Como cancelar o cadastro para auxilio emergencial que fiz indevidamente?

Pergunta

Para auxiliar meu filho, que trabalha informalmente e não conseguiu se cadastrar visto que a mensagem dada era que os dados não conferiam, Fiz no meu cpf para testar se era algum problema com o site e consegui infelizmente. Como faço para cancelar?

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Respostas ( 206 )

  1. No aplicativo poderia ter a opção de cancelamento, gostaria de fazer o cancelamento da solicitação.

    • Bom dia, pessoal!

      Falei agora há pouco com um atendente da Caixa sobre o cancelamento do auxílio e devolução de valor. Ele me informou que caso o valor tenha sido creditado em conta poupança Caixa, o valor permanece lá por tempo indeterminado, diferentemente da conta digital criada pela Caixa onde o valor é estornado em 90 dias caso não seja feito o saque. Ele me aconselhou a não movimentar a conta. Deixar o dinheiro lá. Disse também que a Caixa está estudando junto ao Ministério da Cidadania uma forma de devolução do valor voluntária. Pediu para que eu ligasse daqui a 15 dias e também acompanhar informações sobre o auxílio na internet. Eu até falei sobre pessoas que receberam o valor sem ter solicitado pois tenho visto muito isso também, a maioria servidor público e pessoas inclusas no CadÚnico, estas porém com emprego formal. Ele recebeu outras ligações sobre isso porque eu perguntei. A Caixa está ciente de que houve um erro na análise dos dados e quem tem direito não recebeu e quem não tem recebeu. Disse também que a questão da devolução não deve passar de maio, que ainda este mês teremos uma posição já que haverá o pagamento da segunda parcela. Então nos resta uma chance de resolver isso. Vamos ficar tranquilos! Digo isso a mim mesma pois estou preocupadíssima kkk Boa semana a todos.

      • Bom dia, Gabriel!

        Obrigada pela resposta. Esta notícia parece já estar circulando entre as pessoas, então me deixa mais aliviada. Já até passei mal por causa desse auxílio. Só quero resolver isso logo e voltar a ter sossego. Também aprendemos algo com isso: Nunca mais colocar nossos dados em nada mesmo que seja só para fazer um teste e antes de se inscrever também em alguma coisa, ler todo o regulamento pra ver se tem mesmo direito a algo. Lição pra vida kk

      • Alguma novidade sobre o formulário de devolução? To nem dormindo direito por causa dessa situação,consciência pesada de está com o dinheiro que não tenho direito e  medo de da alguma coisa com a justiça.

      • Alguma novidade, estou na msm situação, fiz o cadastro por teste para auxiliar um amigo e acabei sendo aprovado. Quero devolver esse dinheiro, acho um grande erro desse sistema pois eu coloquei meu CPF ele deveriam investigar minha renda ja que esta tudo declarado.

      • Um absurdo não ter opção de cancelamento. Não faz sentido, isso facilitaria tanto pra quem fez quivocadamente quanto pro governo. Um aplicativo muito mal feito. Mal dava pra colocar todos os dados. Toda hora travando. Tem que ter uma solução. Vão ter pessoas prejudicadas.

      • Essa resposta é editada.

        Alexa,

        Boa notícia, todos estão apreensivos com essa situação e queremos regularizar na maior brevidade.

        Espero que possamos resolver esse mês.

        Vamos manter o grupo ativo para tirar as dúvidas.

      • Bom dia, pessoal!

        Entrei em contato com o Ministério da Cidadania pelo número 61 2024 2994 e a atendente disse que eles ainda estão verificando a forma de devolução voluntária. Acham que até segunda (18-05) sai. A atendente disse pra eu acessar o site Fala BR e aguardar o retorno por e-mail. Acho que não é muito útil fazer isso, visto que muitos já fizeram reclamação neste site, mas enfim. Não há certeza ainda. O jeito é aguardar, sendo bem realista mesmo.

        • Bom dia pessoal, vocês conseguiram pagar a GRU ? As outras parcelas pararam de cair na conta ?

          1. Estou na mesma situação , trabalho formalmente , sou funcionária pública na minha cidade e pra ajudar minha sobrinha que estava dando erro fizemos o cadastro no meu CPF mas tinha certeza que não seria aprovada e tbm achava que dava para cancelar , a primeira parcela cai na semana que vem , não vejo a hora de poder deitar essa GRU e devolver .
      • Estou aguardando chegar logo segunda feira ,o meu foi negado e depois aprovaram e depositaram ! Eu nem mexi nesse dinheiro quero devolver

      • Nesse vídeo tem uma doutora explica que o governo criou o site pra devolução voluntária
        (https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao ).
        Segue o vídeo
        https://m.youtube.com/watch?v=hr4Cw0geFno

      • Alexa, bom dia! Obrigado pela resposta. Eu falei com eles ontem pelo telefone e me informaram que deveria aguardar. Me sinto um pouco mais aliviada em saber que vao disponibilizar em breve essa opcao. Ela te falou se apos a devolucao o cadastro no sistema ja sera cancelado? para que nao recebamos as demais parcelas?

      • Mas e os problemas com a justiça? Devemos ver tambem sobre isso.
        Eu solicitei achando que teria direito, mas quando o governo lançou um outro beneficio, percebi que não deveria ter solicitado.

