Laura M Zaccarelli
  • 0
Novo na comunidade

Criação de um blog de turismo

  • 0

Estou pensando em criar um blog de turismo. Qual dessas plataformas devo usar: Blogger ou WordPress?

Perguntas relacionadas

2 Respostas

  1. Existe uma tendência dos blogueiros a escolher o Wodpress que é mais profissional e mais completo, além de possibilitar que você tenha seu próprio servidor, o que pode ser necessário quando o blog crescer. O problema do WordPress é a dificuldade de manejo que, em muitos casos, exige a contratação de profissionais de design, de programação, marketing digital e SEO, o que nem sempre é possível para quem está começando.
    O Blogger, por sua vez, é extremamente fácil de usar, tão fácil quanto uma rede social. Se você quiser começar devagarinho, aprendendo aqui e ali, até decidir se vai mesmo permanecer com o blog, pode ser a plataforma ideal. O problema é que com o tempo você começa a sentir necessidade de mais recursos e percebe a importância de ter seu próprio servidor. Aí só tem um jeito: mudar de plataforma.
    É possível fazer a migração do Blogger para o WordPress, mas é aconselhável fazer isso com a ajuda de um profissional muito experiente para não perder nem truncar conteúdo. E mesmo com um profissional experiente, a transição é difícil porque as postagens ficam desformatadas e o trabalho de ajuste é imenso.
    Esta resposta não tem nenhum respaldo teórico. É um depoimento da minha vivência. Eu comecei com Blogger e, ao completar três anos, migrei para WordPress e não me arrependo. Também não me arrependi de ter começado com o Blogger porque era o que eu dava conta na época. Mas já faz um ano que migrei e ainda não terminei de fazer os ajustes. Agora, nem todo mundo que começa no Blogger sente necessidade de migrar. Eu conheço blogs bem mais antigos que o meu que nunca fizeram a migração.
    O que vai te ajudar a decidir é a vivência. Crie um blog de testes no Blogger e outro no WordPress, use por um tempo – uma semana, talvez – e veja como você se vira. Se optar pelo wordpress, sugiro que use o wordpress.org para poder ter seu próprio servidor.
    Para ajudar na escolha, vou deixar aqui os links de dois blogs de turismo (não são meus): um feito com Wodpress e outro feito com Blogger.
    Navegar por eles talvez te ajude a escolher a melhor plataforma para seu blog. Mas o melhor mesmo é experimentar.
    Blog em WordPress: ( Existe um lugar no mundo) https://www.existeumlugarnomundo.com.br
    Blog em Blogger: (Uma Senhora viagem) https://www.umasenhoraviagem.com/
    Espero ter ajudado. Depois comente aqui a sua experiência.

    • 0
  2. Boa tarde Laura,
    Qualquer que seja a atitude empreendedora o SEBRAE (www.sebrae.com.br ), é o seu parceiro de primeira hora. No portal Sebrae você encontra muita informação de qualidade sobre o assunto. Aliás já tratamos disso nas Respostas Sebrae em 2020 por três ocasiões.
    As duas plataformas (Blogger e WordPress) são excelentes, todavia nos parece que a Blogger é mais popular e fácil de operar, a WordPress é mais profissional e tem mais recursos, sendo mais amigável com os sites de busca (Bing, Google, etc) sendo assim mais passível de ranqueamento.
    Um bom Blog deve ser profissionalizado, ou seja você deve contratar um plano de hospedagem e adquirir um domínio exato. Com isso você passa a ser considerado pelos motores de busca e pode alcançar sua audiência.
    É oportuno informar um link com importantes dicas sobre como fazer para um Blog dar certo, veja em: https://respostas.sebrae.com.br/como-fazer-um-blog-dar-certo/
    Se você optar pela plataforma Blogger o Sebrae te oferece o link https://www.sebrae-sc.com.br/video/como-criar-seu-blog-usando-o-blogger
    Você pode conhecer melhor o WordPress acessando :
    https://wordpress.com/pt-br/create/?utm_source=google&utm_campaign=google_wpcom_search_comp_desktop_br_pt&utm_medium=paid_search&keyword=blogger%20criar&creative=574756265410&campaignid=12474647900&adgroupid=140694775868&matchtype=p&device=c&network=g&targetid=kwd-313498608713&gclsrc=aw.ds&gclid=CjwKCAjwsJ6TBhAIEiwAfl4TWJh0W_c_iAwyms49kTHe9YdTQzVw_g5qLyLtIGk_MMWctFwnqQvncxoC-BEQAvD_BwE
    E para facilitar a utilização, veja o vídeo
    Sucesso para você.

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder