Coronavírus- Como devolver somente a segunda parcela já que o boleto gerado sai no valor total de 1200?

Pergunta

tudo desse governo é uma uma desordem só, nada funciona…. ja devolvi a primeira parcela e tentei varias vezes fazer o boleto da Segunda e so vinha Como se fosse a primeira…. hoje pra minha surpresa gerei um novo boleto e ao inves de vir a Segunda parcela, veio o TOTAL ou seja, 1200 reais… sendo que a primeira ja foi paga. E Agora?????? Conheco uma Pessoa que so recebeu a primeira e devolveu e tambem teve um boleto de 1200 reais Como se tivesse recebido a Segunda parcela….. pra onde tá indo esse dinheiro???????? E Como devolver somente a 2a. parcela? Ja que o boleto gerado sai no Valor total de 1200???? Será que a base de dados näo foi ainda atualizada? Será que vai ser? e assim somente a Segunda parcela seja gerada?

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respondida 19
, Rinaldo Queiroz 6 meses 189 Respostas 2086 visualizações Novo na comunidade 14

Respostas ( 189 )

  1. Alguém q tenha feito as duas devoluções (1 e 2 parcela) , recebeu a 3? Já fiz a devolução das duas mas no sistema do Portal Transparência ainda aparece meu nome sem a atualização de ” valor devolvido”. Será q por termos feito as duas devoluções, a 3 parcela será cancelada automaticamente?

  2. Bom dia, venho informar hoje 01/07/2020, que o sistema de devolução do auxílio emergencial aceita selecionar qual parcela irá devolver.

  3. Resultados Para O Termo: Estou Com O Mesmo Problema,Quero Devolver E Só Emite O Valor R$ 1.200,00, Sendo Que Só Recebi A 1ª Parcela. Fiz Reclamação Na Ouvidoria, Mas Até Agora Nenhuma Resposta. Pra Ser Mais Exata, Nem Estou Conseguindo Fazer Login No Site Mais. É Muita Burocracia, Por Isso Que Esse País Não Vai Para Frente, Misericórdia.

  4. Essa resposta é editada.

    Bom Dia!

    Estou com o mesmo problema onde a maioria se encontram, recebi só a primeira parcela, e estou querendo devolver, porem quando eu gero a GRU, sai com o valor de R$: 1.200,00 eu pensei assim, caso eu mude os numeros finais do boleto exemplo : 83050000120000 e se eu colocasse 83050000060000, o valor cobraria só 600 reais, porem estou com medo de acabar fazendo isso, e não constar como pago no portal, devo aguarda o sistema da devolução corrigir o erro ??(obs: o erro da emissão do boleto esta ocorrendo desde a 2 semanas atras)

    Já reclamei na ouvidoria e não tive resposta nenhuma até hoje!

  5. Meu auxílio foi aprovado, tô recebendo normal, mas antes de receber a 2 parcela a renda aqui de casa aumentou pra 800 e pouco reais por pessoa portanto eu não tenho mais o direito de receber o auxílio mesmo entendo desempregada e fazendo falta esse dinheiro. Li algumas coisas e vi que quem não devolver vai ser descontado do contra cheque futuramente, no caso se eu não conseguir emprego desconta da minha família mesmo eu sendo de maior, como funcionaria? Eu preciso do dinheiro do auxílio pra pagar minhas consultas mas agora tô sem saber o que fazer.

  6. Essa resposta é editada.

    Oi, pessoal! tudo bem com vcs?
    Estou desesperado! Entrei no site do ministério da cidadania e gerei o boleto para devolução marcando a opção “Outro banco”, pois não tenho conta no BB e também por evitar ter que ir até uma agência por conta da pandemia. Foi gerado o valor corretamente (1200,00) ao qual paguei no Santander. No meu comprovante, saiu o valor de 1200,00 e beneficiário o Ministério da Cidadania. Agora quando fui consultar meu extrato online, constatei que foi gerado dois pagamentos para esse boleto. Um de 900 e outro de 300, com a descrição “PGTO DE TITULOS OUTROS BANCOS-BCE”. Entrei em contato com o Santander e mandaram ligar para o BB. No BB ninguém soube responder (o atendente nem sabia que dava para devolver o dinheiro do auxílio). Agora estou preocupado se o boleto que eu paguei será compensado. Notei também que a linha digitável do comprovante ocultou alguns números com asterisco *. O boleto é verdadeiro, gerei no site do ministério da cidadania, no comprovante os dados estão ok (banco, beneficiário, cnpj, valor), mas no meu extrato aparece o valor “quebrado” (900 e outro de 300). Não entendi nada! Alguém aqui pagou a GRU marcando a opção “Outro Banco”? Obrigado

    • Muito estranho esse caso, to achando que o boleto era falso.

      • Rafa, é difícil o boleto ser falso. Já chequei todas as informações e são verdadeiras. Inclusive foi emitido direto no site do ministério da cidadania / devolução. Acredito que foi alguma coisa do banco mesmo. Mas de uma coisa é fato, isso tudo está uma verdadeira bagunça, nem sequer temos onde consultar se nossos pagamentos foram ou não compensados.

