Anny Andrade
  • 0
Novo na comunidade

Como calcular o capital de giro para quem está criando um empreendimento?

  • 0

Olá, boa tarde! Tudo bem?

Estou na fase de contrução e planejamento de um empreendimento como MEI, mas ainda não entendi como faço para calcular o capital de giro do meu negócio, se o empreendimento está na fase inicial (especificamente, estou elaborando o Plano de Negócios)? Ainda não efetuei nenhuma compra com fornecedor e não fiz vendas. Isto é, eu não tenho um prazo médio de estoque, nem de recebimento ou pagamento. Nesse caso, como devo fazer para calcular ou pelo menos estimar o capital de giro para os primeiros meses da minha empresa, tendo apenas uma noção dos custos e despesas fixos e variáveis?

Agradeço a atenção.

Perguntas relacionadas

1 Resposta

  1. Boa tarde Anny, capital de giro é o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem. Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital.

    O estoque de uma empresa é formado e mantido em função das necessidades do mercado consumidor e está sempre sofrendo mudanças de investimentos. Quanto maior a necessidade de investimento nos estoques, mais recursos financeiros a empresa deverá ter, o que justifica a importância do capital de giro.

    Além disso, quanto mais prazo você oferece ao cliente ou quanto maior for a parcela de vendas a prazo no seu faturamento, mais recursos financeiros a empresa deverá ter. Portanto, as decisões de compras e vendas não podem ser tomadas sem nenhum critério.

    O empresário deve fazer uma análise dos recursos financeiros da empresa disponíveis. Se o recurso não existe, a empresa terá que optar por empréstimos, o que acarreta em pagamentos de juros, diminuindo a margem de lucro do negócio.

    Administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação às compras, vendas e à administração do caixa.

    Veja mais em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/aprenda-a-calcular-o-capital-de-giro-da-sua-empresa,152038ccdf25a410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    • 0

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder