombons, geleias, musses e iogurtes. Com essa frutinha vermelha em formato de coração, não há limites na confeitaria. Ela pode enfeitar os doces ou ser a atração principal de sobremesas como morango com chantili e merengue. A fruta também figura no preparo de saladas e molhos. Além do sabor levemente ácido se adaptar bem aos quentes e frios, doces e salgados, compõe drinques, caipirinhas e licores. Fonte de vitaminas, potássio, cálcio, magnésio, fibras e antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, tem ação anti-inflamatória e auxilia no processo de cicatrização. Cultivada no Sudeste e no Sul, está presente em mercados e feiras durante boa parte do ano, mas julho e agosto são melhores meses para consumo.

    Texto retirado do site do Instituto Brasil a Gosto.  Leia mais em http://brasilagosto.org/morango/

    http://brasilagosto.org/morango/

    c) Exigências do Governo do Rio Greande do Sul para comercialização da produção

    No link abaixo, você poderá baixar uma cartilha da Secretaria da Fazenda do RS que tem informações detalhadas sobre valores e lincenças para comercialização:

    http://receita.fazenda.rs.gov.br/download/3380

    d) Aproveitando as redes sociais para implementar suas vendas:

    Você não pode de aproveitar as oportunidades de negócios que as redes sociais proporcionam, assim vou inserir um link com as orientações que o Sebrae elaborou sobre o assunto:

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/10-dicas-basicas-de-redes-sociais-para-os-pequenos-negocios,f3d453c03a730610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/cursos_eventos/como-utilizar-as-redes-sociais-para-promover-o-seu-negocio,57215f43ae8cb510VgnVCM1000004c00210aRCRD

     

    e) Preço

    Em relação a esse item, sugiro a leitura dos artigos produzidos pelo Sebrae sobre o assunto:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=como%20formar%20meu%20pre%C3%A7o

    Veja ainda esse vídeo:

    https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/videos/como-calcular-o-preco-de-venda,c1cd466c1f0bb510VgnVCM1000004c00210aRCRD

    f) Inovar é muito importante. Vou lhe passar um vídeo sobre um pipoqueiro de Curitiba que se tornou lider de mercado e referência no segmento. Observe as ideias criativas que ele teve, conseguindo cativar seu público e ganhar mercado:

    https://www.youtube.com/watch?v=vsAJHv11GLc

    Boa sorte e muito sucesso a você!

     

     

    Melhor resposta

Deixe uma resposta