lina22
  • 0

Como aproveitar os produtos e subprodutos da criação de caprinos?

  • 0
Como aproveitar os produtos e subprodutos da criação de caprinos?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

1 Resposta

  1. Olá!

    A caprinocultura é um mercado de grande potencial não só na ampliação de produção de carnes, mas também em outros mercados como a produção de leite e seus derivados, além de outros setores industriais como vestuários e calçados, que usam o couro animal como matéria-prima.

    Produtos e Subprodutos da Criação de Caprinos

    Ao longo dos anos a participação da caprinocultura no setor industrial tem crescido, atraindo o mercado interno e externo. 

    Há ainda, a ascensão do mercado com  objetivo de popularizar produtos da criação de caprinos que tem como matéria-prima, por exemplo, o leite de cabra.

    Veja a seguir como alguns produtos e subprodutos podem ser aproveitados na criação de caprinos:

    Leite

    O leite é um dos produtos que podem ser aproveitados ao investir na criação de caprinos.

    Uma das características que faz o leite de cabra ter grande potencial de consumo no mercado, é que ele serve de alternativa ao leite de vaca, já que muitas pessoas adultas, e inclusive, crianças, têm alergia a lactose bovina.

    Produtos derivados como queijo, iogurte, doce de leite também podem ser fabricados com leite caprino. 

    Pele

    O couro da criação de caprinos, em relação aos sintéticos, é elevado no mercado. Setores da indústria automobilística, moveleira e calçados, ainda buscam por couro legítimo, já que oferecem um padrão de qualidade melhor e refletem maior valor agregado ao produto.

    Peles caprinas podem ser complementares a esses setores e tem uma demanda maior que a oferta, já que em sua produção, os responsáveis ainda enfrentam alguns problemas de pragas, como piolhos e sarnas, espinhos e retirada da pele, que implicam na qualidade final do produto.

    O déficit na produção de peles caprinas, mostra uma oportunidade para o produtor que quer investir nesse mercado e assim se sobressair em qualidade. Nesse caso, é importante melhorar alguns pontos na produção como:

          º Condições da matéria-prima;

          º Padrão genético dos rebanhos;

          º Manejo dos rebanhos;

          º Implementação de programas integrados de manejos alimentar e reprodutivo.

    Carne 

    Na criação de caprinos, a carne tem bastante potencial no mercado, principalmente devido a mudança de comportamento do consumidor, que está mais exigente em relação ao consumo de alimentos, buscando produtos mais saudáveis.

    Segundo dados do relatório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dentre as carnes mais consumidas no mundo, a caprina é a mais magra (contém o menor teor de gordura), em cada 100 g de carne assada ao forno, a carne caprina apresenta 2,75g de gordura. 

    Apesar do consumo ainda ser menor, comparado à carne bovina, frango e suína, já que é um produto que ainda não faz parte do dia a dia brasileiro, a carne caprina é considera um produto para ser consumido em ocasião especial, o que já mostra uma crescente aceitação do produto e consequentemente de sua produção.

    Restaurantes de centros urbanos e cidades turísticas e litorâneas já estão se especializando na comercialização desse tipo de carne e tem conquistado muitos consumidores.

    Esterco 

    O esterco também é um dos subprodutos que podem ser aproveitados na criação de caprinos, que pode ser utilizado para adubação de manutenção, recuperando terrenos degradados.

    Para esse fim, o esterco só pode ser utilizado após ser curtido, processo que elimina os agentes causadores de doenças.

    O mercado de produtos e subprodutos da criação de caprinos

    O mercado de produtos e subprodutos da criação de caprinos pode ter seus produtos certificados, uma forma de atestar a qualidade dos produtos

    Outra fator é que esse mercado envolve sazonalidade, principalmente na região Nordeste, que envolve seca, afetando a qualidade das pastagens. Isso pode influenciar no preço do produto e também nos insumos.

    Uma forma de se beneficiar da sazonalidade é praticar o confinamento ou semiconfinamento, ou também fazer a irrigação da pastagem durante a entressafra, possibilitando ao produtor dispor de animais para venda quando os preços estiverem mais elevados.

    Importância da certificação de produtos e subprodutos da criação de caprinos 

    A rastreabilidade e a certificação de produtos da criação de caprinos são necessárias para quem quer investir nesse tipo de negócio e, principalmente, para quem deseja conquistar novos mercados.

    Tanto a indústria, quanto consumidores buscam cada vez mais qualidade nos alimentos, que precisam ser sustentáveis e não devem afetar ambiente nas etapas do processo de produção. Acompanhar essa exigência garante o bem-estar do negócio e do consumidor.

    Esperamos que este conteúdo ajude você a aproveitar os produtos e subprodutos da criação de caprinos.

    Confira mais ideias acessando os conteúdos do nosso portal!