CLAUDIO HENRIQUE BORGES PINHEIRO
  • 0

Como fazer o planejamento de uma empresa de açaí?

  • 0

DEVIDO AO CRESCENTE CONSUMO NACIONAL POR SUAS QUALIDADES E SABOR, INTERESSEI-ME PELO AÇAÍ E ANDEI ESTUDANDO A RESPEITO DO SEU ENVASAMENTO. ENTRO EM CONTATO, PARA SABER MAIS SOBRE A CADEIA PRODUTIVA. ESTOU QUERENDO INICIAR UM TRABALHO COM MINHA FAMILIA.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa tarde!

    De origem tipicamente brasileira a fruta tem grande adesão por parte das pessoas justamente por todos os benefícios que agrega à saúde. Por esse motivo, é um mercado que está em constante crescimento.

    Antes de tudo, é necessário salientar que como qualquer negócio, você precisa entender sobre o seu produto, pois somente assim você estará preparado para iniciar seu empreendimento e conseguir se consolidar no mercado. Mesmo em uma área já consolidada, é viável ter conhecimento se o mercado ainda não está saturado e o que você pode fazer para inovar. Igualmente, acontece com o açaí.

    De origem do Norte do Brasil, ganhou popularidade em todo Brasil pelo seu sabor único e todos os benefícios que proporciona. Com isso, diversos empreendedores viram aí a possibilidade de abrir seu próprio negócio, tendo como foco o açaí.

    Veja alguns procedimentos importantes:

    Conheça o mercado de açaí:  pela versatilidade do açaí, qualquer pessoa que já trabalhe no segmento alimentício é capaz de entrar nessa área.

    Montar uma loja de açaí é muito rentável, uma vez que é possível agregar valor ao produto adicionando frutas e demais complementos para atrair ainda mais os clientes. As lojas podem ser abertas em ruas, shoppings e grandes mercados.

    Por ser consumido o ano todo e por estarmos situados em um país tropical, é muito consumido como refrescos, sobremesas e até em pratos salgados. Pelo fato de já ser um mercado consolidado, é necessário estar sempre inovando, seja com venda de outros produtos naturais ou decoração chamativa por exemplo.

    Entenda o processo de produção: Quando você sabe qual é forma de cultivo, extração e o preparo até chegar ao consumidor final, é possível ter insights como novas técnicas e sabores.

    Investimento inicial: Provavelmente este seja o principal item a ser considerado, porque é nesse momento que você saberá se terá condições financeiras para abrir seu negócio.

    Precisa ter um orçamento definido para a locação, estoque, refrigeradores, materiais para preparar o local, como cadeiras, balcões.

    Plano de negócios: Com este plano você terá em mente quais objetivos deseja conquistar, qual público atingir, quanto tempo levará para ter retorno financeiro, se seu capital de giro vai suprir suas necessidades.

     

    2. Cadeia Produtiva do Açaí:

    Sugiro que faça uma leitura de estudos realizados que tratam sobre a cadeia produtiva do  produto:

     

    3. Viste o site da Embrapa, pois há aterial sobre o Açaí: