Nathalie Boaventura
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Como captar mais pacientes e clientes?

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Sou psicóloga, me formei em 2016, desde então clinico para poucas pessoas por ter carreira na área de RH, mas gostaria de expandir os atendimentos, mas não tenho ideia de como trabalhar na captação, quais meios e estratégias usar. Alguém para me auxiliar?

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2 Respostas

  1. Durante a pandemia tem aumentado a procura por atendimentos online. Existem várias plataformas para isso como a Doctoralia.

  2. Resposta foi editada

    Boa tarde Nathalie. Um dos grandes desafios enfrentados por psicólogos — e, na verdade, por uma boa parte dos profissionais da área médica em geral — é a dificuldade em atrair pacientes para clínica de psicologia. A falta de pacientes ou a dificuldade na retenção dos antigos não tem uma única causa, como veremos a seguir, mas é fundamental que você tenha em mente desde já que esse problema nada tem a ver com sua capacidade como profissional.

    Como atrair pacientes para clínica de psicologia?

    1- Analise o seu negócio

    O primeiro passo é fazer uma análise franca do seu próprio negócio sob diversos aspectos. Muitas vezes, ao perceber que não tem tantos clientes quanto desejaria, o profissional tem sua autoestima abalada e fica tão focado em questionar suas próprias habilidades profissionais que se esquece de fazer alguns ajustes que poderiam aumentar bastante a demanda de pacientes.

    2- Defina o seu público-alvo

    Muitas vezes, na tentativa de atrair mais clientes, acreditamos que a melhor solução é atender todos os tipos de públicos, o que é um engano. Na verdade, quanto mais focado você estiver em atender um determinado grupo, maior será a sua especialização nessa área e mais fácil será tornar o seu nome uma referência nesse mercado.

    Na tentativa de agradar a todos e ter um perfil mais generalista, o profissional corre o risco de passar ao paciente a impressão de que não conhece nenhum assunto em profundidade. O resultado é justamente o contrário, e ele acaba não agradando ninguém. Portanto, descubra com qual público vai trabalhar e você terá mais chances de atingi-lo.

    3- Invista em marketing digital

    Não adianta fazer um ótimo trabalho se os seus potenciais clientes não souberem disso. Portanto, é uma excelente ideia aumentar ou iniciar sua presença online e investir em marketing digital. Por que isso é tão importante? Você sabia, por exemplo, que 77% dos pacientes buscam um profissional da área médica no Google antes de marcar uma consulta?

    Então, comece pelo básico: sua clínica tem um site com design atraente e visualização compatível com celulares e tablets? Seu negócio está presente de maneira adequada nas redes sociais? Tem, por exemplo, uma fan page atualizada no Facebook? E você, está presente ativamente em quais redes sociais? Costuma falar sobre o seu trabalho nelas?

    É também nesses espaços — site e redes sociais — que você poderá se posicionar como autoridade no assunto e atingir em cheio o seu público-alvo, sempre levando em consideração e respeitando, obviamente, os limites impostos pelo código de ética do Conselho Federal de Psicologia e outros órgãos competentes.

    Você já pensou, por exemplo, em criar um blog para falar sobre assuntos relacionados à sua área? Nesse processo, é muito importante buscar a ajuda de profissionais especializados no assunto, que poderão traçar uma estratégia de marketing que leve em consideração as especificidades do seu negócio e buscar as soluções mais adequadas para o seu caso.

    4- Conheça os seus concorrentes

    Nesse momento é importante fazer uma análise de como atuam seus principais concorrentes para aprender com seus erros e acertos. Não se trata de copiá-los, mas de perceber como você pode oferecer uma experiência melhor para os seus pacientes, aperfeiçoando o que já está disponível no mercado e descartando o que definitivamente não funciona.

    É importante também fazer uma avaliação sincera de questões delicadas, como a precificação das consultas. Os valores cobrados por você estão na média, muito acima ou muito abaixo daqueles cobrados no mercado em geral?

    Essa é uma análise importante, já que preços muito abaixo do mercado, ao contrário do que se pode imaginar, podem até ajudar a atrair alguns clientes em um primeiro momento, mas como estratégia de longo prazo, costumam afastá-los.

