Como criar um ateliê com roupas de alfaiataria de todos os tamanhos adultos?

I> Denunciar
Pergunta

Por favor explique as razões pelas quais esse conteúdo merece ser revisto pela moderação do site.

I> Denunciar
Cancelar

Gostaria de criar um ateliê com roupas de alfaiataria de todos os tamanhos adultos, com tecidos planos de boa qualidade. Mas, por causa da pandemia, fico com receio de empacar. Não quero fazer estoque não. Já tenho máquinas. Tenho um espaço. Não pago aluguel. Mas, preciso arrumar o local e comprar materiais para construir o negócio em si. Deixá-lo simples, mas bonito, com cara de ateliê. A minha questão é: Vale a pena investir meu dinheiro nesse ateliê?

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!
respondida 0
, , Endy Lim 1 mês 6 Respostas 79 visualizações Novo na comunidade 0

Respostas ( 6 )

  1. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

    A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.

    Quanto ao Alvará de funcionamento e para as empresas na condição de Microempreendedor Individual – MEI, o Certificado de Microempreendedor Individual é considerado também como um alvará provisório com validade de 180 (cento e oitenta) dias. Devendo o proprietário solicitar o definitivo dentro deste prazo. Com o advento da Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividade de baixo risco, estão desobrigadas de ter o Alvará de funcionamento. Para tanto deverá ver com a prefeitura de seu Município quais são as atividades consideradas de baixo risco, e verificar se a sua está na relação, para que goze deste benefício.

  2. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    O plano de negócio te dá o caminho, é o ponto inicial, e no meu entendimento o mais importante, um plano bem feito te responde as principais questões sobre o seu empreendimento, analisando os aspectos financeiros, administrativo, mercado,  vendas e investimento.. O plano pode te dar mais segurança, menos riscos, mais resultados pois ele tenta prever o caminho que pretende trilhar.

    E neste plano de negócio você identificou a variável pandemia, que no seu caso específico afeta diretamente.

    O Cliente é a palavra chave para qualquer negócio, a sua decisão depende quando você poderá atende-lo com segurança, com o plano bem feito, você poderá te um previsão realista de vendas e com isto adequar o seu estoque.

    Lembre-se não tem uma fórmula mágica, melhor ou pior momento, a venda se concretiza quanto você tem algo a oferecer, sempre uma solução para outra pessoa.

     

    Espero ter ajudado, e conte conosco

     

    José Roberto Cassiano

    http://www.talentsmanager.com.br

  3. Por favor, explique brevemente por que você acha que essa resposta deve ser relatada.

    I> Denunciar
    Cancelar

    Bom dia!

    Você precisa pesquisar bem o mercado onde atua para sentir se sua ideia atende às necessidades de seu público-alvo.

    Você pode elaborar um plano de negócios inicialmente, pois esse documento vai lhe ajudar muito nessas questões. Veja como elaborar:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

    Peço-lhe ainda que acesse ao link abaixo, pois há muitas informações que poderão ser úteis para você desenvolver sua ideia de negócio:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-atelie-de-costura,fe787a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Deixe uma resposta