Boa noite, devolvi a primeira parcela do auxílio, mas recebi a segunda. Como faço pra devolver a segunda parcela? Gerando um gru no site de devolver o auxílio ainda gera o mesmo gru que já paguei dos primeiros 600(mesmos números de identificação e validade) como proceder?
Também tenho essa dúvida, não sei se quando solicitar para gerar a GRU, o sistema vai detectar a primeira ou a segunda parcela do auxílio 🙁 porque ainda ouvi dizer que teve pessoas que receberam a primeira parcela e a GRU não detectou nenhum valor do auxilio emergencial. Como vamos saber para detectar é ainda é a primeira ou a segunda parcela na GRU? 🙁
Bom dia Samuel!
Se você está recebendo o auxílio por meio dapoupança virtual criada pela Caixa, basta não mexer no dinheiro porque em 90 dias ele será estornado automaticamente. Mesma coisa para a terceira parcela.
Agoea, caso você tenha recebido em sua conta corrente ou poupança PF, seja na Caixa ou em outro banco qualquer, você tem de proceder à devolução por meio do pagamento de GRU.
Kojima, bom dia!
O sistema não detecta se houve a utilização do dinheio. O mesmo procedimento que escrevi acima, serve para seu caso.
Agora, Ninja mesmo…. é ser esperto e inteligente para não entrar nesses auxílios do governo, quando não se atende aos requisitos porque dá uma dor de cabeça danada. Fica a dica!!
Opa Weverton, boa tarde. Então só pra esclarecer é só eu ir ao site gerar a GRU e pagar novamente? Simples assim?
o ruim é como a gente vai saber se a parcela gerada na GRU é a primeira ou a segunda?
Samuel, bom dia. Vi que vc tb pagou a GRU pela Nubank, o valor foi estornado p vc?? Ou conseguiu pagar por lá msm?
Olá Kamila, você recebeu a segunda parcela?
Infelizmente sim :(. Ainda estou com medo pq a nubank não estornou o valor pago da primeira parcela, por hora eu não sei nem se consegui pagar a primeira, provavelmente vão estornar pq não podia ser pago pela Nubank. Eu não vou mexer na segunda, vou deixar lá no Caixa Tem mesmo que ai uma hora eles pegam (espero eu)
no site do ministério da cidadania foi surgerido que é melhor gerar a GRU e pagar, você pode acessar o site deles de perguntas frequentes. O link está aí abaixo, daí você abre a guia “Devolução dos recursos do Auxílio Emergencial”
https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/pergunta-frequente
eu vou receber o dinheiro pela conta poupança, por mais que fique na conta digital, depois do periodo ela vai pra conta que recebi na primeira parcela, por tanto o pagamento será via GRU. Mas quando eu gerar uma nova GRU, eu não sei se os dados da GRU vai ser o da primeira parcela ou da segunda parcela, como faz para identificar de qual parcela irá gerar? pois os valores são os mesmos.. e vai dar problema se o sistema gerar uma GRU de uma parcela que já foi paga 🙁 ouvi casos de pessoas que receberam a primeira parcela, e tinha se passado alguns dias e quando a pessoa foi gerar a GRU, o sistema dizia que o CPF da pessoa não foi localizado o auxilio emergencial.
tudo desse governo é uma uma desordem só, nada funciona…. ja devolvi a primeira parcela e tentei varias vezes fazer o boleto da Segunda e so vinha Como se fosse a primeira…. hoje pra minha surpresa gerei um novo boleto e ao inves de vir a Segunda parcela, veio o TOTAL ou seja, 1200 reais… sendo que a primeira ja foi paga. E Agora?????? Conheco uma Pessoa que so recebeu a primeira e devolveu e tambem teve um boleto de 1200 reais Como se tivesse recebido a Segunda parcela….. pra onde tá indo esse dinheiro????????
Para devolução de valores do Auxílio Emergencial, você deverá acessar o site do Ministério da Cidadania, fazer a escolha da parcela para emissão de uma guia denominada de GRU, o valor será de acordo com a parcela, e não pelo valor total. Caso ocorra valores diferentes ou parcela não escolhida. Faça a exclusão das GRU´s que já tinham geradas e que não foram recebidas. Após esta etapa, volta para gerar da novas e da nova GRU.
Site/endereço para geração da guia GRU-auxilio emergencial:
https://sso.cidadania.gov.br/login
https://www.gov.br/cidadania/pt-br