Gisa Melo
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Delivery de hamburgueria, como iniciar divulgações?

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Estou planejando abrir um delivery, porém não sei se devo começar divulgando pelas redes sociais ou pelos aplicativos de comida.
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  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Gisa. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o mercado de entregas no setor alimentício teve, recentemente, um faturamento anual de R$ 9 bilhões em todo o país. Esse valor alto justifica a necessidade que os estabelecimentos gastronômicos têm de investir em marketing para delivery e colher resultados positivos.

    1. Prepare o processo de delivery

    É fundamental estruturar seu processo de entregas. Isso porque, caso os usuários não tenham uma boa experiência com ele, dificilmente voltarão a comprar e não recomendarão seu estabelecimento para outras pessoas. E, fidelizar consumidores deve sempre ser um objetivo claro da empresa.

    O primeiro passo é estabelecer qual será a região atendida pelo delivery. Pode ser apenas o bairro onde o negócio está — em um raio de 1 quilômetro, por exemplo — ou, então, a cidade toda. O segundo item a ser definido é o horário e os dias de atendimento. Algumas empresas não recebem muitos pedidos durante o dia ou no meio da semana, portanto, optam por oferecer o serviço apenas aos finais de semana ou durante a noite, a fim de reduzir os custos de manter entregadores durante todo o período de trabalho. Definidos a área de atendimento e o período de entrega, você deve estimar a equipe necessária para atender a demanda. Se a empresa espera receber muitos pedidos no delivery, o ideal é criar um processo e um grupo separado só para essa função, visando não atrasar as entregas e nem gerar muito tempo de espera.

    2. Inclua o serviço no site do negócio

    Agora que seu processo está bem preparado, você deve investir nas estratégias de marketing para delivery, começando com a inclusão das informações sobre o serviço em seu site. O ideal é ter os dados do delivery de forma bem visível, com uma aba do menu dedicada a ele e calls to action durante as demais páginas. Além disso, coloque indicação de telefone, aplicativo da empresa e horário de funcionamento.​

    3. Elabore materiais gráficos

    Outra sugestão relevante é usar materiais gráficos, como folders, folhetos e cardápios, para divulgar e incentivar o uso do delivery. Para isso, em todas as entregas, você pode incluir cardápio dos produtos oferecidos e panfletos, divulgando os serviços e opções de entrega.

    Ademais, esses materiais podem ser distribuídos no próprio estabelecimento, nas mesas dos clientes ou na recepção. Uma estratégia de panfletagem na região de entrega também pode ser usada quando a empresa começar a oferecer o serviço.

    4. Personalize os entregadores

    Seus entregadores também podem fazer parte da estratégia de marketing para delivery. Além de serem treinados para atender o cliente com educação e gentileza, eles podem ser preparados com adesivos em seus uniformes e material de trabalho, apresentando o logo da empresa, telefone e, até mesmo, imagens atrativas dos pratos vendidos.

    5. Divulgue nas redes sociais da empresa

    Praticamente todas as pessoas estão presentes em alguma rede social, seja no Twitter, no Facebook ou no Instagram, tornando esse meio um canal de divulgação interessante para qualquer negócio que ofereça delivery.

    Em seu material de comunicação, como cardápios e folders, inclua as informações das redes sociais da empresa e peça para que os clientes acompanhem as novidades por lá. Uma dica é oferecer ofertas exclusivas nesse meio, o que atrai mais seguidores.

    6. Use mídias pagas

    Outro ponto importante na internet são os anúncios pagos. Flexível em conteúdo e investimento, o uso da mídia paga é uma estratégia que cada vez mais restaurantes usam para atrair clientes.

    Crie campanhas no Facebook e use os links patrocinados no Google Adwords para conquistar usuários para seu delivery. O ideal é testar diferentes palavras-chave, imagens e conteúdos em cada meio, visando encontrar as melhores formas de vender mais por esses canais.

    Nesse sentido, é relevante mencionar que muitas empresas contratam agências especializadas para tomar conta dessa estratégia, uma vez que ela exige tempo, dedicação e bom conhecimento para alcançar o sucesso.

    7. Crie um plano de fidelidade

    Outra tática interessante para incentivar a recorrência de compra no delivery é o uso de um programa de fidelidade, como um cadastro do cliente ou um cartão de pontos, no qual o usuário, após fazer um número X de pedidos, recebe um presente do estabelecimento.

    Se você tem uma pizzaria, por exemplo, pode oferecer uma pizza grátis após a compra de 10 unidades. Quando o estabelecimento trabalha com margens de lucro baixas, uma saída é aumentar o número de pedidos ou então limitar as opções de sabores, oferecendo as mais simples.

    8. Use fotos profissionais

    Algo que deve ser incluído em sua estratégia de marketing para delivery é o uso de fotos profissionais dos pratos e do estabelecimento. Em muitas das nossas dicas, falamos de táticas que envolvem divulgação visual, portanto, é essencial ter imagens de qualidade que atraiam o público.

    9. Crie postagens corretas no Instagram

    Falamos anteriormente sobre o uso de redes sociais, entre elas, destaca-se o Instagram. Essa mídia é muito interessante para os restaurantes por ter um forte apelo visual, pois seus posts devem ser imagens.

    Você pode fazer publicações na linha do tempo, de modo que elas ficam salvas no seu perfil ou então no formato de “stories”, que é o mais popular na atualidade e mostra momentos do dia a dia do seu estabelecimento.

    10. Produza engajamento na internet

    Chamamos de engajamento de propagação o ato que os usuários têm ao interagir nas redes ou compartilhar fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo produzido por marcas em seus perfis pessoais. Você pode criar posts com gatilhos mentais que instiguem os seus seguidores a ter esse comportamento e divulgar mais a sua marca.

    11. Ofereça cupons de desconto

    Uma estratégia que sempre dá certo em marketing para delivery é o oferecimento de descontos, tanto para atrair novos clientes, quanto para fidelizar quem já compra de sua empresa. Você pode incluir cupons para serem baixados em seu site ou então distribuí-los para quem fez um pedido, para que volte a solicitá-lo em outras oportunidades.

    12. Faça anúncios de geolocalização

    Redes sociais como o Facebook e o Instagram possibilitam a criação de anúncios por geolocalização. Assim, você pode determinar as áreas de abrangência de um post pago, para que ele seja visualizado por pessoas que estão no local.

    13. Configure alertas do Google

    Você pode configurar alertas do Google na ferramenta Google Alerts. Cadastre tags e palavras-chave relacionadas com o seu serviço. Desse modo, quando fizerem pesquisas, os usuários dessa funcionalidade do Google serão notificados nas sugestões de alertas, que direcionarão para algum conteúdo produzido no seu blog, por exemplo.

    Lembre-se de que é importante investir nos canais nos quais seus consumidores estão. Logo, se seu público usa muito as redes sociais, coloque uma parte maior do orçamento nesse meio. Assim é possível obter ainda mais êxito nas táticas de marketing para delivery aplicadas.

     

    Fonte: https://blog.neemo.com.br/13-dicas-de-marketing-para-delivery/

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