      • Bom dia gente, tudo muito complicado. Ainda continua gerando o mesmo boleto de 1200 reais referente a parcela 1 e 2 sendo que recebi só a parcela 1 de 600 reais. Fiz reclamação no fala BR para o ministério da cidadania a há duas semanas explicando a minha situação e até agora não obtive resposta. Eles não atualizam o sistema de devolução. Eu ainda estou em avaliação no site da Caixa econômica. Vou pedir dinheiro emprestado para pagar essas duas parcelas mesmo sabendo que devo perder os 600 que estarei pagando a mais. Quero fazer a devolução e me livrar disso logo.

    • Essa resposta é editada.

      Boa noite Fábio,

      Eu paguei pelo Bradesco, não teve esse problema… Mas guarda o comprovante , pq pelo menos no comprovante tá tudo certinho, e eu acho que é isso que conta. Será que não seria bom ir na agência e perguntar ao gerente o porquê do banco ter “dividido” o boleto assim  ?

      Tbm sugiro vc fazer uma pergunta nova aqui no sebrae, não só aqui nos comentários pq aí o pessoal mais informado pode ver e responder!!

      • Oi, Bruna

        Eu liguei na central do Santander e eles não souberam responder. É a primeira vez que vejo algo assim. Estou evitando sair de casa por conta da pandemia, mas se não tiver jeito, terei que ir até a agência. No comprovante saiu o valor certinho. Eu paguei no Sábado, vou esperar os 5 dias que eles pedem para compensação e ver o que acontece.

        • Fábio.silva  sabe se sua conta no Santander tem limite para pagamentos bancários online? Talvez seja por isso que dividiu o valor.

          • Essa resposta é editada.

            Oi! eu paguei no caixa eletrônico no último Sábado. Imprimi o boleto no site do ministério da cidadania / devolução e fui bem cedo na agência e paguei com o código de barras. No comprovante apareceu tudo ok, valor e beneficiário. Só que no meu extrato online aparece assim, valores quebrados (que somando da exatamente 1200)

  7. Paguei a GRU referente à devolução da segunda parcela na segunda-feira (08/06) e hoje fiz uma consulta no site da devolução e constou que “NAO FOI LOCALIZADO VALOR PARA DEVOLUÇÃO!”. Deduzo que o pagamento já foi registrado no sistema. Já devolvi as duas, espero que a terceira seja bloqueada.

    • Vc tentou emitir nova guia no site de devolução mesmo já tendo pago duas parcelas?

      Eu recebi a 1a parcela dia 29 de maio e paguei a GRU dia 03/06. No app ainda consta meu cadastro como aprovado… espero que cancelem o quanto antes e não depositem mais parcela nenhuma.

       

      • Oi Rafaela. Você pode emitir quantas GRU ‘s você quiser. Vai valer aquela que você pagar. Não sei se você observou, mas no site da devolução (perguntas e respostas) o Ministério da Cidadania recomenda a devolução dos valores ao invés de deixá-los na poupança digital.

        • Ah entendi Joso!

          Aonde eu consigo ver esse perguntas e respostas? Na página de emissão da GRU não tem nada disso, ou eu não achei ao menos.

          Sou da segunda leva de aprovados, então por enquanto só recebi 01 parcela, ainda não divulgaram quando vão depositar a parcela 02.

          Eu nem cheguei a sacar o dinheiro, paguei a GRU da minha conta direto do Banco do Brasil porque achei melhor assim. Eu só gostaria que contabilizassem esse pagamento e cancelassem qualquer possível parcela futura, porque o dinheiro vai ficar parado lá, não vou mexer nele.

      • Eu nem cheguei a sacar o dinheiro da poupança digital, ou seja, paguei a GRU do meu bolso sem nem ter mexido nesse dinheiro (e nem vou mexer)

        Assim que percebi que não tinha direito, devolvi os valores… foi um engano sincero, sem intenção de fraudar nada.
        Só gostaria que cancelassem isso logo e não depositassem mais parcela alguma 🙁

    • Gente, a minha Gru ja tá gerando de novo. Antes estava aparecendo essa mensagem de não ter valor pra devolução, será que isso significa que o pagamento vai cair de novo?

      tentei gerar porque hoje, teoricamente seria o dia que eu receberia a segunda parcela, mas não tem nada na minha conta. O de vocês também tá gerando ?

    • Joso joso, bom dia. Fui fazer isso pra saber se meu pagamento do dia 03/06 referente a 1 parcela tivesse caído…e pra minha surpresa emitiu uma nova GRU escrito parcela: 1,2 de 600,00 reais. Sendo que não recebi a 2 parcela. Era pra cair dia 25 de maio, mas agora no 111 diz que meu cadastro está fora das normas com a lei…e no site diz que meu cadastro está sendo reavaliado. Baixei esse caixa tem e aparece:  Que não tem pagamentos para meu cpf. Não sei o que fazer agora com esse nova GRU que vence dia 30/06. Como vou pagar algo que não recebi. Pelo jeito foi cancelado pois não tenho direito. Acho que não estão conferindo as informações de pagamentos com a caixa economia. Estou desesperada de me cobrarem esse valor porque emiti uma nova!