    5- Faça uma avaliação honesta da sua clínica

    Nesse passo é importante fazer uma avaliação sincera da experiência que você vem oferecendo aos seus clientes. Coloque-se no lugar do paciente e pense: “como eu me sentiria ao entrar aqui pela primeira vez? Que sensações a minha clínica de psicologia provoca em um primeiro momento?”

    Analise se o local em que você atende seus pacientes está em boas condições — se é bem ventilado e bem conservado, por exemplo — e, acima de tudo, se passa uma sensação de acolhimento.

    Nesse ponto do processo, é fundamental evitar pensamentos limitantes, como “não tenho verba disponível para investir em melhorias”. Muitas vezes são mudanças muito simples, que custam muito pouco ou nada, que fazem com que o paciente perceba a sua clínica como um local agradável e com excelente custo-benefício.

    Lembre-se sempre que encantar o cliente e fazer com que ele se sinta bem-vindo é uma técnica que sempre funciona — não só em clínicas de psicologia, mas em qualquer negócio.

    6- Invista em networking

    Tão importante como prestar um bom atendimento quando o cliente já buscou os seus serviços é a maneira como o mercado o enxerga como profissional. Retome os contatos que fez na época da faculdade com alunos e professores e esteja sempre conectado a profissionais de sua área — seja em congressos, cursos ou eventos.

    Muitas pessoas não se sentem confortáveis quando se fala em networking porque ainda confundem construir uma rede de contatos com os quais você pode contar e a quem você também pode auxiliar com simplesmente se aproximar das pessoas “por interesse”.

    Na verdade, networking nem de longe tem a ver com isso, mas com estar sempre em contato com profissionais que têm os mesmos interesses e passam pelos mesmos desafios e dilemas que você. Portanto, não os procure apenas quando precisar de ajuda, mas para compartilhar informações e criar uma rica troca de experiências.

    7- Capacite-se para ajudar seus pacientes

    É muito importante que você tenha seguido os passos anteriores e tenha uma ideia de qual será o seu público-alvo. Feito isso, fica muito mais fácil identificar as dores desse grupo e focar em cursos, treinamentos e especializações para que você amplie suas técnicas e aumente o seu portfólio de tratamentos com base nessas informações.

    Quer um exemplo? Muitas vezes, a baixa retenção de pacientes está ligada ao fato de que muitos deles acreditam que suas necessidades não estão sendo atendidas de maneira objetiva. Nesses casos, cabe a você mostrar a ele que é um bom profissional e que sabe como ajudá-lo a resolver o problema.

    8- Esteja aberto a novas possibilidades

    Muitas vezes, ao realizar esse tipo de capacitação, você pode perceber que sua dificuldade na atração e retenção de clientes reside principalmente no fato de que o público-alvo que você está procurando reter não é necessariamente o ideal e nem o único com o qual você poderia trabalhar.

    Por isso, é importante estar aberto a novas possibilidades de atuação. Se ao buscar aperfeiçoamento profissional ou pessoal, você encontrou um nicho de mercado com o qual se identificou, não tenha medo de mudar. Muitas vezes, essa mudança de foco é o que falta para que você encontre o sucesso.

    9- Não busque retenção indefinida, busque melhora

    É importante deixar claro que, ao longo do texto, quando falamos em retenção de pacientes, estamos nos referindo ao desafio recorrente enfrentado pelos profissionais da área médica de trazer novamente ao consultório pessoas que buscam ajuda terapêutica, mas não passam da primeira ou da segunda consulta.

    Qualquer profissional sério sabe que o objetivo final do processo terapêutico é fazer com que o paciente torne-se um ser humano capaz de lidar de maneira autônoma com os problemas e adversidades do cotidiano, garantindo, assim, sua independência, saúde e bem-estar.

    Pacientes satisfeitos com os resultados do processo terapêutico constituem uma das maneiras de propaganda mais efetivas do seu trabalho: a indicação boca a boca. Por isso, bons e éticos profissionais sabem que não precisam reter seus pacientes indefinidamente.

    Fonte: https://actinstitute.org/blog/como-atrair-mais-pacientes-para-sua-clinica-de-psicologia/