Camila
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Como definir a fatia do mercado que devemos atingir com nosso estabelecimento comercial?

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Como definir a fatia do mercado que devemos atingir com nosso estabelecimento comercial?

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    Boa tarde Camila. Público-alvo, ou mercado-alvo, é um grupo de pessoas ou organizações que têm um mesmo perfil ou, ao menos, um perfil semelhante como consumidores. São aqueles para os quais você deve direcionar seus esforços em ações de marketing e vendas da sua empresa, pois elas são as pessoas mais interessadas em adquirir seus produtos ou serviços.

    Para traçar o perfil do público-alvo, é feito uma série de pesquisas que envolvem muitos fatores comportamentais e demográficos para indicar quais as características em comum dessas pessoas e direcionar melhor o foco do seu negócio. As informações mais usadas para definir o público-alvo de uma empresa são:

    1- Idade;

    2- Sexo;

    3- Formação educacional;

    4- Poder aquisitivo;

    5- Classe social;

    6- Localização;

    7- Hábitos de consumo.

    Ao ter a informação do seu público-alvo definido fica muito mais fácil trabalhar e montar uma estrutura para atingir esse público com sucesso. Você poderá pensar nas melhores estratégias, como as melhores mídias para anunciar e canais em que seu público mais se encontra (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, dentre outros).

    1. Quem são eles?

    Ao pensar quem são essas pessoas que podem ser seu público-alvo, você deve considerar quais as pessoas que se identificam com a sua marca. Uma forma de descobrir isso é acompanhando quem segue, curte, compartilha e comenta suas publicações nas redes sociais. Esse pode ser um ótimo indício de quem são eles.

    Você deve valorizar esse público engajado que se identifica com sua marca, pois as chances de conversão desse público é muito maior do que aqueles que sequer conhecem sua empresa. O seu público-alvo também nem sempre está na internet. Ele pode ser um cliente inativo nas redes sociais, mas que compra frequentemente na sua empresa ou adquire seus serviços.

    2. Quais suas maiores dificuldades, problemas ou desejos?

    O que é legal, interessante e bom para você pode não ser para seu cliente. Você não pode pensar em você na hora de definir as dificuldades, problemas e desejos do seu público-alvo. Você deve se colocar no lugar deles.

    Não faça suas ofertas baseadas em achismos, mas de acordo com pesquisas embasadas, experiências anteriores e análise de comportamento dos seus potenciais clientes.

    3. Onde eles encontram as informações que necessitam diariamente?

    Identifique os canais de comunicação mais adequados de acordo com seu público-alvo e procure falar com eles usando uma linguagem particular, que seja do universo deles. O uso da linguagem certa vai tornar sua comunicação mais eficiente e aumentar o desejo do seu público em te conhecer melhor.

    4. Qual o benefício do seu produto?

    Pense um pouco sobre seu produto e no problema do seu público-alvo. Qual benefício seu produto ou serviço oferece? O que ele pode fazer para resolver esse problema? Qual a principal proposta de valor dele? Em meio a tanta concorrência você deve tentar encontrar o seu diferencial no nicho e sempre tentar melhorar seu produto oferecendo algo a mais que os outros não oferecem.

    5. O que chama a atenção deles negativamente?

    Ser otimista ajuda muito, mas pensar pelo lado negativo também pode ajudar, principalmente quando falamos no público-alvo. Melhor do que saber o que seu público quer você pode pensar no que ele definitivamente não quer, o que considera ruim, negativo e do que ele foge.

    Se você tiver essas informações poderosas em mãos você pode ter mais chances de cativar seus potenciais clientes. Evitar fazer o que eles consideram como pontos negativos já é o primeiro passo para conquistar a simpatia deles. Depois, basta trabalhar outras estratégias para fazer um marketing eficiente.

    6. Em quem eles confiam?

    A confiança é tudo para o público-alvo. Ninguém compra ou adquire um produto ou serviço de uma empresa que não confia ou não conhece. Por isso que a reputação da sua empresa é tão importante. Cuidar do relacionamento com os seus clientes é essencial, pois eles irão espalhar informações da sua marca pela internet e mundo afora.

    Se você for bem avaliado, tiver bons comentários e reputação isso servirá de base para potenciais clientes se sentirem motivados a comprar com você.

     

    Fonte: https://neilpatel.com/br/blog/publico-alvo/