Waldir Violini
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Como atrair mais clientes?

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Tenho uma loja e-commerce há 5 anos onde vendo produtos de uso em automação e sinalização industrial. Importo os produtos e revendo para indústrias e prestadores de serviços. Por enquanto, tenho apenas 50 produtos cadastrados. Não ampliei devido a falta de vendas.

Como posso alavancar a loja para que mais pessoas e funcionários de empresas acessem a loja e identifiquem esta possibilidade de aquisição como uma novidade nesse segmento de mercado?

Também tenho um site que está em processo de atualização. Obrigado.

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3 Respostas

  1. Boa tarde Waldir. A captação de novos clientes é almejada por qualquer negócio que preze pelo seu atendimento. É uma forma óbvia de expandir a atuação do seu empreendimento, bem como trazer resultados satisfatórios ao fim de cada mês. Mas é consistente? Depender sempre de novos clientes pode ser uma armadilha e a solução para isso é uma só: tenha clientes leais.

    A lealdade de um cliente a uma marca específica depende de diversos fatores. De início, algo que comumente lhe chama a atenção é o preço, pois o cliente que sabe o que quer está sempre em busca da melhor relação custo/benefício. Tenha consciência desse fator importantíssimo, realize pesquisas de mercado e confira os preços de produtos ou serviços similares aos seus no mercado e utilize essa informação como ponto de partida para sua própria precificação. Um preço alto demais pode afastar um cliente em potencial.

    Pesquisas apontam que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo utilizam as redes sociais e o brasileiro lidera o ranking. Consequentemente, o seu cliente também está presente nas redes sociais. Apenas criar o perfil da empresa não é suficiente para uma boa divulgação nas redes sociais. É necessário manter a página constantemente atualizada e em constante comunicação com o consumidor, respondendo perguntas, críticas e sugestões, além de produzir conteúdos atrativos para o seu cliente. O back office de loja virtual inclui logística, gerenciamento de pedidos, estoque, relatórios e faturamento.

    1- Esteja preparado para entrar na internet

    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing… Elabore um Plano de Negócios. Tenha em mente, também, que é possível concorrer em nichos nos quais o pequeno negócio poderá ser mais eficiente, ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço.

    2- Tenha um site 100% funcional

    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter facilidades ao entrar na loja. Caso contrário, ele desiste em um clique e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

    3- Seja verdadeiro

    Deve-se evitar prometer o que não se pode cumprir. Também é bom não deixar o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

    4- Tenha uma lista de e-mails dos clientes

    Por meio da lista de e-mails, você pode atrair mais clientes. Você pode enviar newsletter, cupons promocionais, além de outros materiais que ajudem a fidelizar os consumidores de outra maneira. Essa mesma dica vale para os números de telefone, sendo bacana mandar mensagens, criar grupos de Whatsapp, compartilhar eventos, etc.

    5- Faça promoções pelas redes sociais

    Mesmo que elas tenham um pequeno custo, são uma ótima maneira de chamar atenção e atrair mais clientes para o salão em longo prazo. Assim, faça promoções em datas especiais, ofereça descontos em determinados procedimentos e sorteie kits de beleza. Com isso, você aumenta a audiência e conquista novos clientes.

    Como atrair a lealdade de seus clientes.

    Como utilizar as redes sociais para promover o seu negócio.

    Curso gratuito Como Vender pela Internet.

  2. Resposta foi editada

    (…)Por enquanto, tenho apenas 50 produtos cadastrados. Não ampliei devido a falta de vendas.

    As razões podem ser outras, mas vamos lá =)

    Como posso alavancar a loja para que mais pessoas e funcionários de empresas acessem a loja e identifiquem esta possibilidade de aquisição como uma novidade nesse segmento de mercado?

    Alavancar como disse, não é um termo muito adequado para o contexto, ao menos pelo que vi até o momento, talvez porque isso não se aplica ao seu modelo de negócios.

    Bom, como você quer aumentar suas vendas online, terá que estar em lugares onde nunca esteve. Para chegar lá deverá investir em publicidade paga. Estamos falando de usar os serviços do Google merchant (shoping), google Adwords, Mercado livre, Sites de classificados, algumas lojas de marketplace e nos sites de comparação de preços. (eu disse onde deve ir buscar o que está querendo, mas para chegar lá, pode usar o google)

    Também tenho um site que está em processo de atualização. Obrigado.

