Fernando Filho
  • 5
Novo na comunidade

Devolução auxílio emergencial?

  • 5

Devolvi a primeira parcela do auxílio emergencial por ter recebido achando que tinha direito quando não tinha, no entanto, agora quando fui entrar no site de devolução tem a opção para devolver a 2ª parcela, mas não tive contato com esse dinheiro pois alguns dias depois de pagar a 1ª parcela minha conta caixa tem não entrava mais, provavelmente por ter sido cancelada em razão da devolução da primeira parcela Resumindo eu recebi uma parcela e paguei a GRU de devolução usando o próprio Caixa Tem, a transação foi confirmada aparecendo lá no site de devolução que estava paga, no entanto, hoje quando entrei com CPF e data de nascimento apareceu a opção de devolver a segunda parcela, que não recebi por ter tido o Caixa tem finalizado após pagar a primeira e, ainda no site de devolução, descendo a página aparece que o boleto que eu paguei para devolver está “expirado” apesar de embaixo estar escritório pagamento realizado no dia tal, vale ressaltar que até a última vez que tinha entrado lá constava “pago” e não expirado. O que devo fazer ? (Ps: Tenho o comprovante de pagamento da primeira)

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Boa noite, Fernando! Se a primeira parcela foi tempestivamente devolvida, e a segunda nem sequer foi recebida, não vejo maiores embaraços. Contudo, preventivamente sugiro registrar tal situação no site oficial Fala.BR (plataforma integrada da ouvidoria e acesso à Informação).

    O citado portal foi criada pelo Governo Federal para que o cidadão registre reclamações e tire dúvidas relacionadas ao auxílio emergencial.

    Atenção, guarde o comprovante de pagamento da GRU por 05 (cinco) anos.

    Magnus Rossi advogado especialista

  2. Olá Fernando, meu caso é praticamente o mesmo, mas pelo que tenho visto do relato do pessoal aqui, acho que o sistema está programado pra listar todas as parcelas, mesmo as que você não recebeu. Recebi uma parcela no final de junho, gerei uma GRU de devolução e paguei no começo deste mês de julho e depois de alguns dias já constava na página da devolução que havia sido pago. Tenho conferido constantemente o site e notei que nos últimos dias não estava acessando. Hoje consegui acessar e constava lá opção para devolver a segunda parcela, que eu não recebi e estaria agendada só para o final do mês. A primeira parcela está “expirada”, mas consta o valor pago de R$600,00, então acho que é só uma questão do site ter uma apresentação confusa. Minha conta do Caixa Tem também não acessa mais de uns dias para cá, fala para conferir o status do Auxílio no app da Caixa. Conferi lá e vi que o status do meu auxílio mudou para “em avaliação”, mas sem explicar o motivo (só aparece um espaço em branco). Vi algumas pessoas postando aqui no Sebrae que esse comportamento é normal quando o sistema registra que você fez a devolução.

    Guarde o comprovante e continue conferindo o Caixa Tem, para ver se sua conta foi reaberta e algum valor entrou lá. Mas se não entrou e já passou o dia agendado do depósito, então acho que o auxílio felizmente foi cancelado.