Francisca
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Como fazer uma pesquisa de marketing?

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    Boa tarde Francisca. De forma resumida, o planejamento e a criação de uma pesquisa de marketing envolve seis passos principais:

    Definição do problema da pesquisa;

    Definição dos objetivos;

    Escolha o método de coleta;

    Determinar desenho da amostra;

    Estruturação do questionário;

    Coleta e análise de dados.

    1. Como definir o problema da pesquisa

    Lembre-se que a missão de sua pesquisa é ajudar na tomada de decisões de marketing. Portanto, tenha em mente exatamente o que você precisa esclarecer na hora de definir o problema.

    Uma maneira prática de determinar o problema de uma pesquisa é encará-lo como uma pergunta que precisa solucionar as seguintes indagações:

    Qual é a dúvida que se quer esclarecer?

    Qual a natureza da informação desejada?

    Qual o alcance do estudo?

    A pesquisa de marketing pode ser utilizada, por exemplo, no lançamento de produtos. Neste contexto, um problema de pesquisa poderia ser: “Existe um mercado, ainda não explorado, para compra de produtos X?”. Um segundo exemplo seria: “O tráfego orgânico do meu e-commerce está muito baixo”.

    2. Como definir o objetivo da pesquisa

    O objetivo da pesquisa deve ser mais claro sobre quais informações precisam ser encontradas, indicando quais perguntas específicas são importantes para responder o problema. Lembre-se de sempre relacionar as próximas etapas ao objetivo definido, conseguindo ter uma maior relevância em suas análises e tarefas. Para isso, o objetivo da pesquisa pode ser dividido em objetivo principal e objetivos secundários.

    O objetivo principal visa dar foco a pesquisa e um direcionamento mais amplo, evitando-se que os pesquisadores saiam do rumo e avancem por áreas que não interessam à solução do problema. O objetivo principal de sua pesquisa de marketing existe para buscar responder o problema proposto no primeiro ponto.

    Já os objetivos secundários são mais específicos e poderão ajudar, mais adiante, a definir questionário e roteiros de entrevista (conforme a metodologia de pesquisa escolhida).

    Determinar a idade, renda, gênero, estado civil e região da cidade onde moram os consumidores do produto X. Levantar quais veículos de comunicação são mais usados por esses consumidores, tais como revistas, jornais, blogs, portais na internet, canais de TV. Identificar que outros produtos complementares os consumidores do produto X costumam comprar em conjunto com ele (ou não). Verificar motivos e desejos de compras.

    3. Definir método coleta

    As informações para sua pesquisa de marketing serão coletadas em várias plataformas e modelos distintos. Não se deve trabalhar somente com informações de fonte interna, como reports, CRM, vendas, etc. Os consumidores e a dinâmica do seu negócio estão em constante mudança. Por isso, sempre busquem informações externas ou secundárias.

    Pesquisas automatizadas estão sendo muito usadas por empresas de todos os portes e são ideais para quem precisa fazer pesquisas quantitativas, com o objetivo de auxiliar na rápida tomada de suas decisões de marketing.

    Fonte: https://mindminers.com/blog/como-fazer-pesquisa-marketing/