    • apareceu a mesma coisa para mim.

  8. Gente, minha dúvida é a seguinte: Tem uma pessoa curatelada no nome da minha mãe que tava com processo de BPC aberto sem receber, aí fizemos o auxílio emergencial e a primeira parcela de 600 foi usada pra pagar umas contas, tem como devolver só essa parcela? Eu vi que se não tirar o dinheiro nem movimentar na conta digital em 90 dias volta pra União mas continua no teu nome lá, o certo é devolvendo conforme vai caindo na conta digital mesmo pra depois não dar problema com o nome? Outra coisa: alguém sabe qual o prazo pra devolução, qual o ultimo dia pra devolver tem isso?
    • Para evitar problema é melhor devolver do que deixar o dinheiro parado por 90 dias, devolvendo demonstra boa fé e evita possível punição. Sobre o prazo de devolução, ate o momento não falaram nada, acredito que vai estar disponível ate o momento durar o auxilio.

      • É que a primeira parcela ela tinha direito, achei que iam cortar automático mas agora caiu a segunda também. O BPC foi aprovado depois da primeira parcela, não tem como devolver só a segunda que é a qual não tem direito?

      • Tomara Rafa 85…já estou desesperado..nem consigo dormir.

        Será que podemos ser presos?

        • Essa resposta é editada.

          Acho que não chega a prisão não, no máximo seria a devolução do valor. Mas vai de cada caso, se usou o cpf de terceiro ai a coisa é mais grave. Mas devolvendo ja evita uma investigação.

        • Oi Maicon Souza. Na pior e mais improvável das hipóteses, o Ministério Público Federal proporia um Acordo de Não Persecução Penal. Cumprido os termos do acordo, a investigação é arquivada. Nesse caso do auxílio emergencial, uma das condições para o acordo é a reparação do dano ou a restituição da coisa à vítima (União), por isso é importante a devolução voluntária.

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            Ok.. obrigada joso Joso…já devolvi a segunda parcela tbm… agora é rezar pra não vir a terceira..já não tenho mais vida.

  9. Eu só recebi uma parcela, mas na guia aparecem duas (1200). Diante do relato de pessoas que já conseguiram emitir a guia correta, fui tentar hoje novamente. Porém, ainda sim continua com o valor das duas parcelas.

    No começo de junho emiti a guia com a opção para pagar no Banco do Brasil. Ainda está para vencer e hoje ao tentar emitir de novo para ver se atualizava saiu a mesma guia. Aí tentei pela opção de pagamento para qualquer banco, pois achei que aí podia tar atualizada, mas, no entanto, saiu com o mesmo problema. Agora tenho duas guias. Uma para vencer dia 16 e outra dia 23. E agora?

  10. Oi Paloma T82. Você vai ver as diferenças na GRU nos campos “número de referência”, “competência”, “vencimento” e no código de barras é claro.

  11. Boa noite, pessoal!

    Gerei a GRU da segunda parcela o valor esta correto mas esta saindo como referente parcela 1 e 2. A primeira que paguei tinha referente a parcela 1.

    Que codigo é esse que veremos diferente nos boletos é o código de barras?

    Outra coisa como posso pagar se o dinheiro ainda está na conta social? Será transferido pra minha conta da CEF dia 09…será que aguardo transferir e pago na boca do caixa? É possível pagar 1.200 no caixa???

    No meu caso além de ter sido indevido (vi depois do cadastro que nao teria direito) aprovaram 600,00 e estao pagando 1.200,00. Printei todas essas telas e guardei. Na Dataprev tem aprovado 600,00 e depois mudaram pra 1.200,00…

    Outra coisa que to preocupada. Entrei hojr no portal da transparéncia e, apesar de a segunda GRU estar aparentemente correta como se tivessem recebido, ainda nao consta lá no portal a primeira devoluçao. Sera desatualizaçao mesmo? Preciso me preocupar?

    Estou louca pra devolver tudo logo. Tomara que devolvendo a segunda nao depositem mais nada. Tá uma bagunça isso.

  12. Oi, em qual navegador vc entrou. A minha está do mesmo jeito. Recebi 600,00 e está vindo 1,200 para pagar.

    • Também estou na mesma situação.

      Continua gerando Gru com valor de 1200 sendo que recebi só a primeira parcela de 600 reais.

      O vencimento dessa GRU com valor em dobro vencerá dia 18/06.

      • Tô com medo de passar o vencimento dessa GRU errada se eu não pagar. Não sei se conseguirei futuramente tentar gerar outra  GRU com valor correto de 600 reais.
    • Essa resposta é editada.

