Vicente Júlio Carneiro
  • 0
Novo na comunidade

Como abrir uma empresa de Integraçao de energia solar?

  • 0

Queria abrir uma empresa que ofereçe serviços de engenharia e também de instalação de sistemas fotovoltaicos.

Deixe uma resposta

Você precisa se logar para responder

3 Respostas

  1. Boa tarde Vicente. Em momentos de crise de energia e racionamento d’agua, a energia solar fotovoltaica virou a melhor forma de se livrar da sua conta de luz para sempre. A demanda por sistemas fotovoltaicos cresce exponencialmente, fazendo com que um mercado gigantesco está nascendo. Por isso, resolvemos montar um passo a passo de como abrir uma empresa bem sucedida de energia solar fotovoltaica.

    1- Faça um Curso de Energia Solar

    Antes de entrar no setor de energia solar fotovoltaica, você deve se instruir. Para isso, faça pelo menos 3 cursos de energia solar. Recomendamos que você comece com um curso básico introdutório, em seguida um curso de instalação de sistemas fotovoltaicos e por fim um curso de projeto. Desta forma você vai começar a entender do assunto e ter certeza que é isso que quer fazer da sua carreira.

    2- Escolha um Nome

    Você vai reparar que a maioria das empresas de energia solar possuem “solar” no nome. Isso não é obrigatório, mas é uma forma de falar para o cliente com o que você trabalha já no nome da sua empresa. Mostre o nome e o logo da sua empresa de energia solar para seus amigos e familiares, peça a opinião do máximo de pessoas antes de registar a patente.

    3- Faça um Website na Internet

    Fato: 90% das pessoas encontram seus fornecedores de sistemas fotovoltaicos na Internet. O seu site precisa ser bonito, fácil de navegar e possuir um bom desempenho. Procure uma empresa que tenha feito sites que possuem bom desempenho no Google.
    O Portal Solar oferece um espaço para divulgação no que é hoje o maior site de energia solar do Brasil, ou seja, você pode contar com uma ferramente de marketing focada no publico que deseja atingir.

    4- Se Informe Sobre as Regulamentações da ANEEL

    Esta é a lei que regulamenta a conexão à rede de sistemas fotovoltaicos. Você vai precisar conhecer ela a fundo. Veja aqui o básico para você começar a sua pesquisa sobre a RN482/12 e a RN687/15 da Aneel.

    6- ART

    Se você não é engenheiro você vai precisar contratar um profissional de engenharia elétrica, ou em regime CLT ou através de um contrato de prestação de serviço. Ele vai ser responsável pelo projeto elétrico e assinar o ART (se responsabilizando pelo projeto) necessários para homologar o sistema de energia solar junto à distribuidora de energia local.

    7- Registro da Empresa junto ao CREA

    Segundo a Lei Federal nº 5.194/66 e a Resolução nº 336/89 do Confea, o registro no Crea é obrigatório a toda “pessoa jurídica que se constitua para prestar ou executar serviços e/ou obras ou que exerça qualquer atividade ligada ao exercício profissional da Engenharia e outras áreas tecnológicas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea”.

    Dessa forma caso sua empresa esteja exercendo esse tipo de atividade, se faz obrigatório a mesma fazer o registro junto ao órgão do CREA da sua região.

    8- Equipe inicial 

    Uma empresa é feita pela equipe, e ela não terá sucesso se não tiver uma equipe apaixonada pelo que faz. Procure pessoas que se preocupam com o meio ambiente, que gostem de sustentabilidade, que “vivem o que falam”. Você pode contratar os funcionários ou terceirizar parte do serviço, isso depende muito do seu modelo de negócio.

    a) Equipe de Instalação: uma equipe bem treinada, composta por 1 eletricista e 2 ajudantes consegue instalar um sistema de até 5kWp de energia solar residencial em um dia. Ou seja, com esta equipe você poderá atender até 15 instalações por mês (assumindo que alguns dias chova e não seja possível subir no telhado.

    b) Escritório: um secretário é o suficiente para começar.

    c) Equipe de Vendas: Quem melhor que o dono para começar vendendo? Se você souber organizar a sua agenda e seguir as nossas dicas de marketing você será capaz de visitar até 6 clientes em potencial por dia.

    9- Escritório e localização da empresa

    Para reduzir custos, procure um escritório pequeno, mas que tenha espaço para um showroom. A localização é importante também, e estar perto do seu cliente pode fazer muita diferença. Se você não conseguir uma boa localização para o escritório, pode ser interessante ter um ponto comercial com um banquinho em um shopping ou em um local com grande volume de pessoas que sejam o seu público alvo.