    1. Adquira urgente um certificado SSL que garanta uma criptografia forte de dados porque as pessoas precisam saber que se importa com a segurança deles desde o início.
    2. Altere ou elimine o seguinte tipo de fonte usado em seu site, pois esse “font-family: ‘Oswald‘” me causou um certo cansaço em poucos minutos, imagina o que causaria na maioria das pessoas.
    3. Retire os botões lista de desejos e Comparar para não dar outra alternativa para nenhuma pessoa clicar em outro botão, se não o de adicionar a sacola.
    4. Falando do botão Comprar, acho que seria interessante substituí-lo por outro texto mais adequado, tipo: Adicionar a sacola/ pois o seu botão não leva para a página de checkout imediatamente, ele só diz que adicionou ao carrinho. E outra, como queremos que as pessoas comprem mais de um item, é interessante preservar o interesse delas de continuar comprando.
    5. Substitua a cor do botão de CTA (comprar) que atualmente é “#EE3F70” pelas cores que as pessoas já estão mais habituadas de usar, como a cor verde ou vermelha.
    6. Adicione o selo Ebit (é necessário se registrar) e selo do ReclameAqui (necessário registrar).
    7. Necessário também ter uma página com perfil ativo no Facebook e no Instagram, no mínimo.
    8. Necessário melhorar suas URLs porque no padrão que estão, vai ficar difícil colocar seu site no topo das pesquisas no Google.
    9. E muita coisa…

    espero ter ajudado,

    boa sorte

     

  3. Uma dica seria se utilizar das ferramentas de automação de marketing disponíveis hoje, veja por exemplo:


    Existem excelentes ferramentas para automação do e-mail marketing, Um exemplo de software que posso citar se encontra no site “Programadivulgarsite Portfolio”,  basta pesquisar por esse termo no Google e você vai encontrar o site,  nele tem um excelente software para extrair e-mails ilimitados fazendo buscas diretas nos  buscadores como o Yahoo buscas e Bing,  você digita uma palavra chave no programa e clica no botão buscar e a partir desse momento o programa busca apenas e-mails relacionados à palavra-chave que você digitou.

    No site “Programadivulgarsite Portfolio”  além de programas para automação de e-mail marketing existem também outros programas para automação de redes sociais como por exemplo o Facebook,  Instagram,   LinkedIn,  automação de anúncios em sites de classificados grátis,  inclusive um programa chamado ”Software PCG” que você pode usar para fazer anúncios em mais de 340 sites de classificados grátis de forma automatizada,  é uma ferramenta excelente e que vale muito a pena usar além de tráfego orgânico essa ferramenta traz visitas diretas dos sites de classificados e também melhora o posicionamento do seu produto ou serviço nas buscas do Google.

    Técnica de Envio de Emails que Funciona


    Quanto as ferramentas para fazer o envio dos e-mails no site você também pode encontrar,  Existem várias técnicas e ferramentas para fazer os envios inclusive sites que fazem isso como por exemplo sites de auto-responder Onde você pode incluir as suas listas extraídas e fazer um envio para essas listas Tenho total controle e estatísticas de envio.

    uma técnica que usei durante um bom tempo foi extrair os e-mails usando o software do site  “Programadivulgarsite Portfolio”  e após isso fazer o envio usando um outro software de envios sem colocar links ou qualquer outro contato no e-mail,  a partir desse momento quando a pessoa responder o seu e-mail enviado mostrando o interesse pelo produto ou serviço ofertado você pega o e-mail dessa pessoa e adiciona em Alto responder com um funil de vendas onde você vai apresentar o seu produto e preparar uma sequência de mensagens para fazer a venda do mesmo posteriormente.   Esta é uma técnica que rende bons resultados pois os e-mails inseridos na lista final ou no alto-responder são de fato pessoas interessadas em seu produto ou serviço.

    Espero que essa dica tenha sido de alguma forma proveitosa e desejo muito sucesso em suas divulgações, lembrando que vale a pena investir em outros software de automação, hoje temos excelente s ferramentas para isso e no site que citei você pode conhecer algumas delas.