Como separar gastos de água e energia pessoais com os do negócio?

I> Denunciar
Pergunta

Por favor explique as razões pelas quais esse conteúdo merece ser revisto pela moderação do site.

I> Denunciar
Cancelar

Quero começar um negócio na minha casa, como separar os gastos de água e energia pessoais com os gastos que irei ter na produção dos doces?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!
respondida 0
, Alessandra Pires Campoi de Carvalho 2 meses 2 Respostas 74 visualizações Novo na comunidade 0

Respostas ( 2 )

  1. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Amigo, o que você pode fazer é, se for viável, separar um comodo da sua casa para a produção dos seus doces, e falar para as empresas de água e energia instalarem novos contadores. Se não for viável, ao menos agora no começo, você pode calcular um valor médio do que sua casa já gastava em água e energia, o que passar desse valor, teoricamente falando, serão os gastos da sua empresa(não é 100% exato, mas já ajuda na organização).

  2. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Boa tarde Alessandra. Este é um erro muito comum, cometido principalmente pelos micro e pequenos empreendedores, e é gravíssimo pois pode comprometer a sustentabilidade do seu negócio e levar até à falência. Assista ao vídeo abaixo.

    📹 O que iremos contar para você nesse vídeo:

    Convidamos Alexandre Cerqueira, especialista em Educação Financeira que trabalha há 13 anos ministrando palestras em todo o país e ajudando as pessoas a se organizarem financeiramente, investirem em inteligência e a se prepararem para a aposentadoria.

    🚨 Não se deve misturar despesas pessoais com empresariais porque isso contamina o diagnóstico da situação financeira da sua empresa. Você, empresário, precisa saber se a sua margem de lucro, estoque e margem de contribuição estão de acordo, e tudo isso só pode ser feito se houver uma avaliação precisa do que está acontecendo com a sua empresa, ou seja, a empresa tem que pagar a apenas contas dela. A partir do momento que se colocam despesas que não pertencem a ela, o diagnóstico é contaminado e esta avaliação vai ser inadequada.

    ❎ Se a sua empresa está fechando no azul, significa que ela está dando lucro, mas você não pode entender que esse lucro já é o seu salário e tirá-lo completamente. O lucro deve ser utilizado para fazer provisões e reservas para meses futuros. Após pensar e separar tudo isso que deve-se pensar em tirar uma parte para pagar as suas contas pessoais.

    ❎ Principalmente nesse momento de crise, sabemos que muitos empresários não tem condições de fazer o que foi dito nos itens anteriores, pois muitos estão recebendo e já pagando as contas. Se esse for o seu caso, ao menos faça retiradas, ou seja, transfira para sua conta como uma retirada de sócios e pague apenas as contas.

    ❎ O mesmo serve na contramão, quando a empresa está iniciando e se está investindo nela, é comum ver um empresário comprar coisas ou pagar contas com formas de pagamento pessoal. No final do mês a empresa fechará no lucro, mas na realidade ela só conseguiu ter um saldo positivo por causa da ação do empresário.

    ❎ Há algumas observações que precisam ser feitas sobre o uso do cartão de crédito: esta é uma ferramenta que precisa ser usada com muita cautela, afinal ela transmite o falso poder de compra. Além disso, se for necessário parcelar alguma compra, faça um lançamento imediato na despesa no seu fluxo de caixa, para evitar surpresas futuras indesejadas. O cartão em si não pode ser lançado no seu controle de despesas porque ele é um meio de pagamento. Comente cada transação feita por ele e acrescente com detalhes no controle.

    ❎ Uma outra dica muito importante é a utilização de ferramentas de controle. É preciso ter um mecanismo sistemático para controlar suas entradas e saídas, e o ideal é que você tenha um software de gestão. Existem ferramentas de controle que são gratuitas e já estão no seu computador, como o Excel. Esta é uma ferramenta fantástica, na qual é possível fazer controle de estoque, controle de vendas, projeções futuras para sua empresa, controle de pagamentos, fluxo de caixa, entre outros.

Deixe uma resposta