Respostas ( 2 )

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    Oi, Adriana! Tudo bem?

    Que bom que você está interessada em empreender!

    O ramo de chocolates teve um grande crescimento nos últimos anos aqui no Brasil, e por isso se tornou também um mercado competitivo. Quem trabalha de forma artesanal, assim como você pretende, atenderá nichos de mercado bem específicos, tendo possibilidade de fidelizar mais ainda essa clientela com produtos mais personalizados do que o mercado de chocolates comum, que vende em escala.

    Você já pensou no seu local de produção? Inicialmente não precisará ser fisicamente grande, mas precisa ter os itens básicos para que sua produção aconteça, bem como uma área de estoque de insumos e estoque de produtos prontos. É importante pensar nas normas de manipulação de alimentos e higiene do local, a fim de levar o produto com qualidade e confiança para o seu cliente.

    Já pensou no que o seu produto irá se diferenciar? Pense na diferenciação dos produtos, na qualidade, nas formas de entrega, das inovações para datas especiais, em embalagens. Tenha um identidade visual que remeta à sua marca, com nome e contato, para que as pessoas interessadas tenham a oportunidade de entrar em contato para realizar pedidos e conhecer os produtos. Faça uma conta corporativa em redes sociais em que seus clientes estão presentes, assim você pode divulgar seus produtos e ter contato direto com os clientes!

    Estruture e planeje bem o seu negócio, para evitar custos desnecessários. Reinvista parte do lucro, visando o crescimento da sua empresa.

     

    Esses foram apenas alguns pontos iniciais para te inspirar.

    Te sugiro a leitura de um material mais completo e aprofundado no setor que você se interessou: As ideias de negócio Sebrae:

    https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/artigos/como-abrir-um-negocio-de-chocolates-trufas-e-bombons-em-minas-gerais,8b373aded3439410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Mandei abaixo também um vídeo do Encontro Sebrae para servir como exemplo e estímulo.

    Espero ter contribuído com o início da sua jornada empresarial.

    Se ainda tiver qualquer dúvida entre em contato como Sebrae através dos canais digitais:

    Fale com um especialista: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/fale-com-um-especialista,0d8b0b019cfe5410VgnVCM1000003b74010aRCRD

    Central de Atendimento – ligação gratuita: 0800 570 0800

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    Boa tarde Adriana. O mercado de chocolates está cada vez mais competitivo, o que representa uma ótima oportunidade para quem quer investir nesse ramo de negócio.  Quem trabalha com chocolate artesanal costuma atender mercados específicos, realidade diferente do mercado de chocolates industrializados, que são produzidos em grande escala.

    1- Estrutura

    A instalação da área de produção não requer espaço físico muito grande. Será necessário apenas equipar com fogão, micro-ondas, geladeira, pia, bancada de trabalho, armários, utensílios domésticos e uma pequena área de estoque de produtos.

    2- Compra e venda

    É preciso saber comprar. Não invista em embalagens e enfeites muito caros. Você poderá se especializar no atendimento a determinados públicos ou trabalhar com vários deles.

    Cole nos chocolates uma etiqueta com seu telefone, a fim de facilitar futuras encomendas. Use a criatividade e matéria-prima de qualidade. Inove constantemente, tanto nas receitas quanto nas embalagens.

    3- Legislação

    A legislação é muito exigente com aqueles que trabalham com alimentos, por isso fique atento às normas da Vigilância Sanitária. Faça o curso de manipulação de alimentos e não se descuide da higiene do ambiente de produção, dos utensílios e de quem prepara os alimentos.

    Caso você decida vender seus produtos para restaurantes, loja de presentes e outros estabelecimentos, crie uma etiqueta que contenha a data de fabricação e validade do produto, bem como os ingredientes utilizados. Comunique a Vigilância Sanitária sobre o início da produção.

    4- Planejamento

    É importante estruturar bem o seu negócio para evitar gastos desnecessários. Recomenda-se que você não comprometa todo o dinheiro que ganhar.

    Reserve uma parte dele para investir no negócio, fazer promoções e estar preparado para algum gasto não previsto.

    5- Divulgação

    Invista em cartões de visitas e ímãs de geladeira que poderão ser entregues junto com as encomendas. Os produtos e as promoções podem ser divulgados por meio de panfletos.

    6- Gestão

    O futuro de seu negócio depende da forma como você o gerencia. Não basta fazer chocolates, bombons e trufas que encantam clientes. É preciso saber exatamente qual é o retorno que essa atividade lhe proporciona.

    Na área de alimentos, é necessário conhecer e acompanhar de perto os custos e o lucro que você obtém em cada produto. Fique atento às dicas de gestão e contribua para o sucesso do seu negócio.

    Como abrir um negócio de chocolates, trufas e bombons.

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