Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

Como ser motorista de aplicativo?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Os serviço de transporte por aplicativos, também conhecidos como táxi por aplicativo e carona remunerada, são serviços digitais de transporte de passageiros e o transporte de refeições e delivery de itens diversos, como farmácias e mercados.

    Muitas pessoas inserem-se neste mercado para fazer uma renda extra ou provisoriamente até encontrar um emprego que seja mais rentável. Este movimento é observado em outros países, não apenas no Brasil. Ainda assim, é indicado fazer as contas para ver se vale a pena devido ao número de corridas por hora em sua região.

    Para prestação de serviços de transporte por aplicativos é necessário possuir um veículo e vincular-se a uma ou mais empresas de aplicativos. As plataformas mais conhecidas são Uber, 99, Cabify – para transporte de passageiros – e Rappi, UberEats e iFood para comidas.

    O motorista terá que possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior que contenha a informação de que exerce atividade remunerada, conduzir veículo que atenda aos requisitos de idade máxima e às características exigidas pela autoridade de trânsito e pelo governo, manter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), e apresentar certidão negativa de antecedentes criminais. Aquele que descumprir as regras terá seu trabalho caracterizado como transporte ilegal de passageiros. (Fonte: Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/27/publicada-sem-vetos-regulamentacao-de-aplicativos-de-transporte)

    No entanto, antes de se cadastrar como motorista de transporte por aplicativo, é importante avaliar o valor pago pelo trabalho realizado. As empresas detém um percentual do valor cobrado do cliente. É importante considerar os custos de desgaste do veículo, bem como combustível e eventuais multas.

    VEJA A IDEIA COMPLETA SOBRE TRANSPORTE DE APLICATIVOS EM: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/transporte-por-aplicativo,5a25fbd3394df610VgnVCM1000004c00210aRCRD