Ana Karine
  • 0
Novo na comunidade

Como ter missão, visão e valores, em uma empresa?

  • 0

Como deve ser feito para se ter missão, visão e valores em uma empresa?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Bom dia Ana Karine,
    Primeiro vamos esclarecer o que é este importante trio para sua empresa traçar estratégias para potencializar o alcance ao seu público alvo:
    Missão: Uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo
    Visão : É o momento em que você deve identificar para sua empresa uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos para atingir nos próximos anos
    Valores: É uma lista dos valores que orientam o comportamento de sua empresa, esta lista pode contemplar, por exemplo, a atuação frente os processos seletivos, os processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e a relação da empresa com clientes, fornecedores e parceiros
    No site: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/ME_Missao-Visao-Valores.PDF, você terá acesso a uma ferramenta que vai te auxiliar na elaboração destes importantes itens de gestão .
    O vídeo a seguir, também pode ajudá-la a construir este trio que define sua empresa e seus objetivos

  2. Parabéns, pela iniciativa, muitos acreditam que definir missão, visão e valroes e apenas para as grandes empresas, entendo que esta pode ser um importante ferramenta de gestão, uma vez que quando estiver em conflito com uma decisão pode recorrer a estes princípios e tomar a decisão com base no que acredita.

    Acredito que os conceitos já possui, por isto vou focar apenas na sua pergunta, se precisar podemos explorar melhor o conceito, em uma outra oportunidade.

    Como escolher uma missão, visão e valores

    Missão

     

    Para definir a missão é necessário saber para que ela existe. Se a empresa ainda não existe, ela é uma ideia que está na cabeça do empreendedor. Se ela já existe, os elementos para a construção da missão já estão postos e precisam ser identificados e descritos. A missão estabelece a estratégia de crescimento, os objetivos, metas e indicadores do negócio. Uma excelente definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o cliente.  Hoje muito comum responder “Qual a experiência que você quer proporcionar ao seu cliente?”, A missão deve propor desafios a todos e alimentar o engajamento à empresa.  Ela precisa ser clara, limpa e simples, traduzindo em poucas palavras o sentido e propósito da organização. Então responda dentro da Missão:

    1. Repito: “Qual a experiência que você quer proporcionar ao seu cliente?”
    2. Qual o principal benefício que sua empresa entrega ao cliente?
    3. Qual é o seu diferencial competitivo?
    4. O que o torna diferente da concorrência?
    5. Qual é o seu algo especial?

    Com base nesta reflexão, construa uma frase curta que representa os aspectos definidos de maneira clara e objetiva. Mostre, apresente e valide com todos que entende ser importante e pergunte se faz sentido para eles para eles.

    Divulgue e tenha sempre em mente que a missão deve ser viva e ser usada em todos os momentos de tomada de decisão e ações do dia a dia.

    Visão

    Visão é o seu sonho, até onde é o seu horizonte, onde quer ir, onde vai chegar, como ira medir, a visão deve ser séria e concreta, estabeleça suas metas ce curto, médio e longo prazo. A visão é o seu combustível.

    1. Qual é o seu sonho?
    2. Qual o seu horizonte? Qual o seu plano de 1 ano, 3 anos, 5 anos, 20 anos?
    3. Quais indicadores, como pode medir?
    4. Crie um documento em que fique claro quais objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período. Se possível, identifique os pontos de corte e objetivos intermediários.
    5. Agora resuma, valide com seus pares e divulgue?
    6. Em uma frase, você deve resgatar tudo o que planejou?

    Bons negócios,

    Estamos aptos para construir o seu plano,

    José Roberto Cassiano