      • Ian, nao e uma multa. é pra gerar o valor que ja foi recebido. Nao tem o pq deles nos cobrarem multa se estamos a todo momento tentando devolver. Porem no futuro quando fizerem auditoria no programa, vai requerer multa dos que receberam e nao fizeram a devolucao. Como aconteceu com os beneficiarios do bolsa familia. Alem do que trata se de devolucao voluntaria, ou seja devolve quem quer. Ele diz no email que nao foi prevista a questao da devolucao, porem o meu conselho e todo mundo devolver pra nao gerar questionamento no futuro. Eu queria mesmo era que fosse cancelado. Pra quem fez e foi negado, os dados nao foram validados como ele explica nessa parte :

         

        ” Após o cadastramento é feita averiguação dos dados informados, e quando da constatação de condição que impede o recebimento, a solicitação é negada, não havendo qualquer sanção por parte dos cidadãos que realizaram a inscrição. ” Ou seja quem deu negado, cadastro nao foi validado. Quem foi aprovado e DESEJA devolver o recurso, veja que ai ele usa a palavra deseja e nao DEVE, entao nao acho que se trata de uma multa e sim da devolucao do dinheiro. acho que quando formos nos identificar no portal, ja vai gerar o valor que fora recebido.

         

        quem tiver fixo por favor, ligue no 121 para mais informacoes, pois eu nao tenho FIXO e nao aceita ligacao de celular.

      • Tomara que agilizem logo isso. Qual foi o telefone que vc falou?

      • Número que liguei: 0800 726 0207, opções 3 e 6.

      • Tem muita gnt informal q ganha super bem por mês e tem direito de receber bolsa família. Agora o trabalhador formal q ganha um salário mínimo tem q devolver… E essas q dizem ser mãe solteira e recebe 1.200 mas na verdade são solteiras uma ova, muitas aí são casadas tem filhos com o cara e ainda o esposo trabalha e ganha bem.. o problema é que o governo não sabe investiga porra nenhuma e acaba querendo ferrar com uns e outros não.

      • Ontem saiu uma reportagem sobre o tema, mas não informaram data.

        De acordo com o Ministério da Cidadania, quem recebeu o auxílio emergencial sem ter direito terá de devolver os recursos aos cofres públicos por meio do pagamento de uma Guia de Recolhimento da União (GRU).”

      • Minha conta Caixa não é habilitada para fazer pagamentos. Para devolução do valor, posso sacar os 600 e pagar a guia pessoalmente no BB? É que eu não queria sacar o dinheiro, mas não tenho como pagar no app Caixa.

      • complementando, a GRU serve para gerar pagamentos de coisas relacionadas a orgaos federais, como passaporte por exemplo. quando se perde titulo de eleitor, e gerado uma pq vc esta pagando a um orgao federal. Nao tem nada de multa ai nao, nenem…vamos na Fe que segunda a gente resolve isso.

      • Quando souber de mais informações, se possível coloque aqui .

      • Ian consegue me encaminhar este email. Por gentileza

      • Amanda, o meu esta na minha poupanca caixa. eu vou gerar a gru e fazer pagamento via internet banking. o comprovante vou guardar como prova de que devolvi, mas o cadastro deveria ser cancelado automaticamente, eu penso assim.

      • Não faz sentido nenhum a pessoa devolver o valor e eles NÃO cancelarem automaticamente o recebimento do benefício… Pode sacar o dinheiro e ir pagar no banco. Eu passei na poupança pra conta corrente, aí o cheque especial ficou com uma parte do dinheiro, mas saquei em outro banco e, assim que tiver a GRU, vou no banco fazer esse pagamento. Deus me livre ficar com um dinheiro que não preciso e que pode ajudar muita gente

      • Pelo o que entendi desse e-mail serão dois pagamentos: A guia e a devolução dos 600. É isso mesmo?

      • Oi Ian! De onde você tirou essa informação? Procurei no site do bacen e não encontrei nada!

        Se puder me responder, agradeço!

    • No site da CEF, em Perguntas sobre o Auxílio Emergencial fala o seguinte:

      Realizei meu cadastro/solicitação pelo APP/Site equivocadamente, como faço para cancelar/excluir?

      Após a finalização da solicitação pelo site Auxílio Emergencial ou app Caixa | Auxílio Emergencial é necessário aguardar a verificação dos órgãos responsáveis pela concessão, não havendo possibilidade, nessa fase, de cancelamento o cadastro.

      Caso a solicitação seja aprovada, o cidadão deverá aguardar as orientações que serão disponibilizadas no site da caixa a respeito da devolução voluntária do recurso.

    • Gente se alguém conseguir alguma informação sobre como cancelar é devolver o dinheiro me avisem por aqui por favor

      • Adriana Mota

        Fazer uma doação seria uma boa ideia já que você foi aprovada e quer devolver o dinheiro… Sabe, estou tentando ser aprovada a mais de 20 dias e não consigo ser aprovada, mesmo tendo todos os requisitos.

        Se você não quer O dinheiro der para as pessoas que estão precisando…

        Querendo ajudar pode mandar mensagem nesse número; 081996454795.

         

    • Bom dia, gente!

      Já está disponível a devolução voluntária do valor. Deve ser paga somente pelo Banco do Brasil. É só colocar seu CPF, não precisa preencher mais nada. Tem até final de maio pra pagar.

