Mateus Carchedi
  • 0
Novo na comunidade

Como planejar meu negócio?

  • 0

Olá, eu e meu pai temos uma micro empresa de personalização de produtos, eu cuido da criação, finanças, publicidade e meu pai cuida da produção, compras, manutenção. Gosto muito de planejar, porém sempre me desanimo pelo fato de ser muito perfeccionista, já tentei de várias formas organizar meu negócio, mas toda vez começo e paro por ficar desanimado. Amo muito o que faço, mas parece que esse meu defeito não deixa eu prosseguir no planejamento.

Perguntas relacionadas

2 Respostas

  1. Boa noite Mateus!

    O planejamento requer metodologia e persistência. No seu caso, principalmente, pois como você citou, acumula várias funções no negócio. É natural que você se sinta mais à vontade e perceba resultados quando está exercendo algo que você goste. Contudo, o pequeno negócio é assim, o empresário tem que cobrar o escanteio e ir pra área fazer o gol, não é mesmo?

    O Sebrae preparou um curso online, totalmente gratuito, sobre o tema. Neste curso, você perceberá que planejar pode ser o diferencial para o sucesso de um negócio e aprenderá a definir estratégias claras para seu negócio expandir e como garantir que elas sejam executadas.

    Acesse o link: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline/planejamento-estrategico-para-empreendedores,5580b8a6a28bb610VgnVCM1000004c00210aRCRD

    • 1
  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder