Jackson França
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Como alavancar meu negócio com sustentabilidade?

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Tenho uma oficina de motocicletas e motopeças, quero fazer com que ela cresça e seja sustentável. Queria ouvir ideias e conselhos de outros empreendedores que já estão mais a frente do que eu?

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3 Respostas

  1. Boa tarde Jackson. Empresas são organismos vivos que precisam crescer, evoluir e explorar seu potencial para cumprir sua missão. Ao longo do tempo, elas enfrentam os mais diversos desafios, seja simplesmente para sobreviver, seja para crescer e ocupar seu lugar no mercado. A despeito do porte, atualmente, podem contar com uma vantagem competitiva: a sustentabilidade. Quando aplicam os princípios da sustentabilidade, os pequenos negócios podem desenvolver atividades lucrativas com alto valor social e utilizar de maneira racional os recursos naturais.

    1- Tripé da sustentabilidade

    A esse novo conceito de sustentabilidade empresarial foi dado o nome de Triple Bottom Line – tripé da sustentabilidade, em português. Segundo essa noção, as dimensões econômica, ambiental e social devem estar em equilíbrio no resultado das empresas.

    Social: são as pessoas ligadas direta ou indiretamente à empresa. O objetivo é promover qualidade de vida, dentro e além dos muros da organização.

    Ambiental: são as ações da empresa para eliminar ou, ao menos, amenizar o impacto negativo causado por suas atividades. Entram neste item o uso eficiente de matérias-primas, energias renováveis, reciclagem e outras diversas ações.

    Econômico: é a lucratividade. No entanto, na ótica do Triple Bottom Line, a empresa deve pensar sempre em lucrar ao mesmo tempo que sustenta os recursos naturais e promove qualidade de vida.

    2- Gestão ambiental

    Quando a inovação é acompanhada de processos sustentáveis os empreendimentos se reposicionam na sua relação com consumidores, clientes, fornecedores, colaboradores e com a sociedade. O negócio começa a passar mais confiança e credibilidade por meio dos produtos e serviços que oferece. A gestão ambiental minimiza impactos no meio em que uma empresa opera e ao mesmo tempo desenvolve atividades lucrativas, com alto valor social e utilizando de maneira racional os recursos naturais, como água, energia e resíduos.

    É muito comum pensarmos que pequenos negócios causam pouco ou nenhum impacto no ambiente onde estão inseridos. Mas, quando levamos em consideração que eles ultrapassam 11 milhões de unidades no Brasil, o volume já se torna bem significativo, não é mesmo? Nesse sentido, mesmo aplicada aos pequenos negócios, uma gestão sustentável pode minimizar impactos, desenvolver atividades lucrativas, com alto valor social e utilizar de maneira racional os recursos naturais.

    3- Economia de recursos

    Ao reduzir o consumo de recursos naturais, os empreendimentos também economizam recursos financeiros. Atitudes sustentáveis praticadas como princípios em empresas de todas as atividades econômicas, envolvendo todos os colaboradores, promovem o estabelecimento de uma nova cultura de produção e prestação de serviços responsáveis. Todos os dias surgem novas oportunidades em todas as áreas da empresa, basta que desenvolvamos um novo olhar. Por isso, queremos mostrar uma iniciativa rápida e barata para começar a transformar sua empresa. Trata-se da regra dos três R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

    4- Sebrae Sustentabilidade

    O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), localizado em Cuiabá/MT, é a unidade de referência nacional do Sebrae sobre o tema. Inaugurado em 2010, atua com a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade para os pequenos negócios. Seu papel é mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos empresários como é possível ser mais rentável reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para um desenvolvimento social mais justo e igualitário.

    Acesse o site do Centro Sebrae de Sustentabilidade e tenha acesso a diversas publicações. São vídeos, cartilhas, infográficos e modelos de negócios que vão ajudar a sua empresa nessa missão.

    Sustentabilidade: práticas saudáveis que impulsionam o seu negócio.

  2. Jackson,

    Um negócio sustentável precisa de mais do que apenas a boa vontade. É preciso ter a consciência que serão necessários correr riscos que poderão se tornar um investimento no futuro.

    Diante de toda a avalanche confusa de ações, é ideal que você seja aconselhado por um órgão com o Sebrae para desenvolver seu plano de negócios. Procure saber mais sobre o Empretec, vai abrir muito sua mente para a inovação de a maneira como enxerga seu negócio.