      Link: https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao?fbclid=IwAR2G8fuxIOsfZxmoomB2C5iyYFosq2dwrz82DXgb1b43CL0Aot_YC9x0rLE

    • Sai ja ja a devolucao. Detectaram 189 mil militares recebendo o auxilio e informaram que eles terao que devolver. e nos aqui rodando o mundo atras de devolver e nao conseguimos, so espero que nao haja multa. Na noticia diz que estao averiguando os CPFS que receberam, . Gente eu so nao entendo uma coisa, como que 3 orgaos trabalhando juntos : CAIXA, DATAPREV e MiNISTERIO da cidadania nao detectaram esse recebimento indevido e fizeram esse pagamento? foi ai onde eu e os demais aqui se ferraram. Eu nao isento minha culpa nenhuma de ter feito o cadastro, eu nem sabia que era crime a principio, mas se os orgaos olham meus dados eles sabem quem eu sou e o que faco, detectaram assim que eu tenho direito nao entendo como. Eu nunca pensei que teria uma dor de cabeca tao grande por causa de uma quantia. O governo disponibilizou pra mim saque recisao, saque aniversario de FGTS e eu mandei tudo de volta, e ca estou eu enrolada com isso.

       

      se alguem tiver alguma noticia de devolucao por favor, responda aqui. eu desejo responder voluntariamente, nao quero receber nada de cartinhas com multa na minha casa :/

      • Não é possível que agora eles não criem um mecanismo de devolução e cancelamento pois, não somente os 190 mil militares, deve ter um milhão nessa situação.

        • Manoel eu acho que ta pra mais que isso viu. Eu entro aqui e fico feliz em ver a galera querendo devolver logo, espero que o governo quando nos identificar saiba que procuramos varias formas de devolver.

           

          tentei atualizar o site agora pouco e nada. se nao aparecer nada ate sexta, eu vou ver se vou numa agencia CAIXA pra mais informacoes.

          • A caixa continua com a informação que será disponibilizado no site do Ministério a opção de devolução.

            O número 121 não está funcionando do meu celular e não tenho fixo.

             

             

      • Tentei ligar no 121 desde ontem…só dá ocupado…acho que temos que aguardar mesmo…não tem o que fazer…

      • Bom dia amanda, já tentou entrar em contato com o 121? é a ouvidoria do ministério da cidadania.
        Eu não tenho telefone fixo pra isso, mas nesse número eles podem tirar essas nossas dúvidas. Se voce puder ligar, seria bom.

        • Boa tarde Fernando,

          Consegui falar no 121 hoje, depois de 40 min. a Jaciele me informou que temos que ficar de olho no site da Caixa, que eles liberarão lá (do mesmo jeito que colocaram o link para o cadastro) um link/app para a devolução desse valor. Temos que aguardar e verificar todos os dias…agora quanto ao envio do formulário/e-mail, disse que não tinham como verificar…

          Vamos Aguardar, qualquer novidade postarei aqui…

          Boa sorte!

        • Bom dia, Vamos ter Fé que tudo vai se resolver tanto quem fez o cadastro equivocadamente e recebeu e quer devolver,quem fez equivocadamente e está em análise que seja negado, esperar pra tudo se resolver!

        • Valeu, Fe! eu havia mandado por esse formulario dia 28 passado, mas nao obtive resposta, quando eu consulto o sistema diz que nao foi cadastrado no sistema ainda. De qualquer forma, eu acabei de preencher um outro e guardei o protocolo na pasta que organizei. Nesse outro eu anexei o email da resposta do BACEN e meio que cobrei eles uma solucao em relacao a devolucao voluntaria, vamos ver o que acontece mais pra frente.

        • oi Fe, bom dia! eu ja tentei entrar em contato mas o meu celular nao comppleta a ligacao, foram 25 tentativas ontem e nada. Dizem que pega tanto de fixo quanto celular, mas eu nao consegui e nem tenho FIXO. O ministerio nunca me respondeu pela solicitacao que fiz , ainda esta como cadastrada no portal fALA BRASIL.

          • Na verdade eu enviei uma mensagem pra ouvidoria do proprio ministerio da cidadania… Estou aguardando resposta também.
            Fique tranquila, muita gente se cadastrou achando que tinha direito, só teremos que devolver mesmo.

          • Também não consigo entrar em contato com esse número. Todas as tentativas a chamada não é completada. O jeito é esperar sair no site do Ministério da Cidadania o formulário para a emissão da GRU.

          • Por favor, se conseguirem uma solução, postem aqui…assim faço eu tbm!

            Obrigada

        • Fe, pode me mandar esse email da OUVIDORIA? pq a solicitacao que fiz dia 28 foi atraves do portal fala brasil.

    • Estou na mesma situação q a sua, vc conseguiu??

      • Irmão, ajude fazendo uma doação… Eu realmente preciso.😢

      • Adriana Mota

        Fazer uma doação seria uma boa ideia já que você foi aprovada e quer devolver o dinheiro… Sabe, estou tentando ser aprovada a mais de 20 dias e não consigo ser aprovada, mesmo tendo todos os requisitos.

        Se você não quer O dinheiro der para as pessoas que estão precisando…

        Querendo ajudar pode mandar mensagem nesse número; 081996454795.

         

        • Essa resposta é editada.

          A questao Jaque, seria uma boa  sim fazer uma doacar…mas quem foi aprovado e recebeu, tem que devolver o dinheiro se não for feita a devolucao, no futuro pode haver uma penalidade. Eu sei que e frustrante nao ser aprovada, houve um erro de sistema tanto pra os que foram aprovados sem mereces quanto os que nao foram aprovados e tem direito. O dinheiro tem que ser devolvido para que o pessoal nao seja prejudicado, infelizmente. Mas continue tentando no aplicativo, insista pra que vc seja aprovada. Tudo vai dar certo.

