Marco Borelli
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Como abrir uma casa de ração de cães e gatos?

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O que preciso para abrir uma casa de ração de cães e gatos como acho fornecedores
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3 Respostas

  1. Boa tarde, Marco!

    Confira, a seguir, alguns elementos essenciais e os primeiros passos para abrir uma loja de ração para animais:

    1. Onde abrir

    Uma loja de rações deve estar situada em regiões centrais, com alta movimentação de pessoas durante o horário comercial. É necessário avaliar com atenção, pois esse fator pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Considere lugares onde as pessoas costumam ir para comprar produtos. Geralmente próximo a:

    • centros comerciais;
    • shoppings;
    • supermercados;
    • feiras de produtos ou artesanato;
    • avenidas ou ruas principais.

    Verifique também se há concorrência na região e quais serviços podem ser ofertados para diferenciar o seu empreendimento.

    Dica: apesar do custo imobiliário mais elevado, esses locais costumam gerar um excelente retorno quanto ao investimento e reconhecimento da marca. Além disso, determinar onde será aberta a loja de ração indica qual o perfil do público que a empresa deseja atingir. Isso contribui na decisão de valores a serem praticados, além dos tipos de produtos que serão oferecidos na loja.

    Caso o foco do empreendimento seja apenas produtos importados, por exemplo, uma boa alternativa é abrir a loja em bairros estratégicos, onde o público tenha um poder aquisitivo mais elevado. Lembrando que é preciso estar atento às tarifas de importação e demais impostos para a comercialização de produtos internacionais.

    As regiões mais afastadas dos centros urbanos também podem ser uma boa alternativa, caso não haja outros negócios do segmento na região. Neste caso, é possível praticar preços mais atrativos e criar maior aproximação com o público local. Promoções e outros benefícios podem ser boas ações para conquistar a fidelidade dos clientes.

    2. Quanto e como investir?

    O valor do investimento inicial em seu negócio dependerá do tamanho e estilo do estabelecimento, mas o custo com infraestrutura e equipamentos para uma loja de rações não costuma ser tão alto se comparado com lojas de outros setores. Os maiores gastos estão relacionados a aquisição de matéria prima, equipamentos, abertura e regularização da empresa, que pode girar em torno de R$ 6 mil. O Sebrae nacional dispõe de uma análise completa sobre custos para abertura de loja de animais e pet shops.

    Algumas medidas que podem ser tomadas para reduzir o custo mensal com sua loja e evitar gastos desnecessários e prejuízos são:

    • escolher planos de telefonia e internet promocionais e que atendam as necessidades do empreendedor;
    • realizar a manutenção do estabelecimento para evitar gastos excessivos com água e luz;
    • selecionar fornecedores e empresas de frete com custos mais baixos;
    • fazer um seguro contra roubo ou acidentes em seu estabelecimento.

    Além disso, você pode fazer, periodicamente, uma análise de custos da empresa. Avalie todos os custos e identifique aqueles que podem ser eliminados. Depois, crie uma política de redução e envolva todos os colaboradores. Isso vai ajudar a reduzir os custos e evitar desperdícios na empresa.

    Como captar recursos para abertura do negócio?

    Apesar de ser um modelo de negócio com investimento relativamente baixo, comparado com outros tipos de empresas, a abertura de uma loja de ração vai gerar custos que podem ser altos no início da atividade.

    As empresas passam por períodos instáveis no início, pois precisam atrair clientes, conquistar sua confiança e fazer com que eles continuem comprando. Enquanto isso, os custos mensais do negócio devem ser pagos. Por isso, é importante ter uma reserva de dinheiro para a manutenção da empresa, até que ela comece a gerar vendas e lucro suficiente.

    Além disso, há casos em que o empreendedor também não tem o investimento inicial. A solução é buscar linhas de crédito. O Sebrae não oferece nenhuma linha de crédito e não faz qualquer tipo de intermediação, apenas orienta sobre as opções disponíveis no mercado. Você deve se informar sobre as linhas de crédito que atendem sua cidade e quais são os requisitos para fazer a sua solicitação. Entre as possibilidades, você pode procurar uma instituição financeira, buscar um investidor-anjo, fazer sociedade etc.

    3. Agregue valor ao seu negócio

    Para uma empresa se consolidar no mercado é necessário que os clientes tenham uma boa experiência ao visitar a loja e adquirir seus produtos. Considere oferecer diferenciais como estacionamento ou entrega a domicílio, pois sacos de ração para animais podem ser pesados e difíceis de carregar. Além disso, é importante ter um cuidado especial com o atendimento. Faça treinamentos com seus colaboradores e crie um ambiente prazeroso tanto para os clientes quanto para sua equipe.

    Dica: use a criatividade e dê asas ao seu espírito empreendedor. Se houver disponibilidade de recursos, você pode investir no desenvolvimento de um aplicativo de compras e entrega de seus produtos, por exemplo. No eBook Atendimento ao Cliente indicamos novas ferramentas gratuitas das mídias digitais que podem ser usadas reter e atrair novos consumidores, como o WhatsApp Business.

