Osvaldo J Filho
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Como abrir uma oficina de confecção de roupas?

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2 Respostas

  1. Além de usar esta plataforma de maneira indevida – não lhe demos autorização para fazê-lo – ainda inseriu uma informação incompleta e sem transparência, pois você não está ajudando a ninguém de forma gratuita, como fazemos aqui e para isso foi criado este Canal de Comunicação pelo Sebrae.

    Sugiro que divulgue seus produtos na Plataforma Mercado Azul.

  2. Boa tarde Osvaldo. Montar uma oficina de roupas poderá ser uma opção rentável e de crescimento profissional para pessoas que já têm o talento para o ramo têxtil, já que para lidar com este ramo são necessários certos conhecimentos.

    É necessário que o empresário conheça os diversos insumos que farão parte do processo produtivo como no caso de tecidos: saber o que é tendência de acordo com a demanda, identificar os diferentes tipos de tecidos e seus usos.

    1- Mercado

    Antes de ingressar no ramo têxtil, o empresário deverá considerar o que será uma oportunidade de lucro. Por exemplo, às vezes o conhecimento ou talento profissional dos estilistas está no ramo de tricô, mas existe uma necessidade e possibilidade de atender um mercado de moda praia, então o que pode ocorrer é uma mudança de foco para obtenção de sucesso mercadológico.

    2- Exportações

    O atual mercado têxtil está sendo impulsionado em sua maioria pelas exportações de pequenos empresários e estilistas que produzem sozinhos. A opção de exportar se dá pelos seguintes fatores:

    No mundo da moda quando um artigo é de qualidade e representa uma tendência para consumidores e lojistas, o produto não cabe dentro de um país. Isso ocorre porque há qualidade, demanda e globalização interativa.

    Outro fator para exportação se deve à concorrência interna que dá ao empresário a opção de exportar seus produtos a fim de expandir seu mercado e este vê no exterior um mercado potencial, uma vez que não pode depender apenas do mercado interno para obter sucesso.

    3- Concorrência

    Essa tendência se explica pelo fato de que para vencer a concorrência mesmo com um bom produto, as estratégias são de comercialização e algumas oficinas de roupas regionalizam a venda, especializam o tipo de produto e até exportam. Portanto, para obter continuidade no ramo é preciso ser flexível e mudar quando necessário a forma de vender.

    Assim, se faz necessário uma análise da concorrência de acordo com nichos de mercado, regiões atendidas e não atendidas e possibilidade de exportação. E depois da análise, a oficina poderá estabelecer onde terá uma maior fatia de mercado, ou seja, um maior número de clientes. As opções são diversas: o empresário poderá vender para outras lojas, produzir e vender em loja própria, trabalhar com Prêt-a-porter e outros.

    4- Qualificação

    Qualifique-se sempre, pois o ramo da moda é um dos mais concorridos e os consumidores só usam e compram o que lhe agrada e o que está na moda. Além de entender sobre produção e estilos atuais de confecções, os empresários também deverão saber noções básicas sobre a gestão de negócios.

    Para qualificação, os empresários e funcionários poderão participar de workshops, cursos, palestras ou mesmo mantendo informando lendo conteúdo literário sobre o ramo.

    5- Produtos Oferecidos

    Um ramo crescente no mercado das oficinas de roupas é concentrado na produção de uniformes para empresas, escolas, roupas personalizadas e outros. Para atender esse mercado crescente, o empresário poderá escolher uma localização estratégica próxima às empresas ou escolas, para que os clientes saibam exatamente onde poderão encomendar os uniformes.

    Para ingressar neste negócio, pesquise a necessidade de atendimento na região escolhida ou escolha uma região com essa demanda e divulgue seus serviços, investindo na qualidade e padronização de processos e treinando o pessoal. Com certeza você obterá sucesso no ramo de uniformes ou roupas personalizadas.

    Fonte: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-oficina-de-roupas/