    • Com certeza. Até agora nada no site do Ministério da Cidadania ? Sobre a GRU.

    • queri resolver isso também, não quero pagar nenhuma multa até pq eu não tinha direito também.. só fiz pq eu precisava pagar meu aluguel se não eu ficaria na rua

       

    • No site Auxilio Emergencial ficava em análise, sem opção de cancelar solicitação.

    • Conseguiu resolver???

    • Também estou nessa situação, e não consigo pedir cancelamento, aplicativo não permite.

      Esperar para ver como vão proceder quanto à devolução.

       

  2. Estou na mesma situação. Fiz uma reclamação no Bacen, pedindo para que meu cadastro seja cancelado, pois somente depois de fazer o cadastro, entendi que estou fora dos requisitos! Os requisitos são confusos. Me confundi e não quero receber algo que não tenho direito de receber! Na minha reclamação pedi para me ajudarem a realizar o cancelamento e falei que deveria existir a opção de cancelamento. Segue o link para quem quiser tentar: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao

    • Ainda nada!

      Assim que eu tiver algum retorno, vou postar aqui. Peço para que todo mundo faça isso também, caso tenham uma resposta.

    • Se conseguir devolver me avise. Já tentei de várias formas sem resposta. Vou aguardar pra tentar fazer a devolução voluntária. Aplicativo muito mal feito. Nunca vi algo assim. Não ter a possibilidade de alterar dados e cancelamento. Eu fiz o cadastro equivocadamente, achando que tinha direito. E errei alguns dados na hora de preencher.

    • Natália  consegui falar com um atendente da caixa. Ele me informou que nao pode ser feito o cancelamento. Mas que daqui 15 dias é para eu ir na caixa e falar com o gerente da caixa para que eu possa fazer o estorno para caixa.

    • Tambem nao responderam a solicitacao que fiz semana passada Hoje tentei ligar para minha agencia, mas ninguem atende. Pessoal, salvem todas as solicitacoes. E de extrema importancia isso. Hoje estou mandando mais uma solicitacao para o ministerio da cidadania e se possivel para o BACEN. O dinheiro esta la, esperando pra retornar, eu quero devolver isso o quanto antes. alguem ia na caixa hoje, nao sei quem foi…algum progresso?

    • Com essa bagunça que eles estão,  não vai adiantar nada. O melhor a fazer é montar umas cestas básicas e doar

    • eu tambem fiz a solicitaçao e queria devolver pois como vc entendir errado as regras, fui aprovado porem nao sei como fazer para fazer a devoluçao !

    • Essa resposta é editada.

      Nathália deu certo sua reclamação no Bacen?

      • Gente, não deu certo minha reclamação no Bacen.
        A Caixa respondeu minha reclamação no Bacen ontem, falando que não tem como cancelar, porque uma vez que o cadastro é feito, os dados são enviados para análise. Disseram que estão estudando a possibilidade de mais para frente permitir o cancelamento e a alteração de dados, mas, que no momento não tem como e que tenho que esperar a resposta no aplicativo sobre se foi indeferido ou deferido o benefício.
        Até o momento não tive resposta no aplicativo.

        • Boa Tarde!

          Estou na mesma situação. Preciso cancelar o meu que foi aprovado. Depois que li direito entendi que nao tenho direito. Você Consegui  cancelar?

          • Essa resposta é editada.

            Vcs conseguiram cancelar?

            Fiz o pedido de cancelamento no Bacen mas eles responderam que não é da competência deles.

        • Essa resposta é editada.

          • Essa resposta é editada.

            No meu caso infelizmente foi aprovado, Isabella. Agora estou tentando descobrir como faz para cancelar isso e devolver o valor.

        • Essa resposta é editada.

          Oi, teve mais alguma resposta?, eu solicitei o auxílio e na mesma época minha carteira foi assinada, mas achei que não estava registrada pois não estava enviando os documentos pro escritório, aí depois recebi um contra cheque e vi que estava assinada, mas já tinha solicitado o auxílio e infelizmente não tinha como cancelar, aí, nem entrei mais no aplicativo e deixei pra lá pq achei que não seria aprovado por isso e estaria ótimo, só que abri sexta e infelizmente foi aprovado e essa semana deu que minha carteira foi assinada a um mês, e agora não tenho mais o direito, queria arrumar um jeito de devolver ou cancelar a solicitação, estou com medo de dar algo judicial, sendo que foi um erro (mas não recebi e nem peguei dinheiro nenhum)

          • Essa resposta é editada.

            Fiz uma nova reclamação no Bacen, falando que eu pedi para cancelar o cadastro, não cancelaram, e que agora foi aprovado e que quero o estorno dos valores ao governo.
            Ainda não tive nenhuma resposta, porque fiz esta nova reclamação na sexta-feira (24/04).

          • Exatamente oque aconteceu comigo

            ( Não peguei o dinheiro e nem mexi em nada vi que fui aprovado quando falaram no meu trabalho que um de nós tínhamos pedido o auxílio)

            Gente não quero ter problema judicial por conta disso amanhã vou na caixa tentar fazer o cancelamento

      1. Finalmente saiu como devolver o valor.

       

      Link para devolução.

      https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao

    • Priscila Oliveira, como o gerente lhe orientou sobre ir na caixa para fazer o estorno?

