Claudio Lucio Souza Lima
  • 0
Novo na comunidade

Como faço para abrir um sacolão de bairro?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Boa tarde Claudio. O sacolão nada mais é do que uma espécie de feira livre, com produtos como frutas, verduras e legumes. Foi criado, inicialmente, como uma forma de atender melhor a população mais carente e acabou se popularizando bastante.

    1- Comece com um bom planejamento

    A maioria dos negócios considerados populares são feitos sem a preocupação com o planejamento e esse é um erro gravíssimo que as pessoas ainda cometem. É a partir do planejamento que você tem mais chances de criar um negócio sólido, com expectativa de crescimento no mercado, mesmo que comece bem pequeno.

    2- Defina o seu público alvo

    Por mais que esse seja um negócio de interesse comum, digamos assim, você precisa definir um público específico para trabalhar. Quando você define o público principal do seu negócio fica muito mais fácil acertar em cheio e ter resultados positivos.

    Veja a sua região, analise onde há maior necessidade de um negócio como esse. É nas regiões mais populares ou naquelas onde as pessoas têm maior poder aquisitivo? Mais do que isso, destaque esse ponto na sua lista porque ele é realmente muito importante e pode fazer toda a diferença.

    3- Encontre os melhores fornecedores

    Se você quer vender frutas, verduras e legumes, precisa encontrar fornecedores que tenham esses produtos com qualidade. Seu negócio precisa disso para se estabelecer. Comece procurando pela sua região por pessoas que trabalham com esse tipo de produto, visite o local, converse com elas.

    A maior preocupação precisa ser em relação a qualidade do que é oferecido. Evite projetos que trabalham com agrotóxico ou outros materiais que façam mal à saúde das pessoas. Quanto mais natural o seu produto, maior o seu valor na praça. Sem falar que você precisa ter uma relação de confiança com esses fornecedores. Não é só qualidade e preço, é preciso garantias sobre prazos, entregas e suporte em qualquer situação complicada.

    4- Cuidado com a localização

    Normalmente as áreas residenciais tem maior potencial nesse sentido, mas existem outros lugares onde as áreas comerciais também têm muito potencial. Isso por causa do movimento e intenso fluxo de pessoas. O importante mesmo é que o seu sacolão seja visto com facilidade por quem passar por ele. Qualquer pessoa deve chegar sem problemas e se sentir à vontade para entrar e comprar na sua mão.

    É preciso ter infraestrutura básica (como água, luz, internet), ser um lugar seguro e uma região onde não haja problema com recolhimento de lixo – por exemplo. A questão higiene e limpeza do local é fundamental.

    5- Estrutura de um sacolão

    A estrutura de um sacolão é bem parecida com a estrutura de uma feira livre. Não tem muita dificuldade. É algo simples, tem que estar bem organizado para você e os seus clientes. Saber como montar um sacolão com pouco dinheiro significa compreender que você precisa de espaço suficiente para expor os seus produtos e que tudo tem que ser harmonioso. Ponto importante: A área precisa estar longe de coisas que podem causar contaminação.

    Os produtos serão expostos em caixotes ou barracas, depende da estrutura que você tem condições de montar. Também é importante que você tenha um espaço reservado para guardar produtos, como um estoque, mesmo que seja por algumas horas do dia já que o conceito de sacolão é ter produto fresco todos os dias.

    6- Monte uma equipe de sucesso

    Por mais que você acha que dá, não tem condições de cuidar do seu sacolão completamente sozinho. Se você quer ir mais longe precisa ter gente do seu lado. É claro que a quantidade de pessoas trabalhando com você vai variar de acordo com o tamanho do seu empreendimento e também com o fluxo de pessoas, mas basicamente você vai precisar de:

    – Duas ou três pessoas atendendo os clientes e servindo alguns produtos para eles, como cortar melancia ou aipim;

    – Uma ou duas pessoas no caixa;

    – Um auxiliar de limpeza para manter o local organizado e limpo.

    7- Investimento

    Pensando em um sacolão com maior estrutura, o investimento poderia ficar em torno de R$40 mil. Porém, o valor exato vai variar de acordo com as suas decisões de espaço, estrutura e localização, mas é possível começar com algo em torno dos R$5 mil por exemplo.

    Fonte: https://www.montarumnegocio.com/como-montar-um-sacolao-com-pouco-dinheiro/