      Vana, pelos comentários quem gerou a GRU a partir de 01 de Junho o boleto está vindo com o valor das 2 juntas. Quem pagou na 1 semana assim que liberou a GRU já consta como paga e agora ja conseguem imprimir com o valor correto.  Graças a Deus Eu imprimi no dia 29 de maio e veio apenas 1 parcela de 600. Pra 2 parcela era pra ter caído dia 25 de maio, mas agora diz que não estou apta a receber e no site está reavaliando meu cadastro. Acho que se eu tivesse gerado agora tbm iria vir os 1.200 pelo prazo e ter sido aprovado na 1 vez. Infelizmente vai ter que esperar o site do ministério da cidadania atualizar e da caixa ou entrar em ctt com eles. Pelo jeito estão demorando cruzar os dados!

  13. Bom dia! Em que pese a descrição esteja primeira e segunda parcela, isso é geral, afinal foram pagas duas parcelas, o que conta é o valor. Se você devolveu uma, e apareceu 600 quer dizer que das duas parcelas pagas você deve apenas uma. Se apareceu 1200 é porque você não devolveu nenhuma. A mesma lógica para quem recebeu 1200, e 2400.

    A guia não é a mesma, a primeira tinha competência mês 05, essa é mês 06. O que importa é o valor. Eu paguei a minha ontem no Caixa Eletrônico já, a guia possui todos os dados diferentes, menos a unidade gestora.

    • Bom dia!

      Carolina será que eles vão cancelar o pagamento da terceira parcela para quem já devolveu as duas?

       

      • Penso que sim, meu nome só saiu na lista do mês 04 e como devolvido a união, na lista do mês 05 meu nome não consta.

        • Onde encontra a lista de quem devolveu o auxílio? Que site ?

        • Essa resposta é editada.

          Boa tarde!

          Obrigada Rafa85! Vou tentar encontrar. E que Deus nos ajude para que eles cancelem a terceira parcela.

           

        • no mes 05 também não consta meu nome na lista tbm, acho que não inseriram de todo mundo mas eles vão atualizar aquela lista pois ta faltando muita gente, até mesmo a arredação do mês 05 é muito mais baixa do que a do mês 04. Vou devolver minha segunda parcela amanhã.

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            Justamente pq o governo ta cancelando geral, muitas pessoas estão sem receber a segunda parcela e voltaram para analise.

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            Boa noite Kojima, você irá pagar usando o boleto dizendo que é “parcela 1 e 2” mesmo, ou já houve uma atualização no seu? Fiquei com receio de pagar por causa disso, de primeira decidi até esperar aparecer lá no site da listagem dos nomes que eu devolvi a 1ª parcela(ainda não consta lá já que o pagamento eu fiz dia 25).

            PS: Sim, o segundo boleto está certo na questão do valor(600 apenas), mas fiquei no receio por causa da descrição mesmo.

        • Rafa85, bom dia, existem duas listas?? O meu só aparece uma com o mês 4. E pagamentos até dia 5 de maio!!

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            Essa resposta é editada.

            Quando pesquiso por cidade, aparece a lista de cada mês: 04 e 05. Na parte dos filtros também tem os períodos ai vc coloca os meses que vc quer. Quando pesquiso so pelo meu nome ou cpf, aparece apenas uma lista, no caso a do mês 04.

    • Na minha primeira GRU, que peguei dia 21/05, não tinha a descrição da parcela. Nessa de hj diz que é d primeira e segunda. Vou pagar msm assim. Na lista consta que devolvi o valor da primeira parcela a União. Melhor devolver o quanto antes.

  14. Essa resposta é editada.

    Gente, Boa noite!  Eu vi a resposta  de Weverton aqui da Sebrae a uma pergunta de um rapaz sobre possíveis penalidades mesmo após a devolução. Essa resposta dele me deixou tranquila, porque o que ele fala faz sentido e espero que vocês também fiquem:

    Boa noite, pessoal!

    Para que haja alguma ação do governo, seja na esfera administrativa (Dívida ativa da União) ou judicial, faz-se necessário que haja um fato. No caso em questão, o fato seria o recebimento e a utilização indevida de um recurso federal, ao qual a pessoa não teria direito.

    Devolvendo o recurso por meio da GRU ou deixando-o na poupança social (se for o caso), o dinheiro retorna ao Tesouro Nacional. Sendo assim, o fato deixa de existr porque não houve a utilização indevida do recurso.

    Mas atentem para o seguinte fato. Não haverá qualquer punição à pessoa, considerando as hipóteses do parágrafo acima, mas os dados de vocês vão continuar no cadastrado por um prazo de até cinco anos – que é o período estimado pela Receita Federal.

  15. Finalmente consegui fazer o boleto referente a segunda parcela do auxilio emergencial, gente tentem gerar a GRU novamente

  16. Boa tarde,

    tbm estou devolvendo as parcelas 1 e 2.

    acabei de gerar e pagar o boleto.

    no meu caso ainda não havia feito o pagamento da primeira e recebi as duas parcelas.

    vamos ver se na 3 saíra o valor correto para pagamento.

    que até lá o sistema seja atualizado .

