Eliane Santos
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Como administrar e obter lucros em uma oficina?

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Tenho uma oficina e não estou conseguindo administra-la e obter lucros. O que devo fazer?

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3 Respostas

  1. Boa tarde Eliane. O principal desafio de qualquer negócio é ampliar sua rentabilidade. Diversas práticas são indicadas para se chegar neste objetivo. É necessário combinar estratégias para alcançar os melhores resultados possíveis. A administração da oficina, no entanto, não precisa ser uma tarefa super complexa.

    1- Controle suas finanças

    Para conseguir fazer projeções e reduzir custos, o primeiro passo é sempre monitorar os gastos. O básico para se ter um controle econômico do seu negócio é saber o quanto se gasta nele. Por isso, mantenha atualizadas as planilhas do fluxo de caixa e dos gastos mensais. O ideal é acompanhar diariamente a entrada e saída de dinheiro da loja.

    Evite deixar esses registros em papel. Quando os cálculos são feitos à mão, é mais fácil cometer erros. Os dados também precisam ser claros e fáceis de consultar. Dessa forma, é mais fácil identificar custos excessivos e fazer projeções. Então, use pelo menos planilhas digitais para organizar os gastos. Dependendo do tamanho da sua oficina, pode ser interessante investir em um software específico de gestão.

    2- Ofereça uma boa experiência ao cliente

    Muito da percepção que o cliente cria sobre seu negócio é decorrente da experiência que ele tem ao realizar uma compra ou contratar um serviço. Por conta disso é extremamente importante que o cliente encontre um ambiente limpo e organizado na sua oficina. Mantenha sempre os banheiros higienizados e o local de trabalho bem arrumado.

    Outro fator importantíssimo é o atendimento respeitoso por parte dos funcionários. Oriente sua equipe para melhorar a experiência dos clientes. Além disso, uma sala de espera agradável com televisão, wifi, oferta de café e água podem fazer toda a diferença. Quando você se preocupa com esses detalhes, o cliente sai satisfeito de sua oficina. Clientes felizes se tornam clientes fiéis. Além de garantir uma receita mensal com os clientes regulares, é muito provável que eles indiquem sua loja para pessoas próximas.

    3- Aumente a vida útil das ferramentas

    Uma boa técnica de administração da oficina é cuidar bem do seu patrimônio. Isso ajuda a minimizar os gastos com novas ferramentas e máquinas utilizadas. No caso das máquinas, mantenha a manutenção sempre em dia. Todas as peças e ferramentas usadas devem ser limpas ao final do expediente. Além disso, escolha um lugar específico para guardar o que é utilizado pela equipe. Isso aumentará a vida útil do material utilizado na oficina e reduzirá os gastos com compra de novas ferramentas.

    4- Crie ações digitais

    Marcar presença na internet, atualmente, é fundamental. É necessário que clientes em potencial possam encontrar informações completas para os seus serviços ao procurar oficinas no Google. Não deixe de criar um site mostrando os serviços da oficina. Além disso, é preciso montar uma fan page no Facebook, Instagram e outras redes. As redes sociais oferecem um canal direto de comunicação com a sua clientela.

    Outra estratégia válida é criar um cadastro dos clientes e registrar num banco de dados as revisões futuras que esse cliente terá que fazer. Assim, quando essas datas começarem a se aproximar, envie um lembrete por e-mail, telefone ou sms, alertando sobre o prazo de troca e chamando-os até a oficina.

    5- Realize campanhas e promoções

    Atrair novos clientes com campanhas promocionais ou ofertar preços especiais para aqueles que já são clientes é um ótimo jeito de obter sucesso. Procure trabalhar com descontos e pacotes. Aproveite momentos como a inspeção veicular, por exemplo, que precisa ser realizada todos os anos.

    Vale a pena atender esses clientes que não querem ser reprovados e preferem gastar antes numa revisão em vez de ter que remarcar a inspeção. Identificar essas oportunidades e atendê-las trará uma parcela de novos clientes ao seu negócio.

    6- Ofereça mais serviços

    Hoje em dia as responsabilidades são muitas, então o tempo para fazer as coisas também é menor. As pessoas demandam praticidade e querem resolver seus problemas rapidamente. A melhor forma de solucionar isso na administração da oficina automotiva é disponibilizar uma ampla gama de serviços.

    7- Reforce sua marca

    É importante que as pessoas saibam onde realizam os serviços de seu veículo. Uma marca forte gera confiança para o cliente e o faz voltar em outras oportunidades. Por isso, defina e reforce sua marca. Divulgue sua oficina entre os clientes, na internet, nichos de mercado, distribuidores e entre todos aqueles que se interessam pelo assunto manutenção automotiva. Uma marca reconhecida cria autoridade para sua oficina no mercado. Você vai atrair novos clientes que sabem que podem confiar nos serviços, devido a essa reputação.

    O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma oficina mecânica.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-oficina-mecanica,46187a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Fonte: https://blog.texaco.com.br/havoline/administracao-da-oficina/

  2. Para uma boa administração é altamente recomendado o uso de um sistema de gestão eficiente, além de te fornecer tempo também te auxilia no crescimento do seu negócio e consequentemente dos lucros.

    Um software que tem ganhado bastante espaço no mercado atualmente é o WMT Integra um sistema de gestão completo (controle de estoque, PDV, emissor de NF-e, CF-e, controle financeiro, clientes, funcionários, serviços, produtos, vendas, relatórios e muito mais…) por um preço totalmente acessível, o planos deles é bem mais vantajoso que a concorrência, a partir de R$ 99,90 e o atendimento top.

    Da uma olhada https://www.wmtintegra.com.br/

  3. Oi Eliane, tudo bem?

    Percebo que seus problemas podem ser:

    • precificação incorreta dos seus serviços
    • markup não calculado
    • falta de um sistema de gestão

    Para precificar corretamente seus serviços peça ajuda do sebrae para que possam te indicar as melhores formas de colocar preço nos serviços dos seus técnicos e da empresa em geral.

    O markup também é um cálculo que é diferente de lucratividade. Nele você considera quanto pagou (custo) por um serviço ou produto e cima disso calcula a quanto deve vender para que você possa pagar e ainda obter lucro e pagar os custos fixos.

    Para calcular corretamente seus serviços e obter o markup você poderá contar também com um sistema de gestão, que além disso te possibilita gerar ordens de serviço, gerenciar suas contas a pagar e receber, além de emitir notas fiscais com mais facilidade. Considere adotar um sistema de gestão na sua empresa o quanto antes. Recomendo você conhecer a https://www.erpsuite.com.br

    Espero ter te ajudado

    Abraços e sucesso