    Aconselho fazer um levantamento dos custos e projeção de futuro junto a uma consultoria de valuation, que poderá dar conselhos vindos de pessoas mais experientes, muitas com vivência em sua área.

    Não quero me alongar neste assunto, mas o Valuation é importante para encarar os fatos com verdades e o mais importante é o acompanhamento que uma empresa assim pode fazer para acompanhar o crescimento e gestão de sua empresa.

    Diminua as chances de falhar, caminhe com quem já tem experiência nesta trilha.

    Boa sorte!

  3. A sustentabilidade começa a apresentar impactos positivos para a sociedade de um modo geral a longo prazo, e não é diferente quando se trata de economia e geração de riquezas, mas, mesmo que você ou seu negócio tenham urgência em conquistar alguns objetivos, não se deve apressar esse processo gradual.

    A sustentabilidade reúne objetivos combinados que incluem: melhorias econômicas, sociais e ambientais, mas esses objetivos não podem ser alcançados sem a união de pessoas, investidores, empresas e governos.

    É preciso tratar a sustentabilidade como o grande trunfo econômico da atualidade e essa é uma tendência para o futuro, no Brasil e no mundo.

    Motivos para se inserir a sustentabilidade na vida das pessoas e nos negócios

    1. O consumidor quer sustentabilidade

    Os consumidores estão se influenciando no momento da compra, por empresas que tenham a sustentabilidade entre seus pilares de gestão do negócio. Segundo a Nielsen, pelo menos 2/3 da “geração Y”, pagarão mais por um produto sustentável.

    Quando um produto sustentável chega ao mercado, como por exemplo uma marca de maquiagem, que pode oferecer características como produto vegano, orgânico e livre de crueldade com animais, logo essa marca ganha um certo destaque e possui grandes chances de atrair esse público “millenial”.

    Mesmo que essa marca concorra com centenas ou milhares de outras mais famosas e reconhecidas, por se tratar de uma empresa sustentável, sua reputação já inicia com bons índices.

    2. Os grandes talentos estão escolhendo empresas sustentáveis

    Pesquisas internacionais mostram que as novas gerações de talentos profissionais estão engajadas com a causa sustentável, e estão preferindo trabalhar em ambientes onde a sustentabilidade é uma preocupação de grande importância, pensando no futuro das pessoas e do planeta.

    Os valores das empresas estão sim, atraindo esses jovens para atuar em negócios e segmentos com algum propósito sustentável. Um exemplo brasileiro muito concreto em que a sustentabilidade está mudando a forma de pensar e agir o negócio é referente a pesca x pesca esportiva.

    Pescadores que até um certo tempo atrás capturavam os peixes para fins comerciais, ganhando remunerações de baixíssimo nível, correndo riscos com o clima, poluição, período de defeso entre outros problemas, hoje estão migrando para a profissão de guia de pesca, oferecendo seu conhecimento local em destinos de pesca de todo o país, recebendo remunerações muito mais atrativas, trazendo mais pescadores esportivos do Brasil e do mundo para suas regiões e principalmente, mantendo os cardumes de peixes vivos e saudáveis, protegendo-os assim de possível extinção.

    Além dessa migração da pesca comercial para o turismo de pesca, o mercado da pesca esportiva também gerou o aumento expressivo de indústrias de iscas artificiais, barcos, caiaques, equipamentos, vestuário e também o surgimento de milhares de influenciadores digitais no setor.

    3. Problemas podem se tornar soluções

    Alguns problemas gerados pelas empresas como por exemplo o desperdício de alimentos, de energia e o descarte incorreto de resíduos, podem se transformar em soluções sustentáveis e até mesmo como impulsionadores de pesquisas em melhorias para esses problemas.

    Quando uma empresa gera um resíduo sólido, por exemplo, durante o processo produtivo de um determinado produto, os fragmentos dessa matéria prima não são aproveitados nessa mesma indústria, podendo ser comprados por uma empresa de reciclagem onde serão separados, limpos e revendidos para outra indústria que tenha interesse nesse material para a produção de um novo produto.

    Esse reaproveitamento permite que menos matéria prima virgem seja necessária para a cadeia produtiva, gerando menor impacto tanto no meio ambiente quanto na economia, já que esses resíduos são vendidos e revendidos por um custo menor que o produto virgem.