  17. Fiz a devolução da primeira parcela e hj para minha surpresa ao emitir a guia para  fazer a devolução hj da segunda parcela, me apareceu o valor de parcela 1 de 2 como valor como se eu não tivesse pago a primeira parcela, porém já paguei há bastante tempo e diretamente na agência do Banco do Brasil. Deixei uma manifestação registada no sistema.

    A guia está com vencimento para 19/06 mas como pagar algo com valor duplicado e sendo q já foi paga a primeira parcela.

    Alguém mais ja teve algum retorno do q devemos fazer para emissão da guia com valor correto?

  18. Estou na mesma situação, estou a vários dias acessando o site para gerar a GRU, porem, esta saindo com o valor de 1200,00, sendo que só recebi 1 parcela de 600,00. Eu NÃO recebi a 2 parcela, a mensagem que da é que está em avaliação.  Número 111 pede o cpf, diz que não me enquadro e encerra a ligação. Como proceder para a devolução desta primeira parcela?

    • Recebi só uma parcela mas aparecem duas, o que fazer? Perdi meu sossêgo com esse auxílio, não fiz o pedido,o valor caiu automaticamente. Desde que esse dinheiro caiu eu venho tenro várias crises de ansiedade, uma loucura minha vida ficou. Tô pensando em pagar os R$ 1200 só pra ver se minha paz volta, mesmo sabendo que vou perder os R$ 600,00. Podem me chamar de louco,mas esse negócio bagunçou minha vida.

    • Karla, estou na situação parecida…Graças a Deus eu consegui gerar a GRU pra pagar no bb na semana passada, somente com o valor da 1 parcela de 600 reais. Só consegui pagar ontem no bb da minha cidade. E estava previsto pra cair a 2 parcela dia 25 de maio e segunda-feira eu fui consultar o site e diz que meu cadastro está sendo reavaliado. Ligo no 111 e diz que não me encaixo nos critérios para pgto. Estou nervosa com isso. Porque não sei se vira outra gru pra pagar sendo que só recebi a 1 parcela. E como vamos saber se o valor caiu pra eles. Não aguento mais pensar nisso!! E de dá problema na receita Federal pro meu marido!!

      • Andrea Gomes,

        Ainda estou na mesma situação, gero a GRU e vem no valor de 1.200,00 para vencimento 16/06, porém, só recebi a 1 parcela de 600,00.  No aplicativo diz que está em REAVALIAÇÃO a 2 parcela. A todo o momento eu fico tentando pra ver se o valor atualiza e gera a GRU com o valor correto apenas de uma parcela. Não vivo mais, desde que tudo isso começou. Quero devolver isso logo o mais rápido possível. Se eu tivesse esse valor eu juro que pagaria esses 1200,00 só pra ficar em paz novamente, infelizmente eu não tenho.

        • Karla estou na mesma situação. Isso é uma sacanagem que estão fazendo. Nem os telefones estão funcionando para reclamar.

        • Eu também, mas não tenho o dinheiro e também não recebi a segunda parcela. Como posso devolver uma coisa que não recebi. Meu boleto vence dia 15, todo dia entro no aplicativo pelo menos umas 10 vezes pra ver se saiu de avaliação. Tô sem saúde mental desde que esse danado desse dinheiro caiu na conta.

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            Se tiver no caixa tem só Deus sabe porque eles cancelaram o caixa tem deveriam regularizar isso logo afff

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            todas as segundas parcelas foram depositadas na poupança digital da caixa, deve ta no CaixaTem a segunda parcela.

  19. vou espera alguma resposta alguém sabe me informar se eles já responderam em algum e-mail de vcs sobre o assunto

  20. Fiz a reclamação vou espera alguma resposta alguém sabe me informar se eles já responderam em algum e-mail de vcs sobre o assunto

  21. Também fiz a reclamação pois quero devolver a 1 parcela mais quando fui emitir o Gru e saiu com o valor de 1200 to com medo de pagar e depois eles não da baixa pois a segunda parcela nem peguei o dinheiro o aplicativo caixa tem nem entrar mais com o meu cpf não me dá nem a opção de entrar

  22. Realizei a devolução da primeira parcela no dia 18, porém ainda sim recebi a segunda parcela.. Quando fui devolver, o valor estava em 600, mas a GRU estava completamente igual a primeira que paguei (Código, vencimento etc) isso é normal ?

  23. Boa tarde!

    a) Cobrança em duplicidade – isso é um erro do sistema do Ministério da Cidadania, que não está reconhecendo o pagamento da primeira parcela. O que fazer? Sugiro fazer um registro na Ouvidoria e se identifique, apesar de ter a opção de anonimato. Veja como proceder:

    Passo a passo para fazer o registro:

    1 – Clique no link abaixo:

    https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f

    2 – Escolha a opção “Reclamação”

    3 – Marque a opção “continuar sem me identificar”. Caso queira se registrar, também não há problema. Eu faria por essa para deixar registrado que estou tentando devolver o auxílio (MELHOR OPÇÃO). Se optar por se identificar, tem de fazer um cadastro simples.

