ANDREIA APARECIDA BARBOSA
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Como fazer uma pesquisa de mercado?

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Tenho uma pequena cozinha industrial na minha casa. Quero vender pães com fermentação natural, hamburguer artesanal e outras coisas. A ideia é vender online não sei como fazer e também nem sei como começar o meu plano de negocio, já li e vi vários vídeos do curso do sebrae sobre plano de negócio, mesmo assim não sei como fazer. Desde já agradeço.

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2 Respostas

  1. Olá Andreia

    Vamos por partes. Para fazer um pesquisa de mercado, você encontrará um ótimo roteiro em um artigo publicado no portal Meu Próprio Negócio neste link https://www.meuproprionegocio.net.br/como-fazer-uma-pesquisa-de-mercado/

    Quanto a criação de uma loja virtual, sugiro a você que leia o tutorial publicado no Guia de E-commerce, que traz um passo a passo para este processo. O link é https://www.guiadeecommerce.com.br/como-montar-uma-loja-virtual/

    Por fim, quanto ao plano de negócio, aqui no Sebrae existe um farto material a respeito como por exemplo o deste link https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/passo-a-passo-para-elaborar-o-plano-de-negocios-de-sua-empresa,d7296a2bd9ded410VgnVCM1000003b74010aRCRD#:~:text=Prepare%2Dse%20para%20elaborar%20um,mercado%2C%20opera%C3%A7%C3%B5es%20e%20gest%C3%A3o%20financeira.

    Um grande abraço e sucesso!

  2. Boa tarde Andreia. A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e administradores de empresas no conhecimento do mercado e na definição das estratégias empresariais.

    A ferramenta vai possibilitar uma visão ampla do negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.

    1- Defina o objetivo da pesquisa

    O que você quer descobrir com ela? Pode ser para definir a qualidade e a variedade dos produtos, ajustar preços ou dimensionar o tamanho da equipe de vendas, por exemplo.

    2- Estabeleça quem é o público-alvo da pesquisa

    São os fornecedores, os consumidores ou os concorrentes? O público é definido com base no objetivo da pesquisa.

    3- Defina o tamanho da amostra da pesquisa

    Isto é, quantas pessoas deverão respondê-la.

    4- Elabore um roteiro básico de perguntas

    Elas devem ser simples, diretas e imparciais. Também devem ser testadas internamente antes de serem aplicadas aos consumidores e conter todos os aspectos que se deseja detectar.

    5- Elabore o questionário

    Inclua as perguntas já testadas e validadas.

    6- Aplique o questionário

    Apresento-o ao público-alvo da pesquisa, buscando ser isento.

    7- Reúna os resultados

    Depois de reunidos, analise as respostas.

    Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado.

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