Erivan Thaty
  • 0
Novo na comunidade

Como fazer licenciamento de produtos?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Olá Erivan,

     

    Achei esse artigo para você

    O que quer dizer o licenciamento?

    Em resumo, o licenciamento é a permissão de uso da imagem de uma determinada marca. O site Administradores.com.br explica bem isso:

    “O licenciamento – ou licensing – de propriedade intelectual é a concessão de direitos de uso de determinada propriedade para terceiros com o objetivo de agregar valor ao produto, serviço ou comunicação da empresa licenciada. Podem ser licenciados personagens, imagens de personalidades famosas, obras artísticas e diversos tipos de marcas, como as corporativas, de moda, de clubes esportivos, de programas de TV, filmes de cinema, ONGs, etc.”

    Segundo o site da Associação Brasileira de Licenciamento, a ABRAL, não há uma pesquisa que estime o número de licenças existentes no Brasil, mas existe em média 600 licenças disponíveis no mercado, sendo 75% dessas estrangeiras, ligadas em sua grande maioria aos setores de entretenimento, propriedades corporativas e esportes.

    O que se deve fazer?

    Para fechar um contrato com uma marca, a empresa deve seguir uma série de exigências feitas pelas licenças, podendo estas estarem relacionadas à: qualidade do produto, tamanho da empresa, público alvo (ou target) a ser atingido, faturamento, produção e distribuição, entre tantas outras. O site Latin Design ainda ressalta que: “Quando falamos em licenciamento temos que lembrar que estamos falando de acordos firmados por contratos, recheados de cláusulas para serem seguidas onde estão descritas com detalhes a categoria de produto, o produto, o canal de venda, o tempo de venda, a distribuição, regras de utilização da marca etc.”

    REPORT THIS AD

    Esse contrato envolve, geralmente, três partes: o licenciado (ou License), que é a marca original ou a criadora da imagem; a licenciadora (ou Licensor), parte que administra as licenças e gerencia os processos de aprovação, contrato, etc; e a empresa que deseja adquirir a licença (ou Licensee). Algumas vezes a licenciadora pode, ainda, ser parte da própria marca, que cria um escritório com a finalidade de gerenciar esse processo.

    Além do fechamento do contrato e pagamento pela utilização da imagem, a empresa ou marca a ser licenciada, ou license, recebe royalts em cima da venda e/ou fabricação de cada produto que leva o seu selo, um valor que pode variar dependendo do setor.

    Mas e aí? Qual a vantagem para as marcas?

    É uma rua de mão dupla. Enquanto o Licensee agrega valor ao seu produto e reduz custos para construir uma marca mais forte, a License forma aliança para a produção dos mais diversos tipos de produtos, em diferentes setores, sem ser responsável pela produção, logística e distribuição, mas ainda supervisionando e garantindo, devido aos seus padrões, que a qualidade do produto seja condizente com as expectativas da marca.
    E, por mais, a License também fornece um apoio ao Licensee na parte de comunicação, oferecendo suportes para publicidade, outros parceiros também envolvidos com a marca para a fabricação de brindes ou complementos, entre outras coisas.