Larissa Nascimento
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Como abrir uma loja de revenda de produtos e materiais de limpeza?

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Gostaria de saber o que é necessário para abrir uma loja de revenda de produtos e materiais de limpeza em geral. Seria uma loja bairrista. Existe alguma legislação específica? Qual a quantidade média de produto precisa ser adquirida (e quantidade em estoque) para iniciar a loja. Quais os produtos básicos de limpeza a loja precisa ter e a quantidade média desses produtos.

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3 Respostas

  1. Boa tarde Larissa. Investir no ramo de limpeza e conservação no Brasil pode ser uma boa ideia para quem quer empreender. Especialmente porque, comercialmente, empregar tempo e dinheiro no que é básico, como limpeza, alimentação e higiene, pode ser um tipo de blindagem muito eficiente contra a crise econômica. Hoje as ofertas de franquias no ramo são muito maiores e com inúmeras possibilidades, que vão desde a conservação de espaços públicos à prestação de serviços e produtos domésticos de limpeza.

    1- Conheça o mercado

    O mercado de limpeza pode ser considerado um fenômeno recente do segmento econômico de micro e pequenas empresas.  É o setor que mais cresce no país. Em 2016 o Brasil pode ter galgado o terceiro lugar no ranking mundial de produtos de limpeza doméstica e já pode deixar para trás países como Estados Unidos, China e Japão.

    A manutenção do lar lidera o ranking de gastos dos brasileiros, com 25,5% do total. Estatísticas revelam que 66% das empresas do setor têm até 20 funcionários e cerca de 5% têm média acima de 500 funcionários. O mercado é composto basicamente de 95% de micro, pequenas e médias empresas.

    Existem algumas vantagens conseguidas ao montar uma loja de produtos de limpeza ou serviços de limpeza doméstica, de espaços públicos ou empresas, como a manutenção relativamente fácil do negócio, que requer conhecimentos básicos de varejo.

    2- Plano de negócios

    Mas planejar é preciso. Elabore um plano de negócios contendo um estudo do potencial de mercado na região onde pretende abrir a sua franquia de limpeza e faça o levantamento do material necessário, do número de funcionários, público-alvo, concorrentes e diferenciais da sua marca.

    Geograficamente, o mercado com maior potencial se concentra nas regiões Sul e Sudeste onde encontramos cerca de 72% das empresas prestadoras de serviço e dos trabalhadores do setor.

    Para firmar contratos junto aos órgãos da administração pública, a empresa deverá participar dos procedimentos licitatórios e ficar atenta para o fato de que é requisito para a celebração de contratos a demonstração de experiência por meio de Atestados de Capacidade Técnica.

    O ponto comercial também é uma parte importante dessa escolha. Existem duas possibilidades mais interessantes para esse tipo de negócio: bairros e grandes centros comerciais. O primeiro pode contar com uma fidelização maior dos clientes, enquanto o outro oferece oportunidades em potencial dentre as empresas dos arredores, basta saber quanto você quer e pode investir no seu novo empreendimento.

    Ao escolher um bairro mais residencial, existe a vantagem de ganhar o cliente com mais facilidade, com preços competitivos, mas também com atendimento amigável. Já nos grandes centros comerciais, a possibilidade de participar de concorrências de empresas e fornecer material em larga escala são vantagens estratégicas reais.

    Ao montar o estoque, é importante realizar uma pesquisa de mercado e fazer um fluxo de mercadorias de acordo com a sua localização e as projeções da pesquisa realizada. Optar por dois tipos de produtos: baratos e estabelecidos no mercado podem ser um bom caminho para atrair diferentes públicos.

    3- Público alvo

    Um fator que deve ser levado em consideração é a falta de profissionais capacitados atuantes nos serviços de limpeza. O setor público também é algo em que se pode investir de maneira segura, 90% de instituições que praticam a terceirização são órgãos públicos, isso representa 60% do faturamento do setor de conservação e limpeza. Apesar disso, um estudo de mercado pode mapear com mais precisão as necessidades do seu entorno e fazer com que a oferta seja mais assertiva.

    4- Diferenciais

    Alguns diferenciais podem ser o fator de escolha do seu cliente e uma real vantagem competitiva, como oferecer estacionamento, estar perto de lugares em que as pessoas passam bastante tempo, como paradas de ônibus, além da instalação de banheiros.

    O valor a ser investido inicialmente para montar uma loja de produtos de limpeza gira em torno de R$ 70 mil. Nestes custos estão incluídos o valor de montagem da loja, produtos, estrutura e também de serviços mensais para os primeiros dois meses como internet, água, luz e telefone, bem como os custos com funcionários.

    5- Documentação

    Como você vai lidar com produtos químicos, alguns documentos a mais podem ser necessários. Mas, em suma, para abrir a sua loja de produtos de limpeza são necessários: a abertura de firma, registro de CNPJ e da loja em órgãos competentes como a junta comercial da cidade, prefeitura e corpo de bombeiros, possivelmente alvarás que comprovem a segurança de funcionários, clientes e vizinhos do seu estabelecimento comercial.

    Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar um serviço de conservação e limpeza.

    Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um-servico-de-conservacao-e-limpeza,b4687a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Fonte: https://www.suafranquia.com/como-abrir-uma-loja-de-produtos-de-limpeza

  2. Parabéns pela iniciativa, abrir um novo negócio, é um desafio, uma palavra que minimiza este desafio é PLANEJAMENTO, saber onde está e onde quer estar e fundamental para iniciar o novo negócio.

    Temos coisas importantes que você deve considerar antes de comprometer seu tempo e dinheiro para começar um negócio.

    Qual o seu melhor negócio?

    O que o mercado está precisando?

    Qual será o seu ramo de atividade?

    Bom três perguntas essenciais que te coloca no mercado.

    Talvez já tenha definido, você gosta de uma atividade, tem conhecimento técnico sobre ela e, a partir disso, enxerga um bom potencial de mercado, motivando a abertura do negócio.

    Agora coloque no papel, procure ou faça uma pesquisa, monte um planejamento onde você quer estar na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano e finalmente daqui a 5 anos, preste atenção este o momento onde vê o seu sonho tornando realidade, as dificuldades são importantes, não para você parar mas para você saber como trata-las no momento que acontecer.

    Algumas dicas que podem ajudar neste momento, responda estas perguntas:

    Quais são sei interesses?

    Esta reposta ajudará dar foco

     

    Quanto você quer lucrar em quanto tempo?

    Planejamento e a raiz de todo o seu sucesso, verifique antecipadamente quanto pretende investir e como vai investir, em principalmente por quanto tempo

     

    Quais são seus pontos fortes?

    Ninguém sabe tudo.  Estas respostas te encaminham para duas ações, se a atividade exige algo que não tem, invista em melhorara-lo ou buscar parceiros para suprir a necessidade, ou o segundo destaque seus pontos fortes de forma a mostrar como o seu diferencial em relação aos seus concorrentes

    Qual é a forma de trabalho que costuma se sair melhor?

    • Você gosta de pessoas ou prefere trabalhar sozinho?
    • Você gosta de servir ou prefere evitar as pessoas?
    • Você prefere servir qual faixa etária?

    O seu negócio é o seu cliente, tem que mudar alguma coisa? trabalhar isolado, ou evitar pessoas, as vezes é uma estratégia que leva ao fracasso.

     

    Qual os riscos que está disposto a correr?

    Abrir um negócio pode ser assustador, principalmente nos primeiros anos. Alguns negócios são mais assustadores que outros. Se você não quer ficar noites acordado pensando em como pagará seus empréstimos, ou se será processado, talvez seja melhor um negócio para o qual não seja necessário um capital tão grande no início.

     

    E o planejamento, já tem claramente objetivos, metas e planos?

     

    Você está atualizado?

    Estude, tudo o que está envolvido em sua ideia, analise o que deu certo, entenda o que deu errado, busque caminhos que outros já percorreram, para você melhorá-los, aperfeiçoar.

     

    Você sabe exatamente onde você quer chegar?

    Planejamento novamente, você só chega a seu destino caminhando, para isto tenha em mente onde quer chegar.

     

    Evite aborrecimentos fiscais, você conhece os aspectos legais do negócio que pretende abrir?

    Dispensar um contador, um consultor, ou um advogado, pode ser uma falsa economia neste momento, portanto não dispense este cuidado, ele te dará uma clara noção de obrigações que estão além do dia a dia de sua empresa.

     

    Também poderá encontrar maiores detalhes no link a seguir do sebrae  https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

     

    Bom como disse no início, planejamentos, conhecer onde ira dedicar tempo e dinheiro e primordial para o sucesso.

    Enfatizo a dica, conhecer as dificuldades não é para desistir e sim prepará-lo para supera-las

     

     

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    talentsmanager.com.br

     

  3. Abri um negócio próprio requer busca de informações necessárias para análise e decisão para implantar, e faz-se necessário a elaboração de um bom plano de negócio. O qual permitirá analisar pontos fundamentais para sua implantação, e busca do sucesso desejado com este negócio, vejamos alguns pontos do planejamento.

    Definição do negócio – escolha do produto ou serviço a ser executado, fundamentalmente pesquisar como esta atividade funciona, se você se identifica com este produto/serviço, gostar de fazer, se tem perfil.

    Pesquisar – pesquisa e organização informações do mercado que ira atuar, na sua cidade/região, tais como: localização, concorrentes, fornecedores, investimento e capital necessário para investir, capital próprio ou de terceiros “bancos”, marketing, custo de manutenção, capital de giro, clientes e volumes de clientes, retorno do investimento.

    Estes pontos e outros necessários, são elementos para montagem do plano de negócio, o qual terá também escolha e definição que tipo de empresa será aberta, como exemplo: Sociedade Ltda, EIRELI, Empresário Individual ou Microempreendedor Individual. Órgãos envolvidos no processo de abertura de sua empresa, custo/taxas para abertura, tempo hábil e documentos necessários.

    Busque uma capacitação, cartilhas, guias de informações, e outros para que tenha informações/roteiro para elaboração de um plano de negócio, e analise a viabilidade ou não de seu negócio.