    4 – Na opção “Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação” pressione a seta que fica do lado direito do campo e role as opções até encontrar MCIDADANIA  – Ministério da Cidadania (cultura, desenvolvimento social e esporte) e selecione essa opção.

    5 – No campo “Descrição  – assunto que vai falar “ , sugiro que selecione Coronavirus (Covid-19), pois só existe uma opção para auxílio emergencial  “Fraude em auxílio emergência”, o que não é o caso.

    6 – No campo “Fale aqui” inserir a reclamação de vocês ou colocar – caso entenda pela pertinência do mesmo – o texto que já elaborei e inclusive registrei no site:

    Senhores! Fiz a devolução da primeira parcela do auxílio por meio de GRU gerada no site do Ministério da Cidadania, uma vez que observei não atender aos critérios exigidos pelo programa. Estou tentando devolver a segunda parcela, no entanto, a GRU emitida está saindo com o valor da primeira e segunda parcelas, havendo a duplicidade do valor da primeira parcela já devolvido. Dessarte, solicito que o Ministério da Cidadania proceda ao acerto do programa de devolução, de forma que a GRU emitida contemple apenas o valor da parcela efetivamente devido. Adindo, solicito que seja inserida orientação na FAC de como proceder nessa situação por mim reportada, uma vez que há muitas pessoas reportando o mesmo problema. Ao tempo que aguardo as providências por parte do Ministério, manifesto meus agradecimentos pela a tenção.

    Obs: há a opção de incluir anexos. (um clip do lado direito da tela). Se optarem por se identificar no início do processo (eu recomendo para que saibam que vocês estão fazendo a coisa correta), podem inserir uma cópia da GRU paga para a primeira parcela e também a GRU emitida com a duplicidade de valores.

    Observem que os campos  da opção  “informações adicionais” não possuem asteriscos, ou seja, não precisam ser preenchidos.

    7 – Selecione a opção “avançar”

    • estou na mesma situação recebi apenas a primeira parcela e quando tento devolver gerar 1.200, mas recebi apenas 600, como devo proceder?

    • Mas eu não paguei ainda, porque só recebi 600 e pra devolver, a GRU está emitindo 1200

    • Alguém saberia como me ajudar? Eu recebi somente a primeira parcela, e ao tentar fazer a devolução está me gerando o valor de 1.200, cobrando a parcela 1 e 2.

      • voce conseguiu resolver? pois estou na mesma situação?

         

      • Wermesson estou na mesma situação. Recebi uma parcela no banco BB, a segunda não recebi e não está na conta digital, e o valor que está cobrando é 1,200. Não vou pagar enquanto não atualizar.

      • Essa resposta é editada.

        Todos que receberam apenas a 1a parcela, a GRU gerada é sempre de 1.200. Não se tem o que fazer a não ser aguardar uma correção como aconteceu na semana passada (é só ler as respostas do tópico para entender o que estava acontecendo) ou aguardar o pagamento da 2a parcela, emitir a GRU de 1.200 e se livrar disso.

      • sua segunda parcela deve está na conta social digital caixa, todo mundo recebeu por lá.

    • Boa tarde!

      Sr. Weverton qual a sugestão para quem já devolveu duas parcelas e no APP ainda não consta como cancelado?

       

    • Essa resposta é editada.

      Boa noite. Infelizmente o Ministério da Cidadania já divulgou hoje a lista de todos que receberam o auxílio emergencial. No meu caso, aparece o nome da minha esposa e logo à frente à informação de que o valor foi devolvido à União. Pelo menos agora eu sei que a devolução da primeira parcela foi registrada. Estamos tentando devolver a segunda, mas a GRU gera um valor de R$1200,00, correspondente à primeira e segunda parcelas. Tô até pensando em pagar esse valor mesmo, pelo menos quando sair a próxima relação a segunda vai constar como devolvida também.

    • olá, me ajuda com o siafi

       

    • Acabei agora mesmo de fazer um registro na Ouvidoria. Me cadastrei e  já estou com o protocolo em mãos.

    • Novidades?????

    • Entrei em contato com a equipe de Ti do ministério e os mesmos informaram da atualização da ferramenta, pediram pra aguardar mais um tempo pois estão trabalhando arduamente pra isso.

      • Para mim ainda está gerando o valor de 1,200 em vez de 600,00. Mais alguém?

        • Vana, para mim também ainda está com o mesmo problema. Recebi uma, mas o valor aparece em dobro.

        • Vana, eu acho que depende de quando você pagou a GRU referente à devolução da primeira parcela. Eu paguei no dia 18/05. Vi outros comentários de pessoas que pagaram dia 21/05 e já estavam conseguindo gerar o boleto da segunda somente. Paguei no dia 18 e consegui gerar a GRU da segunda, de forma correta, no dia 05.

            0

            Joso Joso, eu só recebi uma parcela de 600,00, agora está em análise a 2°. Mas ao gerar aparece o valor de 1,200..

      • Gente da uma olhada no site..já está emitindo o valor certo…eu acabei de gerar a gru com o valor de 600 e não o duplicado…. graças a Deus

        • Ola pessoal ainda esta saindo duplicado o valor para devolução, alguem poderia me auxiliar como devo fazer?

