Perguntas Frequentes
  • 0
Sebrae

como fazer fluxo de caixa ?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. O fluxo de caixa é basicamente um instrumento que permite você observar tudo que entra e sai da sua empresa. Pode ser mais ou menos complexo, dependendo do seu negócio. Existem várias ferramentas para ajudar você a fazer o seu fluxo de caixa:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/planilha-ajuda-a-fazer-fluxo-de-caixa-da-sua-empresa,adf8d53342603410VgnVCM100000b272010aRCRD

    Vamos para algumas orientações gerais:

    Receita: tudo o que entra, vendas feitas, serviços prestados, etc.

    Despesa: tudo o que sai, como aluguel, fornecedores, insumos, pagamento de funcionários, energia, telefone, pagamento de empréstimos, etc.

    A diferença entre receita e despesa será a quantidade de recurso disponível que você terá no fim do período.

    O fluxo de caixa deve ser feito pelo menos mensalmente (alguns casos pode ser feito diariamente)  para que você possa entender melhor como funciona sua empresa, e até conseguir fazer projeções para o futuro. Essas projeções são úteis quando você precisar fazer um investimento de longo prazo, e precisa saber se terá condições de arcar com os gastos, e se o investimento trará o retorno que você imaginava. Também serve pra você se programar pra períodos de vendas menores, ou outras sazonalidades do setor.

    O ideal é que você registre tudo no fluxo de caixa, tendo assim uma visão muito real da saúde financeira do seu negócio. Além da planilha citada no link, existem vários apps que podem te ajudar. O importante é manter o registro de tudo!

  2. Olá, tudo bem?

    O fluxo de caixa não é um bicho de 7 cabeças, mas requer atenção e dedicação. O fluxo de caixa é a alma da empresa e é quem sustenta ela no dia a dia, juntamente com as vendas.

    A maioria dos empreendedores não sabe como formatar um fluxo de caixa, do que ele é composto, como se analisa os números e como se toma decisões a partir deles. Isso é comum e você não está sozinho(a).

    Minha dica é você adotar imediatamente um sistema de gestão que possua um controle de fluxo de caixa definido. Ou seja, você não precisa entender imediatamente como montar um fluxo de caixa. Atualmente os sistemas de gestão tem ferramentas profissionais para esta finalidade e ajudam principalmente as micro e pequenas empresas a ter um fluxo de caixa profissional. Recomendo você dar uma olhada no software para fluxo de caixa https://www.erpsuite.com.br

    Espero ter ajudado!

    Abraços e sucesso