    Como se diferenciar no segmento de pets?

    Promova eventos: uma forma de atrair um novo público para a sua loja e fidelizar os clientes é promover eventos. Aproveite datas comemorativas, como Dia dos Animais, Dia do Cachorro, Dia do Gato, Natal, Carnaval etc., e promova eventos na sua loja. Faça uma decoração adequada, ofereça alimentos diversificados para os bichinhos e alguns mimos. Dessa forma, você conseguirá mostrar alguns itens que vende em sua loja e estimular as vendas.

    Participe de ações sociais: estar envolvido com ações sociais pode te ajudar a atrair um público que atua em Ongs e com resgate animal, por exemplo. Você pode oferecer atendimento gratuito, caso tenha ala veterinária, doar ração, promover feira de adoção, eventos de conscientização ou apenas ajudar a compartilhar as informações.

    Ofereça serviços personalizados: existe uma demanda de serviços personalizados para pets no mercado, como venda de adereços, roupas e acessórios, serviços de beleza, alimentação saudável e muito mais. Estude o mercado da sua região, entenda o perfil dos seus clientes e descubra qual o diferencial que eles procuram, mas ainda não são atendidos. Você pode encontrar uma grande oportunidade para o seu negócio.

    Saia da zona de conforto: lojas de bairro têm uma vantagem diante de grandes lojas, estão mais próximas do cliente. Com isso, conseguem saber mais sobre a rotina do público e até conhecer os bichinhos do bairro. Aproveite esse benefício para se conectar com o seu público. Sabe que tem um animal doente no bairro? Envie um cartão desejando melhoras. A rotina do dono é atribulada e o pet precisa de cuidados especiais? Ofereça um serviço de entrega de medicamentos.

    Aproveite as características da sua região e de seus clientes para criar ações personalizadas e que agreguem valor para o cliente e seus animais de estimação.

    4. Quais itens colocar na loja?

    Um balcão de atendimento pode facilitar as transações, além de apoiar equipamentos como computador, impressora e telefone. É fundamental instalar prateleiras para expor as rações, produtos de higiene, balança e outros itens e acessórios para animais. Considere também investir em móveis como sofá ou cadeiras, para que os consumidores sintam-se a vontade e possam aguardar sentados em momentos em que não houver pessoas para atendê-los.

    5. Fornecedores

    Fazer bons negócios com fornecedores é essencial para seu negócio. Realize uma pesquisa para encontrar produtos de qualidade com os melhores preços, mas não esqueça que se o fornecedor interromper a entrega ou reduzir o padrão de qualidade sua loja pode ser afetada. Por isso tenha sempre o contato de outros profissionais que possam atender demandas urgentes e ou façam entregas de produtos diferenciados para o seu estabelecimento.

    6. Volume do estoque e armazenamento

    Quando o assunto é alimentação, o ideal é manter o volume de estoque positivo ou garantir que seus fornecedores possam repor, em pouco tempo, a demanda exigida. A compra de grandes quantidades pode reduzir o preço dos produtos, mas fique atento ao modo de armazenamento: as rações podem perder seus nutrientes em pouco tempo se expostos ao calor, ar ou umidade. Nesse sentido é fundamental preparar a sua organização contra os principais riscos e para o gerenciamento de crises, como problemas técnicos e naturais.

    Importante: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) proíbe a violação da embalagem original das rações para a venda fracionada de alimentos destinados a cães e gatos. Essa atividade só pode ser praticada por estabelecimentos devidamente registrados pela entidade.

    7. Aposte na formação de seus funcionários

    Enquanto líder, você pode trabalhar na capacitação de sua equipe e valorização dos bons colaboradores. O Sebrae/SC oferece um curso online de gestão de pessoas, que pode ajudar empreendedores a dar os primeiros passos para gerenciar equipes.

    Além de auxiliar na organização e funcionamento da sua loja de ração, o funcionário deve agir como um consultor. É fundamental que os colaboradores conheçam bem os produtos que vendem, seus benefícios e o que pode ser mais adequado às necessidades de cada cliente. É necessário investir em qualificação e treinamento para oferecer um serviço e atendimento de qualidade e, assim, conquistar o reconhecimento e admiração dos consumidores.

    Vale lembrar: para abrir uma loja de ração não é necessário contratar um médico veterinário. O profissional é exigido por lei quando o estabelecimento oferece serviços que exerçam atividades próprias da profissão: como clínicas ou farmácias veterinárias. Neste caso, não é necessário que o veterinário esteja presente durante todo o período de funcionamento da loja, mas no mínimo três horas por semana.

    O Sebrae Nacional lançou uma cartilha sobre sustentabilidade de clínicas veterinárias e pet shops, com várias dicas sobre planejamento e gestão desse tipo de empreendimento.