      • Essa resposta é editada.

        Quando eu fui na caixa o gerente pediu pra aguardar ate eles disponibilizarem a opção, eu mandei mensagem pra eles via SAC, mandei pra o ministério da cidadania, DATAPREV e ate pra controladoria geral da uniao! Estou salvando todos os prints. Este aplicativo teve muitos erros, comigo aconteceu igual a moca do post, estava dando erros no CPF de uma amiga, e eu tonta achando que tinha opcao de cancelar depois fiz o cadastro pra ver se era erro do CPF dela ( eu trabalho com suporte tecnico, por isso tive a brilhante ideia ) mas eu vou te dizer que o sistema tambem tem culpa, nao isento a minha mas se há um cruzamento de dados, era pra solicitação ser negada. Agora ca eu estou aqui com essa dor de cabeca pra devolver pois eu nao quero esse dinheiro que nao me pertence. Nos estamos aqui agindo certo mas e os que nao querem nem saber?? Dificil essa situação. Nathalia se te responderem, nos avise….se me responderem eu posto aqui também, pois eu fiz tres solicitações no portal FALA BRASIL e tambem mandei pras redes sociais tanto do ministerio quanto da caixa. Vai da da tudo certo, pessoal. Vamos nos ajudar.

        • Pode deixar, Amanda. Eu aviso sim!
          Vamos todos nos ajudar. Quem tiver alguma resposta, posta aqui por favor.

        • meu caso: solicitei o auxílio por ser autônoma e me encaixar nos requisitos. recebi a primeira parcela e logo depois consegui vender um terreno que estava há anos parado, ou seja, não vou precisar das outras parcelas e quero devolver a primeira (que já usei, mas como não vou precisar mais, acho que não é justo). em último caso, se não disponibilizarem a opção de devolver voluntariamente o valor, acho que a solução será entrar com uma ação judicial, pq é impossível que nos obriguem a ficar com um dinheiro que não precisamos, tendo tanta gente precisando

      • Que era para eu esperar 15 dias, e fazer um depósito na caixa com o valor. Mas que estavam analisando uma forma melhor de fazer isso.

    • Estou na mesma situação q a sua, vc conseguiu??

      • Eu também estou na mesma situação. Fiz o cadastro meu e da minha filha,  mas não prestei atenção nas regras e só depois vi que não temos direito a esse dinheiro. Tentei cancelar mas não tem nenhum campo onde a gente cancela os cadastros. E Hoje recebi uma mensagem dizendo que o dinheiro está disponível na conta poupança. Quero devolver esse dinheiro dos dois cadastros pois não temos direito a ele. Se nas regras não não estamos  aptas para fazer o cadastro, e só depois vi isso, porque será que aprovaram nosso cadastro e pior depositaram o dinheiro nas contas? Alguém sabe me dizer como faço pra devolver esse dinheiro? Agradeço se puderem me orientar.

      • Acredito que  sendo aprovado e não sacando o dinheiro ja é uma prova que pretende cancelar.

    • O seu pedido foi aprovado?

    • OBRIGADA, TBEM VOU ENTRAR POR A´PRA TENTAR CANCELAR O MEU PEDIDO.

       

  3. Poxa, quanta incompetência da Caixa Federal. Percebo que há diversas pessoas com o mesmo problema que eu e nada. Uma opção de cancelamento facilitaria tanto para as pessoas que cometem erros no cadastro, quanto para o próprio governo. Preenchi dados incorretamente na minha inscrição, e percebi depois, ao reler os requisitos, que não atendo a estes para receber o auxílio. Tenho o mesmo medo de muitos aqui, ser aceito e correr o risco de ser judicialmente prejudicado, e/ou pior, acabar impedindo que quem atenda aos requisitos e necessite mais do que eu deixe de receber. Não há o que dizer, é uma incompetência muito grande da empresa, bastava uma a inclusão opção – o cancelamento – cuja existência deveria ser óbvia.

    • Bom dia, Eduardo. Você tem alguma novidade sobre o cancelamento e devolução?

      • Uma resposta de um funcionário da sebrae (pelo que parece ser)

        Bom dia!

        Caso já tenha sido aprovado o seu pedido:

        DEVOLUÇÃO DO AUXÍLIO EMERGENCIAL, RECEBIDO DE FORMA INDEVIDA:

        a) RECURSOS NÃO SACADOS DA POUPANÇA SOCIAL

        Importante: O auxílio emergencial depositado na conta poupança digital da Caixa precisa ser movimentado no prazo de 90 dias. Caso não haja movimentação, o recurso volta para o Governo Federal.

        b) DEVOLUÇÃO DE RECURSOS SACADOS DA POUPANÇA SOCIAL OU DEPOSITADOS DIRETAMENTE NA CONTA INFORMADA NO APLICATIVO

        De acordo com as informações da Caixa, há a previsão de que a partir do dia 11/05, na página do Ministério da Cidadania, estejam disponíveis formulários que deverão ser utilizados para identificação do beneficiário (pessoa que vai devolver o recurso recebido indevidamente), bem como para a emissão da GRU – Guia de Recolhimento da União.

        A GRU é um documento, instituído pelo Ministério da Fazenda,  para pagamentos a Órgãos Públicos Federais.

