Jeilda Noia Dias dos Santos
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Como segmentar meu negócio?

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Boa tarde, eu iniciei em 17 de abril de 2021, um trabalho com personalizados. Comprei uma Cameo 4 da silhouette, uma impressora, diversos papéis coloridos em gramatura diferenciada, balões buble e confetes e hoje chegou minha guilhotina que ao fazer uns blocos de anotações personalizados achei por bem adiquirir esse equipamento. Já consegui fazer alguns topos de bolos e lembrançinhas além dos artigos de cartonagem que venho fazendo (sem encomendas). Hoje eu penso que estou sem rumo, investindo muito em todas as direções. Preciso saber que direção tomar. Alguém que trabalhe com personalizados pode me ajudar?

Perguntas relacionadas

4 Respostas

  1. Boa tarde, Jeilda.

    É realmente importante definir o seu segmento de atuação para que faça investimentos assertivos. Para definir você precisa conhecer o seu mercado consumidor e também filtrar os seus interesses. Acesse um conteúdo que pode ajudá-la com isso: https://www.agendor.com.br/blog/nicho-de-mercado/

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  2. Boa tarde, Jeilda.

    É muito importante entender o seu mercado e conseguir segmentar cedo o seu público para que você tenha o mínimo de prejuízos no início, mas isso não é algo fácil mesmo. Minha esposa teve uma experiência com o mercado de sabonetes artesanais, e com mais ou menos 6 meses atuando nesse ramo nós percebemos uma tendência maior de pedidos de orçamento de mini sabonetes para lembrancinhas do que sabonetes grandes, para banho e tratamento. Então começamos a investir mais em moldes e acabamentos para lembrancinhas de maternidade, chá de bebê, casamentos, aniversários e tudo mais. Resumindo, ela conseguiu expandir o negócio dela e hoje produz muitos kilos de sabonetes por mês, com um público bem definido e uma credibilidade alta nesse segmento específico. Espero que você consiga perceber cedo qual a melhor segmentação para o seu negócio.

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  3. Boa tarde, Jeilda.

    Eu também trabalho nesse segmento de papelaria personalizada e encadernação.

    Antes de tudo é importante que você perceba a necessidade do seu público, as tendências do momento pra que você permaneça sempre atualizada, e investir na divulgação também, não sei se você ja tem páginas nas redes sociais como por exemplo instagram, pra mim funciona muito bem, criei portifólio, kits promocionais e personalizados que são um sucesso entre os clientes.

    É interessante que você faça essa análise pra que você não acabe fazendo investimentos e gastos desnecessários como já veio a ocorrer comigo em determinados momentos, hoje consigo ponderar e analisar de uma forma mais assertiva.

    Qualquer dúvida pode falar comigo!

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  4. Do que adianta criar ótimos produtos, construir boas campanhas de marketing, investindo tempo e dinheiro, se o seu público não tem interesse nessas soluções?

    O público-alvo representa os potenciais clientes, ou seja, aqueles consumidores que podem ter interesse nas soluções apresentadas, vindo a se tornar clientes.

    Definir, entender e conhecer seus alvos são etapas necessárias para criar uma sinergia entre empresa e consumidor e, dessa forma, poder atender suas necessidades.

    Para a definição do público-alvo, separamos 4 dicas importantes:

    1. Pesquise o mercado

    Conhecer e entender o mercado lhe dará conhecimento para que você enxergue as oportunidades e as opções que seu público-alvo já tem acesso.

    Pesquise como a concorrência atua, como são seus produtos, os diferenciais, como é a forma de atendimento ao público, onde os funcionários estão presentes, quais canais de comunicação utilizam, a concentração geográfica do público e a forma de linguagem.

    Feiras e exposições são interessantes, pois reúnem a maioria das empresas do ramo e mostram como os consumidores se interessam pelas soluções.

    Para analisar o mercado, comporte-se não só como empresa, mas também como consumidor. Você pode fazer experiências de compra nos concorrentes para identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, procurando por oportunidades não aproveitadas.

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