        • Joso joso, em qual parte vc consegue vê q já foi devolvido a união???

          Entrei agora no portal transparência e não aparece q eu já fiz a devolução da primeira parcela. Já devolvi a primeira parcela desde o mês passado mas aparece ainda meu nome na listagem.

          Consegui emitir uma guia com p valor correto mas ainda aparece parcela 1 de 2.

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            Eu recebi a primeira parcela e fiz a devolução assim que lançaram o site. Fui ver na lista e meu nome não consta em nenhuma parte. Nem na listagem de beneficiários/responsáveis e nem na listagem dos que devolveram o valor para a união. Tentei a busca por nome e por CPF. Tem algum outro lugar no qual eu possa ver se essa primeira parcela já consta como devolvida?

          • Oi Cabral. É no site transparencia.gov.br À frente do nome, no campo observação, aparece a mensagem de que o valor foi devolvido à União.  Mas acho que depende da data em que o pagamento da GRU foi feito. Eu paguei no dia 18/05. Vi relatos aqui de pessoas que pagaram no dia 23/05 e já consta a informação da devolução à União.  Acho que na próxima atualização da lista, já com os dados da segunda parcela, devem aparecer os pagamentos (devolução) do mês de maio completo.

        • Aqui também, mas diz que é referente a primeira e segunda parcela, ele não especifica de qual parcela é esses 600 reais, apesar de eu já ter paga a primeira parcela dia 18 do mês passado.

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            Bom dia!

            Ayami Kojima, você tem alguma informação referente ao cancelamento de pagamento da terceira parcela?

          • Rafa 85, onde vc conseguiu vê q a primeira parcela foi devolvida??? Já devolvi também e queria saber como consultar

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            Eu gerei pelo boleto, e conferi o codigo de barras do boleto e não parecia ser a mesma parcela, diferente do que tava acontecendo antes, e conferi com o boleto que eu paguei referente a 1ª parcela do auxilio.

        • Boa noite, galera!

          Realmente o valor agora está saindo certo (R$600), porém na descrição da GRU ainda informa devolução das parcelas 1 e 2. O que vocês acham ? Pelo valor estar certo, já pode pagar ou é esperar a descrição ser ajeitada para somente parcela 2 ?

          • Devolvi a primeira parcela no dia 18/05, na boca do caixa do BB. Entrei agora no site e não consta que fiz a devolução embora a GRU veio como R$600,00 referente 1 e 2 parcela! Não sei se devo pagar agr com a descrição de 1 e 2

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            Na minha primeira GRU, que paguei dia 21/05, não tinha a descrição da parcela. Nessa de hj diz que é da primeira e segunda. Vou pagar msm assim. Na lista consta que devolvi o valor da primeira parcela a União. Melhor devolver o quanto antes.

          • Obrigado pela resposta Joso Joso, já havia devolvido a primeira parcela no dia 19/05 e na segunda-feira já devolverei também a segunda parcela

          • Jarbas, o que importa é que o código é diferente da GRU da primeira parcela. Ou seja, não vai ser confundido com a GRU da primeira. É interessante pagar o quanto antes, pois quando a listagem dos beneficiários divulgada no site transparencia.gov.br for atualizada já vai constar que foi devolvida à UNIÃO. A primeira parcela que devolvi já consta como devolvida à UNIÃO.

             

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            Consegui gerar o boleto com o valor certo, porém aparece na descrição referente 1 e 2, eu já paguei a 1 devolucao, mas vou pagar assim mesmo, pelo menos o valor ta correto.

          • aqui também tá 600 reais, consta como primeira e segunda parcela na GRU. Antes constava com 1200 reais, mas eu já tinha pago a primeira parcela a muito tempo. Mais alguem com o mesmo problema?

      • Oi Amanda, boa tarde…consegui pagar a GRU no bb hoje, ontem por falta de informação do segurança eu não consegui. Tomara que arrume logo esse site pra cair o pgt da 1 parcela. Pois a 2 parcela era pra cair dia 25 de maio e fui consultar agora diz que não estou apta para receber e no site tá analisando de Novo. Acho que a receita Federal consultou pois sou dependente do meu esposo no IR. To morrendo de medo de dá problema pra ele na receita por um erro meu. Nem consigo dormi direito. Só tenho vontade de chorar…

      • Oi Amanda! Lembro de vc quando a gente tava no desespero esperando essa opção de devolução. Agora tô com o mesmo problema, paguei a primeira parcela o mais rápido possível, pra que pagasse antes da segunda parcela cair, achando que se pagasse logo a segunda parcela não caia. Agora dia 3/05, a segunda parcela cai, achei estranho mas fui emitir a GRU para devolvê-la. Quando emito vejo o boleto de 1200 com a descrição “1a e 2a parcelas “. Agora é esperar pra ver se arrumam isso pra quem já tinha pago a 2a

        • Joso Joso, obrigada.  Consultei agora e não aparece ainda q eu já fiz a devolução.  Paguei a primeira dia 22/05. A segunda ainda vou pagar pq só consegui gerar hj o boleto com o valor correto. Mesmo aparecendo parcela 1 de 2 eu vou pagar logo.