        O site do Ministério é o seguinte:

        (https://www.gov.br/cidadania/pt-br/assuntos/auxilio-emergencial/auxilio-emergencial)

        Observações:

        • A GRU possui um código de barras e você não necessita ir ao Banco para efetuar o pagamento.
        • A GRU contempla os dados do beneficiário, portanto, ao se proceder ao cruzamento dessas informações com o cadastro aprovado – embora de forma indevida – do auxílio emergencial, o Governo identificará as pessoas que agiram de forma correta, consequentemente, isso evitará futuros questionamentos ou procedimentos tanto na esfera administrativa quanto judicial.

        Feliz dia das mães!

        • Boa tarde Fernando,

          Consegui falar no 121 hoje, depois de 40 min. a Jaciele me informou que temos que ficar de olho no site da Caixa, que eles liberarão lá (do mesmo jeito que colocaram o link para o cadastro) um link/app para a devolução desse valor. Temos que aguardar e verificar todos os dias…agora quanto ao envio do formulário/e-mail, disse que não tinham como verificar…

          Vamos Aguardar, qualquer novidade postarei aqui…

          Boa sorte!

        • pode sim, quando vc por os seus dados, a guia sera gerada com seu nome e dados e o dinheiro sera destinado a devolucao. Nao importa de que banco seja desde que vc pague essa guia e guarde o comprovante.

           

        • oi Fernando, boa tarde. Sabe me informar qual o valor da GRU? Em media.

      • Acabei de enviar uma mensagem pra ouvidoria da caixa, espero resposta também ( me antecipei e enviei nome cpf e tel)
        Quero devolver logo isso, fiquei bastante confuso com as regras pra dizer a verdade.

        • Fernando, olha o site do ministerio da cidadania amanha que eles vao disponibilizar para devolver o dinheiro.

          • Bom dia, gente! Olhei o site agora e não vi nada falando sobre a devolução. Estou preocupada. Vamos ou não poder devolver o valor?

            0

            Olá Amanda, quero muito devolver esse dinheiro tambem. Fiz o pagamento da primeira, agora existe a opção 2 que antes de eu pagar, aparecia a 1 e 2 no site da devolução. Agora só aparece a de número 2 pra gerar a guia. Mas ainda não caiu a segunda parcela. Vc sabe se posso pagar essa segunda guia caso venha a cair novamente com o dinheiro que tem no CaixaTem?

          • Amanda conseguiu fazer a devolução?

  4. Queria cancelar meu cadastro eu trabalho. So fiz devido a um erro no cadastro de minha irmã ae fui testar meu cpf de acordo com as condicoes dela. Achei q dava p cancelar qualqer coisa mas n tem esa opçao, nem ligando 111.  e acabou ficando em analise, tenho medo de acabar sendo aprovado. Caso seja tem q devolver pq n me enquado pq trabalho gracas a Deus,  mas o problema maior é ser prejudicada judicialmente. App deveria dar a opçao de cancelar cadastro

  5. Ola Pessoal!!! Estou na mesma situação… recebi aviso do Uber que tínhamos direito, e logo no primeiro dia eu fiz o cadastro colocando ok em tudo sem ler… depois que cadastrei … vendo noticiários vi que não tinha direito… fui tentar cancelar, pois receber algo sem ter DIREITO pra mim é inadmissível…. daí encontrei vcs, segui as orientações das respostas que encontrei aqui… na ouvidoria não tive sucesso e ontem vi uma resposta de outra colega indicando um e-mail ( caio.brandao@cidadania.gov.br), mandei e-mail… mandem também!!! Quem conseguir algo avisa aqui… Isso me fez refletir como a gente assina coisas sem ler, clica ok ou concordo  sem ler as regras…. dessa vez eu aprendi!!!

  6. Gente fui informada que para fazer esse cancelamento é necessário entrar em contato no número da caiuxa cidadão 0800 726 0207
    OPÇÃO 3  e depois OPÇÃO 6
    Boa sorte a todos, e é admirável quem cadastrou e agora quer devolver por ter percebido não se enquadrar.

  7. Pessoal, também recebi o auxílio de maneira equivocada. Vou explicar aqui como procedi:

    1) Enviei um e-mail para ouvidoria da Caixa (ouvidoria@caixa.gov.br);

    2) Em cerca de 2 dias eles me mandaram e-mail solicitando nome completo, CPF e telefone para devolução;3) Enviei o e-mail com os dados e estou esperando retorno. Qualquer novidade, compartilho aqui.

  8. Galera minha mãe foi no banco junto comigo e falamos tudo pra atendente toda a situação que fiz porque achei que o app estava dabdo problema e tudo e ela falou que e culpa minha ter feito o cadastro e não tem como canselar que e pra não sacar o dinheiro e espera mais informações durante os dias que eles estão vendo um jeito de colocar a opção de canselar pelo site da caixa

    Não queria ter problemas com a justiça por meu erro mais foi pensando em ajuda minha mãe que não conseguia se cadastrar

     

    Gente realmente estou desapontado com o tratamento e pela pobre falta de informação que ela me disponibilizou

    1. Também fiz de tudo pra cancelar o meu cadastro do auxílio emergencial, mas não consegui, mas graças à Deus veio negado
  9. Acho que todos que estão querendo cancelar deveria enviar email para o BANCEN e outros para registrar o que pretende que assim eles providenciam uma opção para cancelamento.

