Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

como funciona o sine ?

  • 0

Perguntas relacionadas

1 Resposta

  1. O Sine é o Sistema Nacional de Emprego. Ele é, na verdade, mais do que um órgão, mas toda uma política pública voltada para que as pessoas consigam um trabalho e a independência financeira.

    Para isso, ele age de diversas formas, como a divulgação de vagas, o recebimento de currículos, a elaboração de processos seletivos e até a contratação de pessoal.

    Como funciona?

    O Sine tem diversas funções. Tudo vai depender do que você precisa nele. Normalmente, as pessoas leem as vagas em um jornal ou veem pela televisão e, a partir daí, vão ate a sede do Sine para saber como candidatar a vaga.

    Ao chegar lá, os atendentes explicam sobre a vaga e informam os documentos que a pessoa precisa levar para se cadastrar a essa oportunidade de emprego.

    Normalmente é o currículo, carteira de identidade e o CPF, mas pode ser que em alguma vaga específica seja pedido outro documento, como carteira de motorista.

    Depois desse cadastro feito, o Sine envia para a empresa os seus dados. Ela vai analisar e confirmar se quer você no processo seletivo ou não.

    Se gostarem do seu currículo, o próprio Sine te convoca para uma entrevista ou outra etapa do processo seletivo até que a escolha seja feita.

    Em algumas ocasiões, no próprio cadastro do Sine já é feita a entrevista e a pessoa pode sair de lá já empregada. O que traz muita felicidade para quem passa por esse agradável situação.

    A forma mais comum e ainda mais utilizada de se cadastrar é indo até a sede do órgão na cidade após ler ou ver alguma vaga que seja do interesse da pessoa.

    Porém, atualmente, a maioria dos Sines possuem sites que fazem esse cadastro online também.

    Isso torna todo esse processo mais simples, rápido e também seguro. Para saber se o da sua cidade tem site e aceita o cadastro por lá, o ideal é você ligar para a sede e tirar essas dúvidas.

    Quem pode se cadastrar no Sine?

    Qualquer pessoa que esteja disponível para trabalhar pode se cadastrar no Sine. Para isso, é preciso respeitar algumas regras, como idade, se é ou não servidor público, se tem cargo governamental, entre outros requisitos básicos.

    • 1

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder