CarlaGustavo
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir uma fábrica de empadas?

  • 0

Como montar uma fábrica somente de empada e futura distribuidora? Qual é o primeiro passo? Qual caminho certo?

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

2 Respostas

  1. Boa tarde Carla. Montar uma loja de empadas tem sido um bom negócio para vários empreendedores, seja porque o produto é de grande aceitação (e por isso uma loja de empadas representa uma ótima oportunidade), ou seja porque alinhado ao sucesso do produto existe também uma gestão competente que faz com que as lojas sejam bem sucedidas.

    1- Localização

    Como acontece em todo ramo comercial, para o ramo de alimentação, a localização representa fator estratégico e  crítico de sucesso. A escolha do local é fundamental, pois refletirá na frequência do  estabelecimento. É uma questão de escolher o lado certo da rua (talvez o  lado em que os trabalhadores chegam para  trabalhar e antes precisam fazer um lanche ou a hora  em que os trabalhadores saem do expediente e procuram um local agradável para se alimentar).

    Portanto, escolha uma localização para a loja de empadas em que há movimento de outros estabelecimentos de alimentação. Assim  os clientes terão opções de cardápio e preços. Nunca é demais lembrar o quanto a existência de outros estabelecimentos afins poderá ser importante.

    2- Concorrência

    Conquiste o público-alvo de forma que os clientes fiquem encantados com o atendimento e simpatia, preço e sabores oferecidos em sua loja de empadas. Essa é a proposta infalível para vencer a concorrência. Pesquise o público-alvo. Será que o público-alvo prefere lançamentos ou é mais tradicional? Invista em maneiras diferentes de oferecer o mesmo produto com mais sabor e qualidade.

    3- Estrutura 

    A estrutura para a loja de empadas poderá começar com 50m² e depois aumentar, assim que necessitar de mais espaço e maior capacidade produtiva. Contrate um arquiteto para que obtenha uma divisão inteligente do espaço e para necessidades de adequação no imóvel escolhido. O ambiente deve ser limpo, arejado e dentro das normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

    A estrutura deverá ser dividida em salão para atendimento dos clientes com mesas e banheiros feminino e masculino próximos ao caixa e distantes da cozinha. A cozinha deverá ser distante do banheiro dos funcionários e os banheiros deverão conter pelo menos uma ducha de banho. Os uniformes devem estar sempre limpos e o pessoal deverá usar sempre as toucas e máscaras.

    4- Pessoal 

    A loja contará com atendente, cozinheiros de acordo com a demanda, caixa e pessoal terceirizado para trabalhos nas ruas e serviços administrativos e contábeis, além de motoboys para delivery, se for o caso. Certifique-se de que todos sejam cordiais, atenciosos, educados e responsáveis e o mais importante: saibam tratar bem os clientes. Assim os clientes se encantarão com o atendimento e com certeza voltarão.

    5- Investimentos

    A loja de empadas investirá em equipamentos para tornar a cozinha industrial. Isso com equipamentos como freezers, máquinas para descaroçar azeitonas e outras máquinas que podem ser úteis. A cozinha  também necessitará de balcões para armazenamento de matéria-prima, balcões para  vitrine dos produtos e para a produção de massas.

    Também contará com armários, utensílios, geladeiras,  forno de micro-ondas, liquidificador, fatiadores, fritadeira elétrica, microprocessador e outros. Invista ainda na montagem do escritório com telefones, computador, impressora fiscal e software para o caixa.

    6- Dicas

    Tenha perto do caixa produtos para vendas de impulso como freezers de sorvetes, doces, balas, chocolates e acompanhamentos que farão sucesso, como vitaminas naturais de frutas, sucos com frutas exóticas, etc. Faça promoções, lançamentos e divulgue-os de forma criativa e atual. Para divulgar, invista em eventos como saraus, apresentação de músicas ou ainda o patrocínio de eventos e outras ideias. O importante é tornar a marca visível por meio de vários canais de comunicação.

    7- Organização Do Processo Produtivo 

    Tenha o processo produtivo da loja de empadas como fator de diferencial. Por exemplo, quanto ao horário de funcionamento, escolha funcionar em horários diversos que possa atender clientes específicos e assim diferencie no horário. Escolha fornecedores que possam atender sem atrasos e com qualidade. Uma matéria prima de qualidade é essencial, portanto, teste farinhas, massas e outros ingredientes . Assim, escolha o fornecedor de acordo com qualidade e sabor, verifique também se os produtos são fornecidos de acordo com as regras de saúde e higiene.

    8- Cardápio

    Para montar um cardápio de uma loja de empadas é necessário pesquisa e observação, pois o cardápio deve acompanhar o gosto predominante dos clientes. Não adianta oferecer o que quase ninguém gosta, então pesquise quais os pratos favoritos e invista neles. E antes dos lançamentos, pesquise os clientes sobre a opinião deles e sugestões de novos sabores. Um cardápio bem escolhido influencia até nos custos ,pois só se compra e se produz o que sai, esta será a norma.

    9- Diferencial 

    O diferencial para a loja de empadas poderá ser a entrega delivery, de forma que será para o consumidor  uma comodidade a mais receber a refeição em casa. Para o sistema delivery, invista em software específico para este serviço e estabeleça um funcionário para cuidar somente disso. Invista também em embalagens interessantes que agreguem valor e em campanhas sociais que mobilizem os clientes e  a loja de empadas.

    10- Licenças 

    A loja de empadas  deverá obedecer normas de higiene e saúde e atender às normas de Saúde e Segurança na manipulação de alimentos. As outras licenças serão do Corpo de Bombeiros e Alvarás de Funcionamento expedidos pela  Prefeitura Municipais e ainda Licenças Ambientais. Procure a Administração Municipal e Secretaria de Meio Ambiente local para maiores informações.

    Fonte: https://novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/como-montar-uma-loja-de-empadas/