    10- Veículo de Instalação e Equipamentos

    Você vai precisar de uma Van que caiba pelo menos 20 painéis solares de 2m x 100cm x 5cm (C x L x A). Esta van deve ter 3 lugares na frente, possuir um rack para carregar escadas e eletro dutos- uma caminhonete grande ou um caminhão baú pequeno também servem.

    11– Gerenciamento de Contatos

    Contrate um software de CRM (gerenciamento de contatos) para a sua empresa. Isso é tão vital quanto o seu site, e sem ele vai ser mais complicado gerenciar todas os seus clientes e acabara por perder muitas vendas. Nós recomendamos o software SalesForce. Este software vai permitir que sua secretaria agende as visitas comerciais uma perto da outra, assim você faz mais visitas em um único dia, além de lhe dar controle absoluto sobre todas as oportunidades que a sua empresa de energia solar está lidando.

    12– Portfólio de projetos de energia solar

    Os seus clientes vão querer ver fotos e informações sobre projetos que você já realizou. Para isso é importante que você já tenha pelo menos 3 sistemas instalados antes de começar a vender. Fale com amigos e conhecidos seus para conseguir estas primeiras vendas. Se for necessário, faça tudo a preço de custo.

    13– Marketing

    Para começar, foque sua campanha de marketing em sua região, isto é muito importante reduzir os custos com deslocamento e a possibilidade de fazer mais visitas comerciais e instalações em menos tempo. Algumas estratégias de marketing que podem te ajudar para regionalizar a sua clientela são:

    – Anúncios no Google com base em região (GoogleAdwords)

    – Selo Verificado Portal Solar- Portal Solar confere o “Selo Portal Solar” para as empresas de energia solar que comprovaram aptidão e conhecimento prévio na execução de projetos e instalações de sistemas fotovoltaicos

    – Entrega de Panfletos pelo correio em bairro específicos perto da sua empresa

    – Anúncios em jornais e revistas regionais

    – Adesivos na sua van de instalação com o logo, as cores da sua empresas, telefone e site.

    –  Torne- se uma empresa premium pelo Portal Solar e receba avaliações de seus clientes em nossa plataforma!

    14- Atendimento

    Atendimento é tudo em uma empresa. É muito simples: faça para os outros o que gostaria que fizessem para você! (Por incrível que pareça esse é a principal falha que os clientes do Portal Solar nos reportam: “tal empresa nunca me ligou”, o atendimento da empresa xxx é péssimo”, até hoje não recebi o meu orçamento” … e por ai vai. Seja diferente, tenha um excelente atendimento.

    15– Diversifique

    A energia solar pode ser uma boa fonte de renda para você, mas é muito importante você diversificar os seus serviços pois os seus concorrentes estão fazendo isso. Se você não depende somente da energia solar,  pode ser mais competitivo com os seus preços, ou seja, cobrar um pouco menos para conseguir mais vendas.

    Fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/empresas-de-energia-solar/passo-a-passo-para-abrir-uma-empresa-de-energia-solar.html

    • Senhores, boa tarde!

      Sobre o comentário da Sra. Thamires Alves … quando ela cita “a energia solar fotovoltaica virou a melhor forma de se livrar da sua conta de luz para sempre”, a mesma está equivocada.

      No Brasil, não há como se livrar da conta de luz. Temos que pagar o custo de disponibilidade para os clientes do grupo B ou o custo de demanda para os cliente do grupo A. É por isso que, quando as empresas do setor falam em economia, eles citam até 95% de redução.

      Sr. Vicente, se o Sr. quer apenas ser integrador para instalar os equipamentos do sistema, o CNAE de eletricista é o teu caminho. Mas, lembre-se: para que o Sr. não seja penalizado (quando houver fiscalização dos órgãos) é fundamental que o Sr. tenha o curso de Instalador de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica e a depender do canteiro de obras, ser-te-á necessário abrir uma ART ou TRT. Para isso, o Sr. precisa ser ou ter um técnico em eletrotécnica e/ou afins ou um Eng. Eletricista ou afins para coordenar teus trabalhos.

      No mais, o comentário dela está corretíssimo!

  2. Boa tarde Senhores (as),

    Gostaria de saber quais são os requisitos e procedimentos para abertura de empresa que atua no segmento de fornecimento de energia solar. Bem como quais tributos incidem. E se há alguma entidade que oferece consultoria nessa área.