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Sebrae

Como fidelizar o cliente de e-commerce?

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4 Respostas

  1. Por mais incrível que possa parece, essa pergunta “Como fidelizar o cliente de e-commerce?” é mais facilmente respondida por lojas virtuais pequenas e médias. As lojas grandes, como Americanas e Netshoes, tem uma dificuldade grande de fidelizar o cliente, mas isso é trivial para um E-commerce pequeno ou nichado.

    Durante os meus 10 anos de prática em e-commerce já ajudei muitos PMEs a venderem mais para seus clientes atuais. Essa experiência, por sinal, é a base do site SEO para E-commerce que te convido a conhecer.

    Fidelize sendo incrível

    Assim como nas lojas tradicionais, o cliente só espera ser bem atendido. Supere as expectativas e mantenha a satisfação do seu cliente lá em cima para que ele volte a comprar na sua loja.

    Fidelize sendo único

    Não raro vemos lojas do tipo “mais do mesmo”. Se este for seu caso, terá dificuldade de fidelizar o cliente. Afinal, por que alguém compraria em uma loja que oferece o mesmo que todo mundo? Se você tiver uma loja de moda, sua marca precisa ser fashion. Se for de esportes, a marca precisa ser um atleta.

    Fidelize sendo exclusivo

    Se só sua loja tem as soluções que o cliente precisa, você tem a garantia que ele só pode comprar de você. Lojas de bebidas, comidas e roupas de marca costuma se sair muito bem nisso.

    Fidelize conversando com o cliente

    Mais do que ser incrível, único ou exclusivo, é preciso lembrar seu cliente que você existe, que tem boas ofertas e promoções. Converse com seu cliente por redes sociais, email, whatsapp o que for. Mas não deixe de falar com ele!

  2. A melhor forma de fidelizar o seu cliente é por:

    • ter um bom produto ou serviço – porque sem isso, ninguém fica fidelizado :);
    • ter uma boa assistência ao cliente – porque conta tanto a assistência como o produto ou serviço ser bom;
    • ter preocupação com sua marca, investindo e cuidando que ela é harmoniosa e que transmite segurança e confiança ao consumidor;
    • lhe dar algo que ele valoriza e que seja difícil encontrar noutro lugar;
    • criar um relacionamento com ele, sabendo as suas preferências (dá muito jeito um CRM neste ponto), o que não aprecia etc…;

    Não é verdade que apenas as pequenas e médias empresas tem sucesso em fidelizar o cliente.

    Netflix, Amazon e Booking.com são bons exemplos à escala global de empresas que conseguem fidelizar e manter satisfeitos os seus clientes.

    Claro que para que a fidelização funcione, o foco de qualquer empresa tem de ser encontrar o “tipo de cliente” perfeito para ela.

    Não adianta tentar vender “pente a careca”, por isso, uma das formas mais interessantes de marketing para fazer crescer uma boa relação entre o potencial cliente e a empresa é o marketing inbound, que se foca em atrair e acrescentar valor ao invés de interromper o utilizador.

    Esta estratégia de inbound marketing funciona bem e é assenta na utilização de software que centraliza dados relevantes sobre seu cliente.

     

    Matéria útil:

    Netflix

    Amazon

    Booking.com

    Hubspot CRM

     

     

  3. Olá. Meu nome é Gabriel. Trabalho com internet, sites, lojas e marketing a muitos anos.
    O que costumamos fazer é remarketing.
    O remarketing é basicamente perseguir cliente com mais produtos e ofertas. Isso pode ser feito de diversas formas.
    As estratégias mais comuns são baseados em ADS de plataformas como Fcebook e Google.
    É eficiente, mas um pouco caro. Precisa ter bastante conhecimento e prática para ter ROI positivo.
    Também é comum aplicar estratégias de e-mail marketing utilizando ferramentas de automação como Mautic.
    Bom, recomendaria buscar sobre remarketing, tem muito conteúdo gratuito sobre na internet. Mas aplica aos poucos com investimento baixo para ir aprimorando seus conhecimentos, melhorando o ROI e escalando conforme tiver resultados.

  4. O dono de uma loja virtual pode organizar seu negócio de maneira a fazer com que o cliente volte a comprar em seu site. As principais dicas são:

    • Após enviar o produto a seu cliente, envie um e-mail perguntando o que ele achou do produto, ou mesmo para perguntar se ele recebeu o produto. Afinal, atrasos acontecem, mas você está mostrando sua preocupação para com o seu cliente.
    • Pense numa política de troca e devolução, acompanhando sua mercadoria e não deixe somente exposta em uma página perdida dentro de sua loja.
    • Crie uma logística reversa para retirar a mercadoria do seu cliente quando houver a devolução por motivo de defeito. O cliente não tem culpa se a mercadoria foi com defeito. Essa ação mostra que a empresa é séria e que se preocupa não somente em vender, mas em solucionar os problemas.
    • Responda aos e-mails de seus clientes em um tempo hábil de, no máximo, 24 horas após recebê-lo.
    • Envie uma newsletter não só comercial, mas de bonificação para o seu cliente, como por exemplo, no aniversário.
    • Coloque em seu site a maior quantidade de informações sobre o produto.
    • Tenha um sistema que acompanha tudo o que seu cliente fez dentro de sua loja.
    • O seu produto é um produto que tem venda única? Então por que não vender acessórios, ou derivados dele para que seu cliente volte à loja?
    • Renove o estoque e avise ao cliente.
    • Crie programas de fidelidade.

    Clique aqui para saber mais.