    Outro bom exemplo de um problema que gera uma solução, é quando uma empresa de serviços ambientais coleta um resíduo de esgoto e precisa descartar em uma estação de tratamento adequada, para que esta trate essas águas residuais, garantindo assim que essa água seja reaproveitada para outros fins ou até mesmo devolvida ao meio ambiente sem causar impactos ambientais.

    Essas águas tratadas, quando reaproveitadas, podem ser utilizadas para encher lagos, açudes, lavar fachadas, ruas, encher piscinas e fontes, entre outras aplicações.

    Ainda nessa linha de raciocínio, não é desconhecido de todos nós que o desperdício de alimentos gera milhões de toneladas de resíduos alimentares todos os anos no Brasil e no mundo.

    Quando um chefe de cozinha ou cozinheiro prepara uma de suas receitas deliciosas em seu restaurante, ele já sabe que parte de sua obra irá acabar no lixo, e isso é muito triste e até mesmo revoltante se pensarmos que vivemos em um país que tem a fome entre seus principais problemas.

    Recentemente foi sancionada a Lei 14.016/2020, que autoriza estabelecimentos a doarem suas sobras de alimentos e refeições que não foram comercializadas nos restaurantes e supermercados. A medida foi aprovada no Congresso no início do mês de junho e publicada na última quarta-feira, 24/10/2021, no Diário Oficial da União.

    Com essa nova medida, milhares de ongs, escolas, abrigos e milhões de brasileiros poderão se beneficiar consumindo esses alimentos que seriam descartados. Além do grande fim social da medida, há uma economia natural na produção de novos alimentos que essas pessoas consumiriam de outras formas.

    De fato, como podemos ver, a sustentabilidade é um grande pilar da economia, gerando impactos positivos importantes para uma geração de riquezas mais correta e boa para as pessoas e para o planeta. Empresas, pessoas e governos não podem simplesmente ignorar essa tendência brasileira e mundial.

    2 principais objetivos não econômicos da sustentabilidade

    É claro que nem tudo é dinheiro quando se trata de sustentabilidade, muito pelo contrário. Então, esses são os 2 principais motivos porque devemos considerar dar preferência a um modelo sustentável nas nossas vidas e negócios para o futuro:

    1. Estabilidade climática

    As emissões de gases de efeito estufa tendem a crescer com o nível de atividade econômica porque níveis mais altos de renda e consumo se traduzem em aumento da demanda por bens intensivos em carbono.

    Uma das grandes dificuldades de se inserir a sustentabilidade nas empresas é que a geração de energia utilizada para o processo produtivo é mais barata proporcionalmente ao volume de gases de efeito estufa que ela gera.

    Por exemplo, uma indústria que utiliza energia tradicional terá bem menos custos que uma utilizando energia de fontes renováveis como por exemplo a energia solar, porém essa é uma tendência necessária para que em um futuro próximo, o planeta não passe por um colapso de falta de recursos que poderá causar prejuízos não somente econômicos como ambientais e sociais.

    Um exemplo de adoção dessa tendência energética, é o maior investimento da indústria automotiva na produção de carros elétricos, que a partir de 2020 tomaram uma fatia grande da produção, marketing e publicidade dessas empresas.

    2. Bem-estar Social

    Apesar de sabermos que o consumo de produtos relacionados com a sustentabilidade causam maior felicidade e bem-estar aos consumidores, essa relação está diretamente ligada a condição financeira desse consumidor, então é correto afirmar que nas faixas de renda mais altas, a tendência é que esses consumidores consumam mais produtos sustentáveis que tendem a ter valores mais altos.

    Também é correto afirmar que em faixas de rendas mais baixas, a sustentabilidade inserida no produto pode não ter tanta relevância, e esse passa a ser o grande desafio: tornar o produto sustentável, o novo normal, sendo consumido por todos, independente de sua classe econômica.

    Considerações finais

    Talvez o caminho sustentável a seguir não seja tão impossível de ser implementado. Um futuro sustentável surgirá se contribuirmos para um sistema que sustente o meio ambiente e as condições sociais e tecnológicas que capacitem gerações futuras a definir e almejar sua própria concepção de uma vida melhor.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido por Gauchaweb para Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Link do artigo que escrevi em parceria com outro blog recentemente: O impacto positivo da sustentabilidade na economia brasileira (businessconnection.com.br)