  10. Fiz o cadastro também por que não tinha carteira assinada, só que assinaram a minha carteira a poucos dias. Meu auxilio foi aprovado e tenho receio de entraram com alguma ação judicial contra minha pessoa. Alguém já teve alguma resposta quanto a devolução ou indeferimento do auxilio emergencial pra quem já foi aprovado?

  11. Olá,  também faço parte deste grupo… como estava no início do contrato de trabalho fiquei com medo de ficar sem renda e fiz o cadastro no auxilio no desespero gostaria de saber como faço para devolver pois não me enquadro neste grupo apto! Agradeço se alguém poder ajudar!

  12. Fiz o cadastro pra testar pra testar pra um conhecido que afirmou que eu teria direto. Mas quando li direito sobre o assunto percebi que não, mas já tinha finalizado cadastro. Procurei pela opção cancelar, mas não existe no app. Tenho emprego fixo. Se for aprvado devolverei o valor, mas tenho medo de incorrer em crime mesmo assim. Tomara que não aprovem

  13. Eu fiz o cadastro no meu cpf,pq tentei fazer pra minha mae,e estava dando erro no cpf..pensei q era problema no cpf ou no nome da minha vó,q n estava dando certo o da minha mae.Sei q n tenho direito,mas tentei cancelar e n deu..Minha preocupação é dar algum problema p mim por conta de nao conseguir cancelar.Se soubesse q era assim,n teria tentado.O problema,é q o cpf da minha mae n estava dando certo,foi so eu fazer o meu (q agora esta em analize😭)e o da minha mae deu

  14. Também fiz errado, a empresa tá querendo mandar embora, mas tá deixando  a gente sem resposta, fiz no des espero,más quero cancelar,pq ainda tenho carteira assinada pelo bem pelo mal, tem algum recurso que bloqueia quando a gente tem carteira assinada?tenho medo de ser aprovada e ser prejudicada depois

  15. Preciso também cancelar tava dando erro no do meu irmão e fiz no meu na vdd achamos que era erro no app …

  16. Também estou com esse problemas a empresa onde trabalho cogitou demitir todos mas depois de ler o regulamento e algumas notícias vi que terei ao seguro desemprego caso seja demitido e nao terei direito apesar de trabalhar com aplicativo. Tentei ligar 111 mão não consegui cancelar.

  17. Bom dia, fiz o pagamento da GRU e graças a Deus, acho que deu certo. Entretanto, acabei de receber uma mensagem do meu banco de que logo está chegando a segunda parcela… achei que o cadastro seria cancelado ao pagar a guia, mas pelo jeito não foi. Alguém sabe como proceder?

  18. Nao tinha opção cancelar solicitacao quando estava em análise que demorou para resposta aprovado. Naquele telefone que passaram 111 só gravação com inteligencia artificial. Funcionários da Caixa mandam so aguardar que vai ter opcao cancelar e nada. Vai procurar fazer reclamacao no Bacen está escrito  para procurar o Banco. No Banco não sabem informar. Talvez uma saida seria se usemos cada um a consciência e compramos cestas básicas e ajude para pessoas carentes. Junte notas fiscais. Assim podemos ajudar de qualquer forma amigos nesta pandemia triste.

  19. Idem! Eu fiz um teste, mas não avancei. Depois, resolvi tentar para ajudar minha mãe e tecnicamente até me encaixava nos critérios, não tenho carteira assinada, não tinha renda comprovada em 2018, enfim. E tinha até esquecido disso. Agr, depois de um mês vi q foi aprovado, mas nem quero receber. Agr e mesmo ela necessitando da ajuda, prefiro dar parte do que ganho. Sei que tem pessoas em situações mt piores. Vou aguardar e ver isso.

  20. Até agora nada né? Procurei, procurei e nada de como cancelar isso, tá difícil só resta esperar o governo não pode cobrar nada se não tem como devolver e cancelar o auxílio..

  21. Meu Deus so quero poder cancelar isso, nnem sei pq fui entrar, alguem ja sabe como fazer?

  22. Quero cancelar o cadastro auxilio emergencial e alguem tenha o numero do contato pra cancelar pra mim por favor ????? e to desesperada e tenho PBC benefício

  23. Alguém conseguiu?

  24. também estou na mesma situação, apos lê com atenção os requisitos percebi que não tinha direito, pois só observei o valor da renda de 3000,00 e alguma coisa, poir isso, achei que tinha direito, deveriam colocar uma opção de cancelamento.

  25. Nesse vídeo tem uma doutora explica que o governo criou o site pra devolução voluntária
    (https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao ).
    Segue o vídeo
    https://m.youtube.com/watch?v=hr4Cw0geFno

  26. Boa noite, também fiz meu cadastro por motivos de teste e infelizmente fui aprovada, alguém conseguiu informações de onde emitir a GRU de devolução voluntária? Não consigo achar canais para nenhuma resolução desse problema, não aguento mais esse nervoso, estou acompanhando o grupo a dias e fico feliz por estarmos todos tentando fazer o certo. Assim que alguém encontrar a solução, por favor, avise! Obrigada

  27. Olá, Lucio!

    Alguma novidade sobre o cancelamento nos sites oficiais da Caixa ou do Ministério da Cidadania?

  28. Estou com o mesmo problema! Fui ajudar meu tio que é autônomo e o CPF dele não estava dando certo. Fiz pelo meu achando que tinha como excluir, nem li direito os informativos e muito provavelmente preenchi os campos errados, mas não tem como excluir! Ainda está em analise, mas não tenho direito e queria cancelar de alguma forma. Estou muito preocupada pois não quero ter problemas com a lei devido a isso. Vou continuar acompanhando o site para ver as formas de cancelamento se surgirem.

