Nicole Monise
  • 0
Novo na comunidade

Como começar um pequeno negócio de Pães artesanais?

  • 0

Gostaria de começar um pequeno negócio de pães artesanais, mas não sei por onde começar e o que é necessário para conseguir clientes. Poderiam me dar uma luz, por favor?
Obrigada!

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Resposta foi editada

    Boa tarde Nicole. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.

    A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.

    Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    1- Aprenda a fazer pão de qualidade

    O primeiro passo é investir no conhecimento. Você precisa aprender, com um profissional de verdade, como fazer pão caseiro para vender.

    2- Aprenda a embalar corretamente

    Existem basicamente duas opções:

    – O tradicional saco de pão de papel;

    – E o saco de plástico (às vezes com bandeja de isopor embaixo e às vezes não).

    O que você precisa entender é que independente da forma, é preciso anexar o nome do seu projeto na embalagem e meios de contato com você. Dica de ouro: Se for trabalhar com a embalagem de plástico, só embale o pão depois que ele estiver frio. Caso contrário ele vai umedecer dentro da embalagem e isso influenciará na sua qualidade.

    3- Escolha a forma de vender

    Vender pão caseiro dá dinheiro, mas você precisa planejar e montar sua estratégia. Escolher a forma de vender é um dos pontos mais importantes do negócio e você precisa pensar bem antes de tomar qualquer decisão. A maioria das pessoas começa avisando a todos por perto que está fazendo pão e logo depois de conseguir vender o primeiro (mesmo que para um amigo) os outros veem meio que automaticamente.

    Você também pode vender de porta em porta, pode vender com o seu carro parando em áreas residenciais, pode vender no seu trabalho, perto de centros comerciais e até mesmo pela internet.

    4- Seja simpático e apresente bem o seu produto

    Esses dois pontos andam juntos e fazem toda a diferença na hora de vender pão caseiro. De nada adianta ter o melhor produto do mundo se você não souber apresentar ele e muito menos se estiver de cara fechada. O bom atendimento e a simpatia fazem total diferença nesse tipo de negócio e é por isso que você precisa se esforçar com isso. Claro que tem que ser natural, hein? Não adianta ficar com um sorriso plástico no rosto que qualquer um vai perceber.

    Ao chegar próximo a alguém apresente o seu produto com entusiasmo, esteja sempre sorridente, fale do cuidado do preparo, agregue valor a ele e eu tenho certeza que as pessoas se sentirão mais tentadas a experimentar.

    5- Pense em promoções

    Fazer promoções é outra boa forma de conseguir chamar a atenção das pessoas para o seu produto e eu acho que você não pode deixar isso de lado. Pode ser promoção de comprar um e ganhar desconto na compra de outro, cartão fidelidade com a cada 10 compras um pão grátis, ou até mesmo com o ganhe bis – compra um e leve outro. Veja o que é possível para você e o que será realmente vantajoso para o seu cliente. Se conseguir fazer isso movimentará bastante o seu negócio.

    6- Divulgue seu negócio nas redes sociais

    Faça pelo menos o Instagram do seu negócio e poste todos os dias conteúdo de qualidade sobre o seu produto, dicas de receitas, coisas engraçadas, divulgue suas promoções e faça até sorteios. O bom isso da internet e das redes sociais pode alavancar demais o seu negócio e te fazer ganhar muito dinheiro nessa área.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma padaria.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-padaria,c3287a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Fonte: https://negociodecozinha.com.br/vender-pao-caseiro-da-dinheiro/

    Como atrair a lealdade de seus clientes.

    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.