Como abrir uma empresa de transmissão de vídeo aovivo via streaming pela internet?
Leandro JorgeNovo na comunidade
Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.
Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.
Você precisa se logar para postar no Blog
Como abrir uma empresa de transmissão de vídeo aovivo via streaming pela internet?
Boa tarde Leandro. Fazer streaming dos seus conteúdos em vídeo é bastante simples. Você vai precisar, basicamente, de 4 peças importante:
1- Conteúdo audiovisual
É super importante que você tenha cuidado ao produzir seu conteúdo. Pense no roteiro, no cenário, na câmera e no microfone que vai usar e no modo como será editado. Cada pedacinho do planejamento do seu vídeo vai ser importante para o resultado final e, consequentemente, para o impacto no público.
2- Uma página ou ambiente virtual
É aí que você vai exibir seus conteúdos e você pode escolher a estrutura que te atende melhor: seu site, blog, canal ou um media center bem estruturado.
3- Plataforma de vídeos
É ela que vai fazer o gerenciamento e hospedagem de todos os seus materiais e evitar que você tenha problemas com segurança, distribuição, instabilidade e outros fatores. Por isso, é super importante que você se alie à plataforma certa, que garanta, além desses, outros features que vão te ajudar a se diferenciar no mercado.
4- Planejamento
Além desses pontos, você precisa, claro, de ter um bom planejamento de conteúdo. Traçar objetivos para sua estratégia, compreender seu público e saber analisar dados como os de consumo, audiência e retenção dos vídeos é imprescindível na hora de criar e gerenciar seu negócio digital.
Como fazer?
Já para realizar o live streaming de vídeos, é necessária uma estrutura um pouco mais complexa e uma preparação maior. Dependendo daquilo que você for transmitir, vai precisar de:
Equipamentos para captação de imagem: incluem uma ou mais câmeras para captação das imagens, microfones e equipamentos de iluminação;
Placa de captura: uma boa placa de captura para realizar a transferência do conteúdo audiovisual para o computador, que deve ter um bom acesso a internet para transmissão;
Mesa de corte: será necessária caso você esteja trabalhando com mais de uma câmera;
Tecnologia de transmissão: você precisará de tecnologia para realizar a transformação do formato dos arquivos e para fazer o broadcasting;
Plataforma de vídeos e destino para a transmissão: assim como para o streaming de vídeo comum, você precisará de uma plataforma de vídeos confiável e de um destino para sua transmissão, que também pode ser um site, blog ou até uma página do Facebook.
Como ganhar dinheiro?
Com o fortalecimento e a popularização do empreendedorismo digital, investir em streaming de vídeo está se tornando uma opção cada vez mais atrativa para quem quer começar o próprio negócio e tem conteúdo relevante para compartilhar com o público.
A exemplo de grandes portais como o Netflix e o IPed, é possível trabalhar com a venda de materiais de nicho para ganhar dinheiro na internet e as possibilidades para viabilizar isso são infinitas. Você pode criar um portal com conteúdos específicos, ou vender assinaturas ou módulos de cursos e tutoriais online, muito mais. Basta ter um conteúdo de qualidade e definir a melhor forma de monetizá-lo.
Fonte: https://sambatech.com/blog/insights/streaming-de-video/