  29. Boa tarde. Não foi prevista a opção de desistência ou cancelamento após o envio do formulário para a análise da Caixa. Os trabalhadores que se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600 terão acesso a uma nova ferramenta para consultar a situação dos seus pedidos. Além do portal e do aplicativo da Caixa, os brasileiros poderão acompanhar, a partir desta terça-feira (5), os seus pedidos por meio dos seguintes endereços: http://www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br .

    Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, apenas os trabalhadores cujo cadastro foi determinado como inconclusivo podem fazer essa solicitação. Aqueles cujas solicitações foram negadas e tiveram resposta como inelegíveis estão excluídos definitivamente. “Inelegíveis não podem recadastrar, só os inconclusivos”, afirmou.

    Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/05/05/auxilio-emergencial-governo-lanca-ferramenta-para-trabalhador-saber-o-motivo-da-exclusao.ghtml

  30. Alguém conseguiu devolver o auxílio? Alguma novidade?

  31. Nossa, fui ajudar 2 vizinhos, no cadastro do auxílio Emergêncial e por duas vez me cadastrei indevidamente, mas não propositalmente, só fiz pra saber se o app estava normalizado. 

        Preciso cancelar meu cadastro, pois eu não preciso do dinheiro, pois já tenho um emprego formal, no qual ainda não fui impedido de trabalhar.

    Como faço?

  32. Estou na mesma situação, eu fui pior ainda pelo jeito sou meio atrapalhada e insisti no erro duas vezes fiz a inscrição e foi negada só que fiz de novo. Hj a noite fui ler as exigencias e vi que não me encaixo gostaria de cancelar minha inscrição pra não ficar fazendo as pessoas que se encaixam perderem mais tempo esperando. Devo prestar mais atenção. 🙁

    • quero muito cancelar minha inscrição também, baixei o app para entender a plataforma e fui preenchendo os dados,  quando vi ja tinha finalizado a inscrição, o app é muito mal feito e algumas coisas nao ficam claras na hora, preenchi ate algumas coisas erradas. Acabei sendo aprovado, e o dinheiro caiu na conta que botei lá. Assim que finalizei o cadastro ja estava querendo cancelar, agora que fui aprovado e o dinheiro caiu na minha conta que quero mesmo. Vou deixar esse dinheiro parado ate ter alguma ferramenta para devolução e cancelamento do cadastro. Sorte que caiu na parte de poupança da minha conta e posso continuar usando minha conta sem mexer nesse dinheiro.

      • Tb estou na mesma, solicitei o auxílio assim que me deram férias coletivas, mas dps que fiz o cadastro me disseram que não me enquadrava.. resultado: fui aprovado(não sei como) e quero devolver o dinheiro e cancelar os próximos recebimentos

  33. Fiz o cadastro,  só que fui demitida . Fui aprovada no auxílio e não consigo mais cancelar . É não posso mais da entrada no meu seguro desemprego 🤦‍♀️

  • Fiz o cadastro e fui aprovada e não posso receber esse dinheiro como faço para devolver.

  • Queria saber como cancelar também, pois tentei fazer para minha mãe que precisa e ela não conseguiu, aí tentei fazer em meu nome para dar o auxílio para ela, mas acabou ela tentando fazer novamente e foi aprovada.

    Gostaria de cancelar a solicitação pois como ela conseguiu e não estou no grupo.

  • Por favor.aalguem conseguiu cancelar ,achei que tinha direito.mais não tenho..e não sei como cancelar..alguém sabe como proceder?

  • Quem pode formalizar um pedido de acesso à informação para a CAIXA?

    ​Qualquer interessado – pessoa natural ou jurídica – poderá apresentar pedido de acesso a informações à CAIXA, por meio do e- SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão), disponível no link https://esic.cgu.gov.br.

  • Vc teve retorno se foi indeferido … Pq não tem no momento nenhum canal pra cancelar eu precisava TB

  • Queria cancelar a minha também,pós tem alguns item errado

     

  • Como faço para cancelar o cadastro ?

    1. Eu também  sou uma dessas pessoas que fiz o cadastro, e após  ler com atenção  o regulamentos, eu percebo que não  Faço  parte das pessoas que estão  dentro do perfil, pois sou servidor público  contratado, já tentei fazer o cancelamento  e não consigo. Obs: fiz o cadastro por ter receio de não receber o salário no prox mês 5 de 2020, afinal sou professor contratado  do estado de São Paulo.
  • Gente o meu foi reprovado, aceito doacao!

  • Enquanto isso eu precisando e o meu dá negado dzd que membra da familoa ja recebeu. Vai entender

  • Acredito que  sendo aprovado e não sacando o dinheiro ja é uma prova que pretende cancelar.

    • Sabem o que deve fazer alguém que recebeu pela conta digital criada pelo Caixa Tem? Movimentei a primeira parcela mas quero devolver a mesma. Quero devolver a primeira parcela e nem tocar nas próximas.

      Sabem o que devo fazer? Estou desesperada.

    • Faz uma doação amiga.

    Qualquer coisa manda mensagem no Whatsapp; 081996454795 estou realmente precisando e Não consigo ser aprovada mesmo me encaixando nos  requisitos.

    😢

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