Leticia Estefanni
  • 0
Novo na comunidade

Como ganhar dinheiro através das artes?

  • 0

Sou artista e não sei usar meu talento para ganhar dinheiro. Sei fazer arte gráfica, teatro e música. Alguém pode me ajudar?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Leticia. Não importa qual o seu trabalho, seja uma artista plástica, fotógrafa, designer ou ilustradora, o portfólio é a ferramenta mais importante para mostrar o seu trabalho.

    1- Construa um portfólio

    Monte o seu portfólio pensando no tipo de trabalho que você quer ser contratado para fazer. Não coloque todos os seus trabalhos, apenas aqueles que você considera os mais importantes. É uma boa ideia ter o seu portfólio em CD e alguma coisa impressa também caso precise mostrar alguma coisa sem uso do computador. Pode ser um catálogo das suas peças ou um livro. É uma boa ideia ter o seu portfólio também como um arquivo pdf caso precise enviar por e-mail.

    2- Participe de concursos de arte, design, ilustração

    Concursos são ótimos para ganhar um dinheiro extra e para expor o seu trabalho ao mundo. Além disso você tem a chance de observar o trabalho de outros artistas e aprender muito com eles. Hoje em dia a maioria dos concursos são feitos via web e você pode inclusive votar e interagir com outros participantes. Para ficar por dento do que está rolando, acompanhe blogs, sites e comunidades em redes sociais.

    3- Participe de comunidades de concursos

    Sites de concursos de estampas de camisetas, por exemplo, funcionam como comunidades de troca de informações entre artistas e designers. Mesmo que você não ganhe o prêmio, você sai ganhando com o conhecimento adquirido.

    4- Publique seu trabalho

    Revistas, livros, jornais, sites e blogs estão sempre procurando por novos artistas para publicar os sues trabalhos. Procure se informar nos seus meios de comunicação favoritos e descubra como ser publicado. Alguns convidam os artistas, outros esperam que eles se apresentem. Ter o seu trabalho publicado e comentado em algum lugar confere grande credibilidade ao artista. As pessoas pensam que o seu trabalho tem que ser bom de verdade para ter sido publicado ou comentado na mídia.

    5- Participe de exposições

    Uma grande oportunidade de mostrar o seu trabalho ao mundo e vender algumas peças. Existem tanto exposições coletivas, como festivais quanto exposições individuais em pequenas galerias ou museus. Conseguir uma exposição não é tão difícil como parece, basta se informar e reservar uma data. Informe-se na sua cidade ou região sobre como participar dessas exposições e acostume-se a fazer, no mínimo, uma exposição por ano. Outra ideia a ser explorada são bares, restaurantes e cafés alternativos que aceitam fazer pequenas exposições dentro de seus espaços.

    6- Crie um blog

    Um blog funciona como uma ponte entre o seu trabalho e as outras pessoas. Nele as pessoas poderão ver você não só como um artista, mas poderão interagir com o seu mundo e conhecer a pessoa por trás do artista. Evite falar demais sobre você e procure escrever sobre o que você gosta de fazer, o seu trabalho, e divida conhecimentos. O seu blog pode ser dentro do seu site ou em alguma outra plataforma.

    7- Use redes sociais

    Hoje em dia quem não participa pelo menos de uma rede social, não existe. Explore as redes sociais para fazer novos contatos, conversar com outros artistas, informar-se sobre eventos e exposições do qual você pode participar e até mesmo aumentar as suas vendas adquirindo novos compradores do seu trabalho. No Facebook, inclusive, você pode até mesmo criar uma página para vender os seus trabalhos.

    8- Venda sua arte online

    Existem na internet dezenas de lojas virtuais que vendem a sua arte por você. Tudo que você precisa fazer é criar uma conta e enviar a sua arte. O pagamento é feito por meio de comissões por venda e você pode controlar os seus ganhos pelo site.

    9- Promova-se fora da internet

    Você pode criar diversos tipos de impressos para promover o seu trabalho, incluindo livros, catálogos, cartões de visita, panfletos e o que mais a sua imaginação e seu bolso permitirem. Distribua em lojas que vendem artigos relacionados à arte, design e decoração. Se você faz camisetas pode deixar alguns impressos em bares e escolas onde circulam bastante jovens. Se você pinta quadros, pode deixar seu material impresso em lojas de decoração. Isso permite que pessoas que não conhecem o seu trabalho via internet fiquem interessadas em visitar o seu site e adquirir os seus produtos.

    Lista de sites para ganhar dinheiro com a sua arte:

    1- Colab55 – Escritores e designers;

    2- Urban Arts – Escritores e designers;

    3- Zazzle, Society6 e Redbubble – Escritores e designers;

    4- iStock – Fotógrafos, ilustradores, músicos e produtores de conteúdos digitais;

    5- WeLancer – Escritores, designers e programadores;

    6- Freelancer – Todos os tipos de artistas;

    7- Elo 7 – Escritores, designers e artesãos;

    8- Hotmart – Produtor de Conteúdo Digital.

    Veja dicas do Sebrae: Música tocando negócios: saiba como empreender no setor musical;

    Como montar uma casa de shows e espetáculos;

    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

    Fontes: https://medium.com/brasil-para-brasileirissimos/dicas-para-ganhar-dinheiro-como-um-artista-c116691fee84

    https://www.ibahia.com/detalhe/noticia/nove-sites-para-ganhar-dinheiro-com-a-sua-arte/