Como estimular a participação e a motivação?

Pergunta

Como estimular a participação e a motivação de todos num ambiente onde não existem empregados, mas empresas terceirizadas?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!
respondida 0
, Marcilea Bentes 1 ano 2020-02-29T18:33:54-03:00 1 Resposta 208 visualizações Novo na comunidade 0

Resposta ( 1 )

  1. Boa tarde Marcilea. A motivação basicamente significa um movimento para ação. Montar e treinar uma equipe com visão de futuro embasada no conceito da empresa são pontos chaves para dar andamento ao fluxo do seu negócio.

    1- Seja um líder presente e apoie sua equipe

    Uma equipe que quase nunca vê seu líder ou que percebe que ele não está muito interessado no que acontece dificilmente estará motivada. Como líder, é preciso estar sempre presente, mostrar que você está trabalhando junto a seus colaboradores e não contra eles. Sem isso, não há como motivar funcionários.

    2- Proporcione um ambiente de trabalho saudável

    Você consegue se sentir à vontade em um local sujo ou que lhe cause uma sensação ruim? Saiba que seus funcionários também pensam dessa maneira. E sim, o ambiente de trabalho pode ajudar a deixá-los mais motivados. Invista em um espaço limpo, em cores que os deixem animados e também no conforto. Antes de cobrar produtividade e ânimo é preciso atender também necessidades básicas e simples como essas.

    3- Forneça feedbacks

    Os feedbacks também podem ajudar a aumentar a motivação de sua equipe. Sempre que possível dê um retorno sobre um projeto ou trabalho realizado pela sua equipe. Tenha em mente que o feedback não serve – e nem deve – apenas para quando é preciso dar broncas e cobrar algo de seus colaboradores. Ele também é uma forma de como motivar funcionários.

    É possível sim utilizar o feedback negativo, mas o ideal é sempre trabalhar algo positivo em conjunto. Elogie para em seguida partir para o que precisa ser mudado. Pontue algo que foi certeiro para a equipe e então coloque o feedback negativo. O principal é que você mostre que está atento ao que seus funcionários estão produzindo e quer ajudá-los a melhorar ainda mais.

    4- Estabeleça metas realistas

    Como líder, você precisará constantemente estabelecer metas a sua equipe para que seja possível atingir um objetivo maior da empresa como um todo. Ainda assim, todo cuidado é pouco. As metas impostas devem ser realistas e não algo inatingível ou que está ali sem uma real razão. Estude prazos que se encaixem corretamente para atingir essas metas e então repasse a seus colaboradores.

    5- Estimule a participação dos colaboradores

    Pense que você e seus colaboradores trabalham em conjunto e querem chegar – também juntos – a um mesmo lugar. Isso significa que não há nada errado em pedir a opinião de sua equipe e estimular que todos participem. Ouça ideias e sugestões e convoque reuniões com o objetivo de realizar um brainstorming (troca de ideias) quando surge uma nova meta a ser cumprida. Esse é uma excelente maneira de como aumentar a motivação de equipe.

    6- Ofereça benefícios

    Primeiramente entenda que benefícios não precisam ser necessariamente em dinheiro, como um aumento salarial. Você pode fazer parcerias com empresas – muitas vezes seus próprios clientes e oferecer vale-descontos ou vale-brindes.

    7- Proponha desafios e dê recompensas

    O estímulo a competição saudável também é uma ótimo maneira de como aumentar a motivação de equipe. Ao estabelecer as metas, mostre também quais serão as recompensas para quem conseguir atingi-las na semana ou no mês. As recompensas podem ir desde algo mais simples até algo de maior valor.

    8- Celebre as vitórias

    Quando sua equipe atingir alguma meta, mais do que parabenizá-los celebre esse momento. Mostre o quanto foi importante que todos trabalhassem juntos e se dedicassem. O quanto valeu seus esforços. O importante é que os colaboradores tenham esse momento em que podem comemorar seu sucesso.

    9- Invista em treinamentos

    Os treinamentos também são importantes para manter uma equipe motivada. É uma forma de mostrar que você se preocupa com sua equipe e deseja que todos estejam sempre se aprimorando. O treinamento precisa ter um objetivo e deve envolver a todos do setor.

    Como treinar e motivar sua equipe em passos.

    Fonte: https://eadbox.com/como-aumentar-motivacao/

Deixe uma resposta

Desculpe, você não tem permissão para responder a esta pergunta.