balferrari
  • 0

Como combater a praga dos besouros pretos na agricultura?

  • 0
Como combater a praga dos besouros pretos na agricultura?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Olá!

    As pragas são um dos maiores inimigos dos agricultores. É preciso estar sempre de olho em suas plantações. Os besouros podem representar prejuízos desde quando são  larvas até na fase adulta.

    Possíveis Soluções para combater a praga dos besouros pretos na agricultura

    Existem algumas soluções para combater pragas e muitas delas estão atreladas ao modo de cultivo orgânico, sem uso de tóxicos que eliminam as pragas, mas por outro lado também podem prejudicar o solo, o produto e até a saúde dos consumidores a longo prazo.

    Inseticidas Orgânicos

    Um jeito de combater pragas na agricultura é investir em inseticidas orgânicos, além de ser bastante benéfico ao ambiente é uma ação de baixo custo. A proteção do cultivo orgânico costuma ser nociva às pragas, mas não é tóxica à plantação, nem para as pessoas que vão consumir os produtos.

    Essa é uma boa forma de combater os insetos que podem prejudicar os alimentos e ainda ter uma produção com mais qualidade e benéfica aos consumidores.

    Inimigos Naturais

    Outra forma de combater as pragas é aproveitar o “controle biológico” e contar com os “inimigos naturais”, ou seja, considerar insetos predadores que podem eliminar as pragas.

    Essa é uma técnica usada para manter o equilíbrio do processo produtivo na agricultura de um jeito natural sem precisar usar elementos químicos que prejudicam no cultivo da plantação.

    Um exemplo de inimigo natural usado nas plantações de milho orgânico é a Tesourinha, responsável por combater a Lagarta do Cartucho, que é uma grande praga nesse tipo de produção.

    Diminuir os Agrotóxicos

    Com a percepção do mal causado por produtos químicos não só no alimento, mas também ao solo e a quem consome, a procura por comidas saudáveis e orgânicas tem aumentado, e com isso, a técnica de cultivo que utiliza produtos químicos ficará cada vez mais ultrapassada

    A  tendência é que cada vez mais os produtores diminuam o uso dos agrotóxicos e voltem a usar técnicas antigas de cultivo como controle biológico, com o uso de inimigos naturais para combater as pragas e inseticidas orgânicos.

    Controle Biológico de Pragas

    O controle biológico de pragas já está sendo visto como o futuro da agricultura orgânica, já que trata da agricultura de uma forma natural para solucionar o problema com pragas nas plantações, eliminando o uso de produtos químicos.

    O uso de inimigos naturais é um dos segredos do controle biológico de pragas. Existem diversas maneiras de implementar o controle biológico no agroecossistema, os profissionais da área só precisam entender qual inimigo natural é ideal para combater as pragas sem prejudicar o cultivo.

    Os besouros são alguns dos maiores inimigos dos agricultores e podem representar prejuízos para as plantações, principalmente porque podem estar em mais de uma etapa da cadeia produtiva. Enquanto larvas, tendem a atacar os órgãos subterrâneos. Na fase adulta os besouros atacam folhas e regiões apicais.

     

    Existem diversas técnicas que podem ajudar a combater as pragas na agricultura e em especial de besouros. Confira no portal do Sebrae mais dicas de agricultura!