     

    Fonte: https://blog.sebrae-sc.com.br/loja-de-racao-garante-lucro/

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  2. Olá Marco

    Complementando as informações da Julia e Thamires, existe um artigo bastante interessante nessa área, publicado no portal Meu Próprio Negócio, que você poderá acessar através deste link https://www.meuproprionegocio.net.br/como-abrir-um-pet-shop/

    Um grande abraço e sucesso!

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  3. Boa tarde Marco. O mercado de pet shop no Brasil está em ascensão. Afinal de contas, são mais de 130 milhões de animais de estimação no Brasil, que vêm sendo tratados como verdadeiros membros da família. Por isso, o número de pessoas que se interessam em como montar uma casa de ração também é muito grande.

    Uma dúvida bastante frequente na cabeça dessas pessoas é se ser dono de uma loja de ração dá lucro. É possível obter uma boa margem de lucros, desde que tudo seja feito da maneira correta, desde saber como montar uma casa de ração até definir preços de produtos para pet shop.

    1 – Faça um Planejamento Financeiro

    Um dos primeiros passos para abrir uma loja de ração é se planejar financeiramente. Só assim será possível saber quanto você pode investir e quando é a hora de economizar, para não desperdiçar todo o plano que foi elaborado.

    É claro que você precisa de uma reserva financeira para começar o negócio, que é o período em que os gastos serão maiores. Pode ser que demore um bom tempo para que você consiga ao menos equalizar as saídas com as entradas e mais tempo ainda para obter lucros, mas quem quer saber como abrir uma loja de ração precisa ter isso em mente.

    2 – Escolha Uma Boa Distribuidora de Ração

    Saber como escolher uma distribuidora de ração para cães e gatos fará toda a diferença em seu estabelecimento. Essas empresas estarão em contato direto com a sua, e os valores cobrados influenciarão diretamente na saúde financeira do seu negócio.

    Porém, quem deseja saber como abrir uma casa de ração não deve pensar apenas no lucro: é necessário oferecer produtos de boa qualidade, que satisfaçam todas as necessidades nutricionais dos pets e, consequentemente, deixem seus donos satisfeitos.

    É um ciclo vicioso: ao fazer isso, os animais de estimação estarão felizes, seus donos comprarão a mesma ração que os pets gostaram e, consequentemente, voltarão ao seu estabelecimento para fazer mais compras. Ainda assim, não deixe de negociar com os fornecedores: cada real economizado em um pacote de ração pode se converter em centenas de reais economizados no final do mês.

    3 – Eduque os Clientes

    Quem se mantém criando oportunidades para seu pet shop através da educação de clientes faz nessa uma excelente escolha. Isso estreitará os laços entre os consumidores e a sua empresa e, consequentemente, fideliza os clientes.

    A educação dos clientes se refere ao fato de, como o próprio nome diz, oferecer algo que possa ensiná-los: pode ser um e-book com dicas para cuidar do pet, um panfleto com cuidados emergenciais ou até mesmo uma palestra gratuita ministrada em seu estabelecimento.

    Na hora de pensar em como montar uma casa de ração, nem sempre isso vem à mente, mas é imprescindível pensar dessa maneira. Afinal de contas, quando a relação deixa de ser unicamente comercial e passa a ser também de amizade, a expectativa é de que ela seja muito mais duradoura.

    Quando os clientes se sentem encantados por uma empresa, eles passam, naturalmente, a ser seus defensores, além de atuar como uma divulgação natural. Se você está pensando em como abrir uma loja de ração, não deixe a parte humana de lado.

    4 – Conte Com um Sistema Para Pet Shop

    É praticamente impossível tomar conta de tudo sozinho. Mesmo com uma equipe de profissionais, sempre pode ficar algum detalhe para trás, que passou despercebido e pode ser prejudicial no futuro.

    Para automatizar ao máximo as tarefas e garantir que elas sejam desempenhadas da maneira correta, o melhor a se fazer é investir em um sistema para pet shop, que é desenvolvido especialmente para empresas do segmento.

    5 – Mude de Estratégia Quando Necessário

    Seu pet shop dá dinheiro? Não? Mesmo com todos os esforços que você investiu, os resultados não estão sendo colhidos? Fique calmo, pois tudo ainda pode dar certo.

    O empreendedorismo não é uma ciência 100% exata: pode ser que haja alguns erros de percurso e algumas dificuldades que façam com que você não obtenha os resultados que esperava. Porém, não há nada de errado em mudar de estratégia e ver se isso traz bons resultados.

    O processo de como abrir uma casa de ração não é fácil, mas você pode ser bem sucedido se souber se moldar ao mercado e dar o braço a torcer quando perceber que errou. Se não tiver dado certo no começo, ainda é possível ter um maior faturamento pet shop, então não desista.

    Você pode recorrer a estratégias de marketing eficazes para o sucesso do seu negócio, de modo que mais pessoas conheçam o estabelecimento e possam se tornar clientes. O que realmente importa é que você não desista, pois é só ter paciência e persistência que seu negócio pode dar certo.

    Fonte: https://vetwork.com.br/como-montar-uma-casa-de-racao/

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