          Espero q nos próximos isso seja corrigido.  Vou ficar de olho se vai atualizar q eu já devolvi o valor.

          • Comigo ta a mesma coisa… muita gente também ta reclamando de ainda não constar na lista como devolvido . É chato…mas é o jeito esperar

      • Será então que haverá um momento que vamos gerar uma nova gru e está vira com valor de apenas 1 parcela?
        Pergunto porque não sei o que acontece com a gru errada que foi gerada, se tenho que solicitar cancelamento dela quando eu tiver uma com o valor correto.
        agora por exemplo, se eu colocar cpf de novo e pedir pra gerar, será uma nova gru? Ou apenas vai me mostrar a mesma que já gerou e não paguei pq está com valor errado?

      • estou no aguardo da atualização, por favor avise a gente quando tiver alguma noticia

  24. Pessoal enviei duas reclamaoes uma para o TCU e outra para o Ministerio da Cidadania….. relatando o ocorrido as reclamacoes eu fiz aos canais de OUVIDORIA e atendimento…. é so olhar nos devidos sites e ver as opcoes….. relatei os Fatos e pedi que o problema fosse direcionado as pessoas responsaveis para uma solucao… seia bom que voce tb fizessem Tais reclamacoes para que essa demanda chegue mesmo aos tecnicos seja eles do TCU ou ministerio da cidadania…. usem os canais disponiveis nos sites…. nao esquecam que o codigo 6888-6 é um codigo de devolucao de valores que pertence ao TCU…. vamos nos unir e enviar reclamacoes aos estes orgäos gestores para uma solucao eficaz….. penso que isso seja um Interesse de todos nos para finalizar este Inferno…..

  25. Bom dia,  devolvi a primeira parcela em 27.05. Porém, fui  verificar se a guia da 2ªparcela estava disponível, e acabou gerando o valor da somatória da primeira e da segunda parcelas, totalizando R$1.200,00. alguém passou por isso. Como faço?

    • ministerio ta consertando isso, pediu pra tentar daqui a alguns dias. Fiquem de olho na versao do site, se mudar pode fazer uma nova tentativa. por hora temos que aguardar.

      • Olá Amanda,devolvi a 1° parc. No banco credenciado do banco do Brasil 28/05 tem algum problema?

        Como eu faco para pagar a 2° parc.. se mostra no boleto referente a 1° parcela ao tentar emitir.

        Será que e porque paguei na credenciada? E não consta o pagamento da primeira nota sistema?

        Me ajuda

         

      • Obrigado pela informação Amanda! Também estou na mesma situação. Vou fazer a reclamação no site também, para reforçar a urgência!

      • Obrigado pela informação Amanda! estamos na mesma situação, qualquer coisa atualize a gente por favor. Se eu souber de qualquer coisa, eu aviso aqui no tópico

      • Irá mudar a versão do site? Quantos  dias podemos tentar novamente? E a primeira parcela paga não caiu? Eles não receberam? Eles disseram algo?

        • Tem que aguardar ver se a versao do site muda, eles estao trabalhando muito, em relacao ao pagamento da primeira deve ter debitado. Ai ja e com eles! eu tenho os comprovantes, so devem precisar atualizar isso pra gente poder pagar. muita dificuldade pra devolver um dinheiro, estou sem vida desde o mes passado, tudo gira em torno disso pra mim. espero que consertem logo!

    • tem gente que pagou bem antes como eu (dia 18) e ainda está registrada a primeira parcela na GRU junto com a segunda parcela

  26. bom dia weverton, tentei pelo portal siafi, mas ele nao dá a opção do codigo 68888-6

  27. Essa resposta é editada.

    Não é possível fazer geração de GRU para este perfil após às 23:59:59 do dia 04/06/2020, alguém sabe porque aparece essa msg ? tentei imprimir a gru hoje 06/06 e saiu essa msg

  28. Estou na mesma situação. Já paguei desde o dia 18 a primeira e hoje tentei gerar para pagar a segunda e nada!! Saem 2 valores como se eu não tivesse pago o primeiro. Realmente está muito desorganizado, quero devolver o dinheiro e não posso por conta desse impecilho.

  29. Bom dia, Rinaldo!

    Concordo com você que há muitas informações desencontradas. O que você poderia fazer é gerar uma GRU no portal do SIAF.

    http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp

    Você vai preenchendo os campos de acordo com as informações que aparecem na GRU que você tem em mãos. Se for possível, envia para mim uma foto dessa GRU (cubra o seu nome e o seu CPF, pois isso é uma informação particular. O que preciso saber são as infromações dos outros campos para que eu possa tentar gerar uma GRU para mim e poder orientar o passo a passo de como proceder.

    Basta você pressionar a opção de comente a resposta que virá um email para mim e somente eu terei acesso.

    Agradecido!

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