Gleiciane Sousa Santos Rodrigues
  • 0
Novo na comunidade

Como começar um restaurante natural?

  • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Oi! Boa tarde! Você pode começar fazendo primeiramente marmitas fit para sentir como será a aceitação dos clientes, a partir daí você pegará um impulso para abrir seu restaurante nesse seguimento!

    Vou deixar um link aqui abaixo para você conhecer:

    https://aprendereaprimorar.com/marmitas-fit

  2. Olá Gleiciane, seguem algumas dicas e orientações:

    Um restaurante vegano é uma opção nova e que pode se encaixar perfeitamente nas tendências dos próximos anos. Isso porque as pessoas no Brasil que aderiram ao estilo de vida já somam 7 milhões, segundo o Ibope em 2018.

    Claro que todos nós sabemos que vegetarianos são pessoas que descartam a carne da alimentação, mas um restaurante vegano vai muito além disso.

    Nele, não basta apenas fornecer pratos sem carne: nada pode ter origem animal, e isso vale para os materiais de cozinha. Sabendo disso, confira o guia do KCMS e aprenda os primeiros passos para conquistar o público vegano no Brasil!

    Por que abrir um restaurante vegano pode ser um bom investimento?

    Um restaurante com pratos veganos se alinha a diversas linhas de pensamento associadas à sustentabilidade e diminuição do consumismo predatório.

    Por isso, além de trazer um público extenso, a abertura desse negócio pode facilitar o entendimento dessas causas e atrair a atenção de outras pessoas.

    Por que os restaurantes veganos estão se tornando tendência?

    O crescimento da população vegetariana e vegana faz com que uma enorme quantidade de pessoas busque por estabelecimentos de acordo com sua alimentação.

    Por isso, os restaurantes que oferecem pratos com essa segmentação vem ganhando espaço no mercado. Para se ter uma ideia, a última pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira mostrou que entre 2012 e 2018 o crescimento desse público foi de 75%.

    Por isso, não só os restaurantes veganos como também os demais negócios voltados para esse público estão em ascensão no mercado.

    Restaurante vegano x Restaurante vegetariano

    Mas afinal, quais as principais diferenças entre um restaurante vegano e um vegetariano? Embora ambos ambos os negócios não trabalhem com carnes, ressaltamos alguns pontos primordiais para não confundir:

    • Um restaurante vegano precisa trabalhar com materiais sem origem animal. Isso inclui toalhas, uniformes e todos os demais itens;
    • O restaurante vegano também não pode trabalhar com ovos e laticínios, nem receitas que envolvem esses elementos. Já os restaurantes vegetarianos podem fazer esse uso.
    • Tanto veganos quanto vegetarianos podem consumir carne de soja.

    Como abrir um restaurante vegano?

    A grande vantagem de um restaurante vegano é que ele será atrativo também para o público vegetariano. Já os restaurantes vegetarianos nem sempre suprem as necessidades do público vegano, pelos produtos derivados de animais.

    Na prática, vale investir em um bom relacionamento com o cliente para atrair também pessoas que querem começar esse modelo de alimentação. Agora, vamos às etapas para a abertura desse negócio:

     1. Conheça o público-alvo

    Sabemos que esse modelo de restaurante será inteiramente voltado para veganos, e esse é um bom ponto de partida. Por outro lado, é fundamental conhecer esse público mais a fundo do que essa simples informação.

    Vale estudar um pouco mais sobre esse estilo de vida, faixa etária das pessoas e diversas outras informações que norteiam o funcionamento do negócio.

    Com esses dados, é mais simples planejar maneiras de atingir o seu público, portanto, faça pesquisas e estude sobre seu perfil.

    2. Analise a concorrência

    Para montar um restaurante, seja ele qual for, a etapa de análise de concorrência é muito válida. Com ela é possível não só compreender como os demais negócios funcionam, mas também pontos fracos dos restaurantes desse nicho.

    Consequentemente, você terá um repertório muito melhor de empresas dessa área para iniciar com processos melhores.

    Além disso, os erros que seus concorrentes estão cometendo podem servir de aprendizado para que você os evite, e seu negócio não parte do 0!

    3. Elabore um plano de negócios

    Com base nas informações coletadas até aqui, o próximo passo é documentar e traçar uma estratégia para os próximos passos.

    Esse é o plano de negócio, que organiza as ideias e o seu objetivo com o restaurante vegano. Vale inserir metas de faturamento, investimentos, planos de expansão e tudo o que tiver em mente para esse novo estabelecimento.

    4. Escolha o ponto comercial

    Para ter um estabelecimento movimentado é fundamental escolher um ponto comercial que fique à vista na localização.

    Além disso, pode ser uma excelente ideia desenvolver seu restaurante em um local próximo a loja de produtos naturais ou outros negócios que façam sentido para seu público-alvo.

    5. Compre os equipamentos

    Como qualquer outro restaurante, você precisará adquirir os equipamentos de cozinha quando tiver o local do estabelecimento definido. A necessidade dos materiais dependerá do tamanho de seu restaurante, mas o negócio irá precisar de:

    • Geladeira e freezer;
    • Fogão industrial;
    • Liquidificador;
    • Extrator de sucos;
    • Processador de alimentos;
    • Armários para armazenamento;
    • Forno;
    • Entre outros.

    6. Monte um bom cardápio

    O principal atrativo que definirá se os clientes irão fidelizar ou não em seu restaurante é o conjunto de pratos oferecidos. Afinal, mesmo em uma dieta vegana os restaurantes devem apresentar pratos criativos e saborosos ao cliente.

    Sendo assim, não deixe de incluir diversidade no cardápio oferecido. Opções de frutas, legumes, verduras e até mesmo pães e massas veganas são indispensáveis para o consumidor.

    7. Tenha uma equipe bem treinada

    Não adianta investir em equipamentos e espaço se a sua equipe simplesmente não sabe lidar com atendimento ou cozinha vegana.

    Especialmente no caso dos profissionais que irão preparar o alimento é fundamental ter colaboradores experientes e que estão preparados para a demanda do negócio.

    Embora o cenário seja muito otimista para restaurantes veganos, não cumprir as demandas dessa culinária pode ser muito prejudicial para a imagem do negócio. Por isso, treine e compreenda bem o perfil dos profissionais que trabalharão no local.

    8. Escolha bons fornecedores

    É dever do seu estabelecimento oferecer pratos com alimentos frescos e em bom estado de conservação. O grande desafio de lidar com muitos alimentos orgânicos é este, na verdade, pois as perdas são muito comuns.

    A boa notícia é que com bons fornecedores essa qualidade é perfeitamente entregável ao cliente. Para não errar no momento da escolha, você pode:

    • Checar o que os restaurantes destes fornecedores acham do serviço;
    • Pedir recomendações de fornecedores para outros negócios;
    • Avaliar classificação e comentários da empresa;
    • Buscar por fornecedores que façam parte da comunidade vegana e vegetariana.

    Vale ressaltar que aspectos como diminuição no uso de agrotóxicos e a não utilização de transgênicos nos pratos podem ser diferenciais em seu negócio. Sendo assim, vale conversar com fornecedores e checar a procedência dos alimentos.

     

    Importante

    Quando seu restaurante vegano começar a funcionar, o ideal é manter um bom controle de caixa e um atendimento organizado constantemente. Dessa maneira, um sistema adequado para restaurantes irá melhorar completamente seus processos internos.

     

    Esperamos ter ajudado!

    Abraço,

    Time KCMS

    https://www.kcms.com.br