Karol Siqueira
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Como abrir uma loja online de jóias de prata?

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Bom há um tempo eu sinto o desejo de abrir um negócio online. E eu amo Prata e roupas também. Mas tenho me inclinado mais para a venda de prata. Não sei como começar, tenho apenas um fornecedor…

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2 Respostas

  1. Boa tarde Karol. O mercado de semi joias no Brasil sempre está em alta pois acompanha as tendências de moda. As semi joias fazem parte da composição de roupas e servem como forma de comunicação através da moda. No segmento, a valorização é grande pois os produtos tem custo bastante acessível, tem qualidade e design inovadores. O primeiro passo para abrir uma loja virtual é montar o plano de negócios. Aqui você irá conhecer apenas a primeira etapa, a criação do modelo de negócios.

    1- Segmentos de Clientes

    Nesse caso, será o público feminino e podemos escolher atender a classe A e/ou B, com jóias de maior valor agregado, ou o público de classes B e C com um custo mais acessível dos produtos. A faixa etária também pode ser utilizada para segmentação assim como regiões do país, por exemplo.

    2- Propostas de Valor

    Qual é o valor que os segmentos de clientes buscam na sua loja? As semi joias estão diretamente ligadas a vaidade, personalidade e bem estar das mulheres. A necessidade de demonstrar seu estilo de vida através da moda é um valor que você pode utilizar também na sua loja virtual de semi jóias.

    3- Canais

    Os canais de distribuição são as formas como você irá entregar as semi joias, ou seja, como você vai atender às necessidades dos segmentos de clientes.

    4- Relacionamento com o Cliente

    O mercado de semi joias está atrelado ao mercado de moda, portanto as coleções de estações do ano ou as sazonalidades do setor exercem grande influência na comunicação da sua loja virtual. Ajudar seus clientes a escolher um look que combine com as semi jóias, dar dicas de como utilizar em ocasiões especiais ou mesmo no dia a dia são sugestões que você pode utilizar para se relacionar melhor com cada segmento.

    5- Fontes de Receita

    Por se tratar de um exemplo mais clássico de varejo, as fontes de receitas serão as vendas das semi jóias. Entretanto você também pode acrescentar acessórios de complemento. Lembre-se se estudar como os seus clientes gostam de pagar pelos produtos e quais as melhoras condições para ter uma boa saúde financeira na sua loja.

    6- Recursos Chave

    Os recursos chave são tudo que você irá precisar para sustentar a operação da sua loja virtual de semi jóias. Então podemos incluir os fornecedores, um local de armazenamento, o site e a marca, recursos financeiros e também parceiros comerciais. É fundamental que você conheça sobre o mercado também, entenda como funciona e como posicionar a sua empresa.

    7- Atividades Chave

    As atividades são tudo que é necessário fazer no dia a dia da sua loja virtual para fazer a operação funcionar. Podemos considerar como principais as atividades de marketing digital (campanhas de links patrocinados, artigos do blog, redes sociais, email-marketing), de logística (entregas, devoluções), financeiro (emissão de notas fiscais, contas a pagar e receber) e atendimento ao cliente.

    8- Parceiros Chave

    Muitas lojas virtuais optam por terceirizar algumas atividades chave. O marketing digital pode ser realizado em agências, o desenvolvimento e manutenção do site, assim como orientações estratégicas para melhoria de resultados. Para uma loja virtual de semi jóias, trabalhar em parceria com designers e consultores de moda pode ser uma boa opção, seja na criação de novos produtos ou na divulgação do seu catálogo.

    9- Estrutura de custos

    Finalmente chegamos no último bloco, que são todos os custos que você irá ter para manter a sua loja funcionando, entregando valor para seus segmentos de clientes e gerando receita.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma loja de bijuterias.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja-de-bijuterias,87287a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-revenda-de-semijoias,a7497a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Fonte: https://ecommerce-pratica.com.br/site2/como-montar-loja-virtual-semi-joias/

  2. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.

    A sistemática de abertura de empresa ocorre de forma sincronizada, ou seja, registro nos diversos órgãos que a empresa deverá ter seu registro, como exemplo e de forma órgão a órgão: Junta Comercial, Receita Federal do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda, Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Bombeiros e entidade de classe, sendo que os três últimos são de acordo com tipo de atividade.

    O Alvará de funcionamento para as empresas na condição de Microempreendedor Individual – MEI, inicialmente é Certificado de Microempreendedor Individual é considerado também como um alvará provisório com validade de 180 (cento e oitenta) dias. Devendo o proprietário solicitar o definitivo dentro deste prazo. Com o advento da Lei de Liberdade Econômica, as empresas com atividade de baixo risco, estão desobrigadas de ter o Alvará de funcionamento. Para tanto deverá ver com a prefeitura de seu Município quais são as atividades consideradas de baixo risco, e verificar se a sua está na relação, para que goze deste benefício.